O
Inbound Marketing é conhecido como o “novo marketing”, pois se baseia em ganhar
o interesse das pessoas e fazer com que esses potenciais clientes te encontrem,
utiliza a ideia do marketing de entrada. Diferenciando-se assim do Outbound
Marketing, que é o chamado “velho marketing”, e que usa táticas para ir até os
potenciais clientes e oferecer a eles os produtos ou serviços.
Ou
seja, a ideia é fazer com que as pessoas que realmente estejam interessadas no
que a sua empresa oferece cheguem até você, ao invés de oferecer os seus
produtos para as pessoas em geral. O Inbound Marketing busca, portanto, atrair
e conquistar o público alvo e os leads qualificados (potenciais clientes que
realmente tenham interesse nos serviços que a sua empresa oferece).
O que
é Marketing de entrada?
O
marketing de entrada concentra-se na criação de conteúdo de qualidade que traz
as pessoas para a sua empresa e produto. Ao alinhar o conteúdo que você publica
com os interesses do seu cliente, você naturalmente atrai o tráfego de entrada
e então, pode converter em vendas, fechar negócios e conquistar a fidelidade do
cliente.
Por
esses motivos, o Inbound marketing é a melhor maneira de transformar estranhos
em clientes e promover o seu negócio, pois é uma metodologia adaptada para a era
digital.
A
estratégia do Inbound Marketing
O
Inbound Marketing é também uma forma de publicidade na qual uma empresa se
promove através de diversas formas de marketing, principalmente do marketing de
conteúdo (blogs, postagens em redes sociais, vídeos, landing pages, email
marketing, etc).
A
estratégia é baseada na ideia do compartilhamento e criação de um conteúdo de
qualidade direcionado para o público-alvo, utilizando as táticas do marketing
de conteúdo. Esta personalização do conteúdo age como um ímã que atrai os
potenciais leads (possíveis futuros clientes) e clientes quando estão à procura
de produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
Uma
estratégia de Inbound Marketing tem as seguintes fases: atrair o tráfego,
converter visitantes em clientes, converter em vendas, transformar clientes em
clientes fidelizados e analisar os resultados para melhoria contínua, sendo
essa última fase de grande importância para o constante crescimento da empresa.
Quais
são as ações do Inbound Marketing?
O
Inbound Marketing se dá através de quatro ações, e para cada uma delas existem
as ferramentas certas que devem ser utilizadas. Ao publicar o conteúdo certo no
lugar certo, o marketing torna-se relevante e útil para seus clientes e não
interruptivo.
O
Inbound é cuidar da entrada dos clientes, é baseado em ganhar a atenção dos
clientes em potencial e conduzir os consumidores para o seu site, através da
geração de um conteúdo que as pessoas considerem relevante. Essa estratégia só
é possível através dessas quatro ações específicas:
Atrair:
visa atrair o tráfego correto, ou seja, atrair as pessoas que possuem maior
probabilidade de se tornarem clientes. Pessoas que costumam se interessar pelo
que seu negócio oferece, ou seja, os potenciais clientes ou leads qualificados.
O tráfego que você quer atrair é o do seu público alvo e há algumas ferramentas
importantes, para atrair esses usuários certos para o seu site, são elas:
blogs, mídias sociais, palavras-chave, páginas otimizadas.
Converter:
assim que tiver os visitantes no seu site, o próximo passo é converter esses
visitantes em clientes, reunindo suas informações de contato. Por isso, é
preciso conseguir pelo menos os seus endereços de e-mail e para que os
visitantes ofereçam essas informações de boa vontade, é preciso oferecer-lhes
algo em troca, em forma de conteúdo por exemplo.
Algumas
das ferramentas mais importantes para conseguir essas informações e ter a
conversão de visitantes em clientes são: Call-to-Action (são botões ou links
que incentivam os visitantes a tomar certas atitudes, como ‘clique aqui’,
‘baixar’ ou ‘curtir’), Landing Pages, Formulários de cadastro.
Fechar:
consiste em transformar os leads em clientes. Certas ferramentas de marketing
podem ser usadas nesta fase para certificar de que você está fechando os
negócios certos nos momentos mais propícios. Como: E-mail, Automação de
Marketing (e-mail marketing personalizado) e os Relatórios de circuito fechado
(que mensuram os resultados).
Encantar:
o fornecimento de conteúdo relevante para os usuários é o mais importante,
sejam eles visitantes ou clientes antigos. Só porque alguém já fechou um
negócio com você, não significa que você pode esquecê-lo. Clientes podem se
tornar grandes promotores de uma empresa e dos produtos que eles gostam, é
importante usar isso a seu favor. Algumas das ferramentas usadas para encantar
os clientes: chamadas a ações inteligentes (ofertas e descontos, por exemplo),
mídias sociais e e-mail marketing.
Porque
o Inbound Marketing é a melhor opção para a sua empresa?
O
Inbound Marketing é uma metodologia de entrada, que transforma o estranho em
cliente e utiliza ferramentas e aplicativos que ajudam a criar e distribuir
conteúdo, para trazer os clientes corretos para a sua empresa. É um pacote de
ações que atrai o público certo para a sua empresa e faz esse lead passar por
todas as etapas do funil de venda até se tornar um cliente, e se possível, um
cliente satisfeito e fidelizado.
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