quinta-feira, 23 de julho de 2009

Resenha do livro: Transformando suor em ouro


     Não sei se por ter sido jogador de vôlei, defendendo as cores (amarela e preta) do time da Associação Atlética - Engenharia da UFU e do Iara Club de Franca, no Campeonato Paulista de Vôlei, este foi um livro que li com enorme prazer e apresento abaixo a resenha do mesmo.
     Ao longo de suas duzentas e oito páginas de Transformando suor em ouro, encontramos uma história diferente em se tratando de superação e métodos de treinamento que levaram o seu autor, Bernardo Rocha de Rezende – o Bernardinho, a ser, para mim e por certo, para muitos outros: o melhor técnico de esportes coletivos do mundo.
     A essência do livro é deixar claro que sempre é preciso suar muito e trabalhar mais ainda quando se quer obter resultados. Para expressar tal idéia, Bernardinho chega estabelecer uma fórmula para o sucesso:Trabalho duro + Talento = Sucesso
     Para motivar uma equipe, mesmo que esta esteja no patamar de jogadores que já conquistaram tudo, jogando pela seleção brasileira, deve-se esticar a corda para deixá-los sempre, em uma zona desconfortável. Entende-se por "zona desconfortável" a idéia de criar situações que façam com que sua equipe nunca pense que agora é "sentar, relaxar e colher os louros da vitória".
     Como exemplo, a vez em que, após a conquista de um título, ele fez com que os jogadores treinassem no dia seguinte, sem que fossem avisados sobre isso (eles achavam que era uma reunião apenas).
     Percebe-se claramente quais os valores que Bernardinho prega e faz valer em tudo que faz. Valores como espírito de equipe, paixão pelo que faz, disciplina, trabalho duro e outros mais. Cada um deles possui uma passagem no livro onde percebe-se facilmente a importância dos mesmos para os princípios de vida do treinador.
     Para Bernardinho, o espírito de equipe deve ser mantido a todo custo, pois no final das contas, são "as pessoas que fazem a diferença". Um exemplo de como esse valor está acima de qualquer individualismo foi o que ocorreu quando do corte do levantador Ricardinho. Antes do Pan-americano Rio 2007, Ricardinho havia sido eleito o melhor levantador da última liga mundial, no entanto, foi cortado porque colocou em risco o valor do espírito de equipe da seleção. Mesmo o Pan sendo um título que nossa seleção ainda não havia conquistado, ele colocou em risco essa conquista em prol do espírito de equipe. Isso é que tem que servir de lição para nossas empresas: ter um sistema de valores e efetivamente praticá-los.
     Espírito de equipe é tornar o desempenho do time muito superior à mera soma dos talentos individuais. O papel do líder é entender seus comandados, desvendando seus talentos e suas limitações, identificando os botões corretos a serem apertados. O que nos leva a refletir que muitos gestores não enxergam os verdadeiros talentos devido a suas próprias limitações para exercerem o cargo.
     O “Nós” é sempre mais importante do que o “Eu”. Bernardinho cita uma passagem do livro de Earwin “Magic” Johnson, um dos gigantes do basquete americano, em que ele dedica um capitulo inteiro aos reservas do seu time, o Los Angeles Lakers, vendo neles a essência do trabalho em equipe que o levou a conquistar tantos campeonatos na NBA. “Eles nos desafiam diariamente a sermos melhores.”
     O livro apresenta algumas técnicas utilizadas por Bernardinho na condução das suas equipes. Como por exemplo cito duas delas :
A pirâmide do Sucesso – Uma ferramenta criada por John R. Wooden, técnico mítico do basquete americano, um grande colecionador de títulos, construtor de times e formador de grandes craques como Kareen Abdul-Jabbar. Wooden percebeu que o sucesso podia ser visto como um edifício construído a partir da superposição de blocos de pedra. Inicialmente, ele selecionou dois blocos como sendo a base – Empreendedorismo e Entusiasmo, pois sem essas duas virtudes nenhum sucesso era alcançado. Aos poucos, ele foi acrescentando novos blocos até chegar a quinze que deram forma ao edifício.
Cinco deles compunham a base (empreendedorismo, amizade, lealdade, cumplicidade e entusiasmo), outros quatro sobre eles (autocontrole, concentração, iniciativa e atenção), três acima (condicionamento, talento e espírito de equipe), os dois penúltimos (postura e confiança) e, por fim, o bloco que completa o edifício (espírito de competição). Depois foi acrescentando outras qualidades às faces inclinadas. Uma vez pronta, seu criador percebeu que era possível desvincular o sucesso daquilo que entendemos como vitória;
A roda do sucesso – Essa ferramenta foi criada por Bernardinho baseada nas observações colhidas em um ambiente em constante transformação traduzida em um corpo em movimento que gira, descreve círculos, evolui e dirige-se a uma meta estabelecida. Distribuídos ao longo de sua circunferência encontram-se fundamentos como trabalho em equipe, liderança, motivação, perseverança, comprometimento e outros, que, a medida que a roda se movimenta sobre a estrada do planejamento, cada um deles entra em contato com o planejamento para que a meta seja atingida.
Enfim, o livro é recheado de ensinamentos de liderança, gestão de projetos, gestão da estratégia e de pessoas. É o exemplo de sucesso e de busca pela excelência
Recomendo sua leitura a qualquer pessoa, seja para utilizar seu conteúdo na vida pessoal ou profissional ou apenas para que possa servir de inspiração para que um sonho jamais seja deixado de lado por mais difícil que possa parecer, basta você se preparar para conquistá-lo.

3 comentários:

  1. muito bom. com a sua resenha consugui entender melhor o objetivo de livro. e por ela consegui escrever a minha resenha sobre eese mesmo livro. Parabens

    ResponderExcluir
  2. putz onde consigo baixar esse livro?

    ResponderExcluir

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada