Funcionários
desmotivados geram mais problemas para empresas podem ser muito mais graves do
que os empresários pensam.
Falta de um plano de
carreira, desafios impossíveis, falta de reconhecimento nos trabalhos
desenvolvidos, falta de um plano de remuneração variável, clima organizacional
ruim e problemas pessoais levam muitos funcionários a ficarem desmotivados com
o trabalho.
Porém, o resultado
destes problemas para empresas podem ser muito mais graves do que os empresários
pensam. Segundo o diretor executivo da Innovia Training & Consulting,
empresa de gerenciamento, Ricardo Barbosa, as consequências tendem a ser baixa
produtividade, atraso na entrega de tarefas, alta taxa de rotatividade, faltas
constantes, falta de comprometimento e até mesmo sabotagens.
Uma pesquisa realizada
pela Universidade de Harvard mostra que um profissional pode passar a vida com
um rendimento de 25% de sua capacidade de trabalho e ainda assim manter seu
emprego. O mesmo indivíduo, motivado corretamente, cresce em seu desempenho,
chegando a atingir 80% de sua capacidade.
“É fundamental que os
lideres das empresas é detectem os colaboradores que podem estar se
desmotivando e reverter este quadro. Um dos caminhos para isso é
realizar uma pesquisa de clima organizacional e obter constantes feedbacks dos
colaboradores, mas, não é só isso, o líder deve estar atento, porque um
colaborador que está começando a se desmotivar pode ser facilmente detectado no
cotidiano o que facilita muito a mudança da situação”, afirma Barbosa.
Confira algumas
maneiras de reverter o cenário de funcionários desmotivados:
1 - Realizar uma
pesquisa de clima organizacional com metodologia bem estruturada e análise
aprofundada dos resultados;
2 - Implementar um
plano de avaliação de desempenho com uma boa frequência e avaliação 360 graus;
3 - Elaborar um plano
de cargos e salário baseado em competências e com regras bem definidas que
devem ser muito bem divulgadas;
4 - Implementar um
plano de carreira visando a retenção de talentos tão escassos atualmente;
5 - Avaliação das
necessidades primordiais dos colaboradores e fornecer pacotes de benefícios que
possam supri-las;
6- Política de comunicação adequada, não deixando espaço para "rádio peão" e possibilitando que todos estejam de acordo com a missão da empresa.
6- Política de comunicação adequada, não deixando espaço para "rádio peão" e possibilitando que todos estejam de acordo com a missão da empresa.
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