Universitários usam jogo para
aprender a tomar decisão.
Criado por professores espanhóis,
Quantum permite que alunos realizem competições como se fossem gerentes.
Pesquisadores da
Universidade Carlos III de Madrid, na Espanha, desenvolveram um jogo que simula
estrategicamente o comércio internacional. No Quantum, os estudantes podem
competir como se fossem gerentes de marketing de uma grande empresa.
O software educativo permite que
seus usuários assimilem conceitos fundamentais sobre a tomada de decisões e
direção estratégica de marketing de uma companhia. Além disso, possibilita que
desenvolvam habilidades práticas na gestão de empresas que operam em mercados
internacionais.
O objetivo da ferramenta é unir
teoria e prática. Isso acontece por meio das competições entre empresas, que
são gerenciadas por equipes de alunos, a partir das pesquisas que desenvolvem
em seus cursos.
Segundo os criadores da
ferramenta, o Quantum apresenta várias vantagens em relação a outros
simuladores. Algumas delas são: estar disponível em inglês e espanhol; ser de
fácil uso entre alunos e instrutores; ter interface amigável com o Windows;
permitir uma competição nacional ou internacional (no ambiente internacional,
prevê dois cenários: a capacidade de exportar e a deslocalização da produção);
armazenar até 20 estudos de mercado por país, com mapas de testes de produto e
mercado.
Para os criadores do software, “a
profissão de marketing exige que os gerentes de negócios entendam esses
conceitos e tenham habilidades suficientes para usá-los em ambientes dinâmicos
e competitivos”.
A ferramenta possui diferentes
níveis de complexidade e pode ser utilizada para cursos de graduação,
pós-graduação ou executivos. De acordo com a criadora do software, Mercedes
Esteban Bravo, o método vem atraindo a atenção de outras universidades e
instituições de negócios, nacionais e internacionais, que querem incluir o jogo
em seus programas de ensino.
Saiba aqui
como funciona a ferramenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário