quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aprendizado baseado em jogos


Universitários usam jogo para aprender a tomar decisão.
Criado por professores espanhóis, Quantum permite que alunos realizem competições como se fossem gerentes.
Pesquisadores da Universidade Carlos III de Madrid, na Espanha, desenvolveram um jogo que simula estrategicamente o comércio internacional. No Quantum, os estudantes podem competir como se fossem gerentes de marketing de uma grande empresa.

O software educativo permite que seus usuários assimilem conceitos fundamentais sobre a tomada de decisões e direção estratégica de marketing de uma companhia. Além disso, possibilita que desenvolvam habilidades práticas na gestão de empresas que operam em mercados internacionais.
O objetivo da ferramenta é unir teoria e prática. Isso acontece por meio das competições entre empresas, que são gerenciadas por equipes de alunos, a partir das pesquisas que desenvolvem em seus cursos.
Segundo os criadores da ferramenta, o Quantum apresenta várias vantagens em relação a outros simuladores. Algumas delas são: estar disponível em inglês e espanhol; ser de fácil uso entre alunos e instrutores; ter interface amigável com o Windows; permitir uma competição nacional ou internacional (no ambiente internacional, prevê dois cenários: a capacidade de exportar e a deslocalização da produção); armazenar até 20 estudos de mercado por país, com mapas de testes de produto e mercado.
Para os criadores do software, “a profissão de marketing exige que os gerentes de negócios entendam esses conceitos e tenham habilidades suficientes para usá-los em ambientes dinâmicos e competitivos”.
A ferramenta possui diferentes níveis de complexidade e pode ser utilizada para cursos de graduação, pós-graduação ou executivos. De acordo com a criadora do software, Mercedes Esteban Bravo, o método vem atraindo a atenção de outras universidades e instituições de negócios, nacionais e internacionais, que querem incluir o jogo em seus programas de ensino.
Saiba aqui como funciona a ferramenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada