sexta-feira, 3 de abril de 2009

Resenha do Livro: A estratégia do Oceano Azul



Indicações de livros

Indicarei alguns títulos para leitura, aqueles que considero importantes para uma formação profissional consistente.
Começo pela indicação do livro "A Estratégia do Oceano Azul".
1. Autores
W. Chan Kim e Renée Mauborgne, especialistas do Insead de Fontainebleau, na França.

2. Idéia
Como as empresas podem concentrar-se em criar “oceanos azuis”, investindo na formação de mercado novos – unindo numa mesma estratégia, diferenciação e baixo custo, que os autores denominam de Inovação de valor.

3. O Livro
Ele é dividido em três capítulos:
1ª parte: Definição das estratégias do Oceano Azul, suas vantagens e onde são apresentadas ferramentas e modelos de análise.
2ª parte: Formulação de uma estratégia do Oceano Azul.
3ª parte: Execução de estratégia do Oceano Azul.

4. O mundo dos Negócios
Ele encontra-se dividido em dois oceanos:
a) Oceano Vermelho
Empresas brigando pelos mesmos espaços no mercado, pelos mesmos clientes, buscando maior fatia, sendo que nesse processo, o esforço e o confronto são intensos, resultando numa batalha sangrenta.
Resultado: redução de expectativa de lucro e de crescimento.
b) Oceano Azul
Mercados não explorados pelas empresas, pois os clientes ainda não tiveram suas necessidades atendidas (não-cliente).
Trata-se de identificar uma possível demanda e criá-la, em vez de disputá-la com a concorrência.
Resultado: geração de demanda valendo-se das amplas oportunidades de crescimento rápido e lucrativo.

5. Quebra de paradigma
“Vencer o concorrente”
Na verdade, deve-se tornar a concorrência irrelevante.

6. Principais critérios que definem os Oceanos Azuis.
a) Utilidade para o consumidor;
b) Preço estratégico;
c) Modelo de negócio;

7. Modelo das quatro ações
a) Reduzir
Quais os atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais?
b) Eliminar
Quais os atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados.
c) Elevar
Quais os atributos devem ser elevados bem acima dos patrões setoriais?
d) Criar
Quais os atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados?

8. Os quatro passos da visualização estratégica.
É preciso parar de olhar para o concorrente e pensar em novas oportunidades.
Tudo começa com a mudança de foco.

a) Despertar Visual
Analisar as competências, as qualidades positivas e negativas da empresa.
b) Exploração Visual
Descobrir como a empresa está sendo percebida no mercado.
c) Visualizar a Estratégia
Montar um plano tático-estratégico.
d) Comunicação Visual
Comunicar esse plano ao mercado.

9. Os seis princípios da Estratégia do Oceano Azul

9.1 – Princípios da Formulação:
a) reconstruir as fronteiras do mercado;
b) concentrar-se no panorama geral, não em números;
c) ir além da demanda existente;
d) acertar a seqüência estratégica.

9.2 – Princípios da Execução
a) superar as principais barreiras organizacionais;
b) introduzir a execução na estratégia.

10.Principais critérios para definir um Oceano Azul

Existem três critérios principais que definem os “Oceanos Azuis” comercialmente atraentes. Estes critérios determinam se as idéias de novos negócios de uma empresa – e a tecnologia que sustenta esses projetos – são capazes de criar um crescimento forte e rentável:

• É preciso que a empresa, o produto ou o serviço tenha uma utilidade excepcional para o consumidor.
• O preço precisa ser estratégico, ou seja, atrativo o suficiente para provocar alto consumo, criando assim um novo mercado consumidor, ou uma nova fronteira para um antigo mercado.
• Precisa ser um modelo de negócio que agregue os dois conceitos anteriores e garanta uma margem de lucro confortável.


11. Estratégia para superar desafios
A Estratégia do Oceano Azul exige uma postura pró-ativa, exige disposição para superar desafios, exige quebra de paradigmas e exige uma estratégia competitiva de marketing tipo “Bottom-Up” (primeiro encontre táticas eficazes para conquistar mercados, persuadir clientes, vender produtos, para depois procurar alcançar as metas). As idéias inovadoras devem ser buscadas com audácia e inteligência, e com sensibilidade em relação aos desejos, interesses e necessidades dos clientes.
A Estratégia do Oceano Azul nos permite sonhar com o impossível e nos dá ferramentas para alcançá-lo. Portanto, chega de ficar apenas competindo por migalhas de mercado com os concorrentes. O grande desafio agora é ter visão de futuro, e não apenas pensar em cumprir metas estipuladas, mas encontrar fórmulas de superá-las. O desafio que se impõe para organizações e para seus profissionais é desbravar novos mercados até encontrar o seu “Oceano Azul”.

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