terça-feira, 7 de outubro de 2014

Habilidades para estudantes no século 21


Muito se fala sobre a necessidade de desenvolver novas competências para o século 21. Essa é uma preocupação constante dos professores: formar alunos capazes de atuar em um mundo em transformação, especialmente por meio do desenvolvimento de novas habilidades. O problema é que ninguém sabe dizer exatamente que competências são essas.
Pensando nisso, um grupo de fundações pediu ao National Reseach Council – organização norte-americana que realiza pesquisas sobre temas importantes da sociedade com o objetivo de ajudar governos a desenharem políticas públicas – que reunisse especialistas para definir quais são as competências necessárias para o século 21.
 A pesquisa contou com a participação de educadores, psicólogos e economistas e depois de um ano o comitê definiu o que se espera que os estudantes alcancem nos seus ciclos escolares, futuros trabalhos e em outros aspectos da vida. O resultado foi publicado no fim de julho no livro digital “Educação para a Vida e para o Trabalho: Desenvolvendo Transferência de Conhecimento e Habilidades do Século 21”.
 O estudo aponta que a principal tendência é a chamada “transferência de conhecimento”, que os especialistas explicam como a capacidade de aplicar o que se aprendeu em situações novas.
 Essa e todas as outras habilidades esperadas dos estudantes foram divididas em três domínios: cognitivo, intrapessoal e interpessoal. O primeiro envolve estratégias e processo de aprendizagem e está relacionado ao método mais tradicional de ensino. Como a área tem mais oferta de pesquisas, o bom desempenho nela traz bons resultados posteriores na vida do aluno.
 O segundo grande domínio, intrapessoal, se relaciona com a capacidade do estudante de lidar com emoções e moldar comportamentos para atingir objetivos, enquanto o terceiro domínio, o interpessoal, envolve a habilidade de expressar ideias, bem como de interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas.
 O que o estudante e os professores devem manter em mente, entretanto, é que nenhum desses grupos de capacidades exclui o outro, já que grande parte das habilidades encontram-se em pontos de intersecção. Algumas delas, por exemplo, são a consciência crítica, organização, responsabilidade e dedicação ao trabalho.
Confira as seis habilidades que os estudantes do século 21 devem ter:
1. Representações variadas
Um estudante do século 21 deve ser capaz de ler uma informação independente da maneira como ela está sendo oferecida. Para isso você deve saber como interpretar gráficos, tabelas e planilhas, representações numéricas ou mesmo simulações.
 2. Postura questionadora
Não tenha medo de expor o que você sabe durante as aulas, você deve assumir suas posições e, mais que isso, assumir uma postura questionadora. Participe dos debates propostos por professores e colegas em sala de aula.
3. Desafios
Não se sinta constrangido em fazer parte dos desafios propostos pelos seus professores. Lembre-se de que nesses casos o trabalho deles é ser um facilitador do seu trabalho, portanto, peça feedbacks e peça ajuda com os professos de aprendizagem.
4. Exemplos
É fundamental que um estudante do século 21 seja capaz de fazer ligações entre situações teóricas e práticas. Para isso você vai precisar da ajuda do seu professor, portanto, peça exemplos e modelos de passo a passo.
5. Motivação
Estudantes do século 21 não podem se deixar “desanimar” por qualquer coisa, portanto, é fundamental que você seja capaz de manter-se entusiasmado. Tente conectar o que você está fazendo com as suas paixões, isso vai fazer com que você se incentive a resolver os problemas.
6. Avaliação
Você precisa superar aquela velha ideia de que a avaliação vai acabar com as suas notas ou coisa parecida. Encare provas, testes e trabalhos como uma forma de demonstrar – até para si mesmo – todos os conhecimentos que você adquiriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada