Muito
se fala sobre a necessidade de desenvolver novas competências
para o século 21. Essa é uma preocupação constante dos professores:
formar alunos capazes de atuar em um mundo em transformação, especialmente por
meio do desenvolvimento de novas habilidades.
O problema é que ninguém sabe dizer exatamente que competências são essas.
Pensando
nisso, um grupo de fundações pediu ao National Reseach Council
– organização norte-americana que realiza pesquisas sobre temas importantes da
sociedade com o objetivo de ajudar governos a desenharem políticas públicas –
que reunisse especialistas para definir quais são as competências necessárias
para o século 21.
A
pesquisa contou com a participação de educadores, psicólogos e economistas e
depois de um ano o comitê definiu o que se espera que os estudantes
alcancem nos seus ciclos escolares, futuros trabalhos e em outros aspectos da
vida. O resultado foi publicado no fim de julho no livro digital “Educação para
a Vida e para o Trabalho: Desenvolvendo Transferência de Conhecimento e Habilidades
do Século 21”.
O
estudo aponta que a principal tendência é a chamada “transferência de
conhecimento”, que os especialistas explicam como a capacidade de aplicar o que
se aprendeu em situações novas.
Essa
e todas as outras habilidades esperadas dos estudantes foram divididas em três
domínios: cognitivo, intrapessoal e interpessoal. O primeiro envolve
estratégias e processo de aprendizagem e está relacionado ao método mais
tradicional de ensino. Como a área tem mais oferta de pesquisas, o bom
desempenho nela traz bons resultados posteriores na vida do aluno.
O
segundo grande domínio, intrapessoal, se relaciona com a capacidade do
estudante de lidar com emoções e moldar comportamentos para atingir objetivos,
enquanto o terceiro domínio, o interpessoal, envolve a habilidade de expressar ideias,
bem como de interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas.
O
que o estudante e os professores devem manter em mente, entretanto, é que
nenhum desses grupos de capacidades exclui o outro, já que grande parte das
habilidades encontram-se em pontos de intersecção. Algumas delas, por exemplo,
são a consciência crítica, organização, responsabilidade e dedicação ao
trabalho.
Confira
as seis habilidades que os estudantes do século 21 devem ter:
1.
Representações variadas
Um
estudante do século 21 deve ser capaz de ler uma informação independente da
maneira como ela está sendo oferecida. Para isso você deve saber como
interpretar gráficos, tabelas e planilhas, representações numéricas ou mesmo
simulações.
2.
Postura questionadora
Não
tenha medo de expor o que você sabe durante as aulas, você deve assumir suas
posições e, mais que isso, assumir uma postura questionadora. Participe dos
debates propostos por professores e colegas em sala de aula.
3.
Desafios
Não
se sinta constrangido em fazer parte dos desafios propostos pelos seus
professores. Lembre-se de que nesses casos o trabalho deles é ser um facilitador
do seu trabalho, portanto, peça feedbacks e peça ajuda com os professos de aprendizagem.
4.
Exemplos
É
fundamental que um estudante do século 21 seja capaz de fazer ligações entre
situações teóricas e práticas. Para isso você vai precisar da ajuda do seu
professor, portanto, peça exemplos e modelos de passo a passo.
5.
Motivação
Estudantes
do século 21 não podem se deixar “desanimar” por qualquer coisa, portanto, é
fundamental que você seja capaz de manter-se
entusiasmado. Tente conectar o que você está fazendo com as suas
paixões, isso vai fazer com que você se incentive a resolver os problemas.
6.
Avaliação
Você
precisa superar aquela velha ideia de que a avaliação vai acabar com as suas
notas ou coisa parecida. Encare provas, testes
e trabalhos como uma forma de demonstrar – até para si mesmo –
todos os conhecimentos que você adquiriu.
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