quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O que faz o profissional de Marketing?


Outro dia participei do comitê de Marketing da Amcham - Uberlândia onde o palestrante Fábio Teixeira (presidente do referido comitê e diretor de Marketing do Martins) iniciou sua fala indagando aos participantes sobre o que eles entendiam o que vem a ser Marketing?
O que normalmente acontece é que o termo, frequentemente é confundido e associado à "vendas" e à "propaganda", mas Marketing não é apenas isso. Propaganda, vendas são apenas uma pequena (e põe pequena nisso) parte do Marketing.
Uma das definições mais utilizadas do que seja marketing é a desenvolvida pelo autor Theodore Levitt e que foi utilizada pelo palestrante é que: "Marketing é um processo organizado para obter e manter clientes", entretanto essa definição é excelente para se definir os objetivos do Marketing, mas não o próprio Marketing.
Philip Kotler, o "papa do marketing", conhecido compilador de assuntos sobre Marketing, define marketing como sendo “a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atendê-lo".

Achou complicado?

Na verdade o profissional de Marketing é responsável por administrar e planejar tudo o que envolve rentabilidade de uma empresa, da fabricação, do produto à venda, na verdade envolve mais que isso, desde as necessidades de mercado (procurando identificar necessidades para orientar lançamentos), até o pós-venda (monitorando os pontos fortes e fracos, que devam ser melhorados), enfim, trocando em miúdos: Marketing é para quem gosta de planejar, com tudo o que envolve um planejamento: números, pessoas, produtos, matéria-prima, preço, vendas, propaganda, clientes, produção etc.
Marketing está muito mais próximo da administração (geral) de uma empresa, do que do setor responsável pela propaganda, como vem sendo utilizado. Se você gosta de administrar, de fazer planejamentos bem feitos, de ponta-a-ponta, certamente você irá se apaixonar por Marketing, que pra mim, é uma das áreas mais abrangentes e amplas em termos de mercado de trabalho futuro.

22 comentários:

  1. Olá, tenho uma pesquisa sobre profissões,e deveria escolher alguma, e no caso, como acho interessante a profissão de marketing, procurei estudá-la mais. Na minha pesquisa preciso fazer uma entrevista com um profissional da área. Gostaria de saber, se você poderia me ajudar respondendo algumas perguntas. Aguardo resposta, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso auxilia-lo, você ainda busca alguém para responder sua pesquisa? Caso queira, entre em contato comigo através do e-mail douglas.guedess@hotmail.com

      Excluir
  2. minha cunhada trabalha nesse setor e quer mandar e controlar toda a familia como se estevesse na empresa trabalhando ela até faz listas dos problemas, dá para acreditar gente ;traz trabalho para casa literalmente.

    ResponderExcluir
  3. faso agora o ensino mediu tava procurando um curso pra prestar vestibular no futuro dai achei uma are interesante q e marketing estou tentando aperfeisuar meus conhecientos deus de agora pra passar em uma faculdade federal

    ResponderExcluir
  4. comece aperfeiçoado o português #FICA A DICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade né!!!

      Le o seu aí de novo

      #fica #a #dica

      Excluir
  5. paksaoksapoksa seria ótimo aprender a escrever,Deus: o que será deste país se dependermos de um profissional de Marketing como aquele ali de cima? kkkkkkkk escola federal meu filho(a)
    sonha!!!

    ResponderExcluir
  6. hahahaahahaha... É amigo,digamos que o poruguês é o primeiro passo para se obter o sucesso. Depois que você souber escrever,ai sim você pode TENTAR uma federal da vida. Boa sorte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''Português''

      Excluir
    2. Depois da virgula tem espaço, oks ^^

      Excluir
    3. compra um óculos aí amigo kkk, olhar o rabo dos outros e fácil difícil é olhar o nosso né rs.

      Excluir
  7. Como pode um monte de analfabetos questionarem a gramatica do outro. Por que não aprender para poder ensinar.... seria mais facil

    ResponderExcluir
  8. concordo.. questionar é facil...dificil é fazer melhor

    ResponderExcluir
  9. Tenho 15 anos e já estou pensando qual faculdade cursar. Pesquisei sobre várias e me interessei pelo tal Técnico em Marketing. Eu queria poder conversar com um profissional nessa área, para esclarecer bem sobre o assunto em que se estuda. Fico no aguardo de alguma resposta. Obrigado !

    ResponderExcluir
  10. Estou navegando na internet e pesquisando bastante sobre o curso de Marketing pois quero muito ser um grande profissional desta areá, e a cada texto lido venho captando a verdadeira essência desta profissão.

    vlww

    ResponderExcluir
  11. Faço facudade de marketing,trabalho em uma empresa de publicidade ii propaganda,marketing e sonho de infância,os comentarios ai pra cima nao tem nada a ver com a tese,aqui so tenho 21 anos ta,estudei em escola publica ii hj estudo na federal de bh,força de vontade mim ajudou a chegar la!

    ResponderExcluir
  12. olá
    gostaria de saber se eu fizer marketing e depois eu quiser abrir uma confecção de roupas eu consigo ? porque eu ia fazer moda mas o mercado de trabalho não é muito bom e o de marketing já é mais amplo e tem bastante coisa, ai eu estou com essa duvida.

    ResponderExcluir
  13. Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii agora todo mundo escreve correto na internet, quanta lição de moral! hahahaha

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho 13 nos faço o 7 ano e estudo o numa escola pública bom meu sonho é fazer marketing .Bom eu quero saber se essa área é muito difícil e oque vc tem que fazer guias as coisas mais difíceis eu só boa em negociar e vender coisas e também tenho muita imaginação tipo meu sonho é fazer uma propaganda .espero que alguém mim responda rápido

    ResponderExcluir

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada