sábado, 24 de setembro de 2011

CEO Fórum 2011

No dia 22 de setembro, quinta-feira participei da 5ª edição do CEO Fórum, maior evento do ano realizado pela AMCHAM Uberlândia - Câmara Americana de Comércio.

Como o Brasil em 2010 atingiu a maior taxa de empreendedorismo dentre os países do G-20, de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o CEO Fórum 2011 contou com as presenças de profissionais que para mim são verdadeiros ícones do Empreendedorismo tupiniquim, brasileiros do quilate de um Dr. Ozires Silva (Fundador Embraer, Ex-Ministro, Ex-Presidente da Petrobras e atual Reitor da UNIMONTE), Fernando Dolabela (CEO Starta e escritor de 12 livros, dentre eles "O Segredo de Luísa" um best seller sobre empreendedorismo), Rômulo Dias (CEO da Cielo) e Carlos Miranda (CEO BR Opportunities).
Eles abordaram os amplos aspectos do Empreendedorismo.
A condução do evento ficou a cargo do Rodolfo da Empreender Endevor, que destacou a vocação do Brasil como referência mundial em Empreendedorismo.
O foco da palestra de um dos meus ídolos, prof. Fernando Dolabela, confesso que me interessei em aprofundar meus conhecimentos sobre empreendedorismo lendo "O segredo de Luisa".
Ele abordou o tema empreendedorismo sobre a ótica do combate à miséria e geração de riqueza, destacando que o que falta para nós brasileiros é uma história de inovação.
Aproveitou para registrar que nas nossas escolas do ensino básico nunca fazem para os jovens uma pergunta que é importantíssima na definição do futuro deles:
QUAL É O SEU SONHO?
Dolabela entende que essa pergunta não é feita porque ela diz respeito a um futuro promissor, e isso definitivamente não interessa chegando a ser perigoso, segundo nossos políticos.
Na palavras do Dr. Ozires Silva: "Nós da planície não somos ouvidos pelos homens do planalto."
Após o Dolabela, tivemos fala do CEO da CIELO, Rômulo Dias.
Ai chegou o momento mais esperado por mim, a palestra desse brasileiro que me orgulha muito, o Dr. Ozires Silva, um jovem senhor de 81 anos, numa lucidez e energia de dar inveja, abordando o tema: "O Empreendedorismo e a construção do futuro".
Ele contou a história de sucesso da criação da EMBRAER através do decreto assinado pelo Presidente da República, na época, o Marechal Arthur da Costa e Silva, em 22 de outubro de 1969. Encerrou sua fala com a seguinte frase:
"Aqueles que não pararam avançaram tanto que jamais poderão ser alcançados".
Para fechar o evento, tivemos a fala do Carlos Miranda (CEO BR Opportunities).
Confira abaixo fotos que fiz com o prof. Fernando Dolabela, com o Dr. Ozires Silva e minha esposa Maria Leonor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada