terça-feira, 1 de junho de 2021

Entenda o ENEM 2021.


 
Atualmente todos os estudantes que desejam ingressar em um curso superior devem passar pela prova do ENEM. Afinal, somente através da nota ENEM 2021é que esses estudantes podem se candidatar para aos cursos nas Universidades Públicas.
Mas, nem sempre foi assim. O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), no seu início nada mais era do que uma prova aplicada a todos os alunos que finalizavam o ensino médio afim de conferir o nível de educação de cada escola. 
Ao longo do tempo algumas Universidades passaram a adotar a nota ENEM como forma de entrada. Mas, essa não era uma prática comum entre todos os centros de educação superior. 
Assim, antes de 2010 com a criação do SISU, todos as Universidades públicas possuíam seu próprio modelo de vestibular. 
Com isso, todos os estudantes deveriam realizar o vestibular de todos esses centros de ensino para terem chances de concorrer a uma vaga. 
Ao notar essa dificuldade, o propósito do ENEM foi alterado. Assim, passando de ser um exame que media o nível de educação, para a forma única de entrada no ensino superior nas Universidades públicas em conjunto ao SISU 2021.


Mudanças no ENEM 2021 

Para 2021 existem algumas mudanças que podem chegar para a realização da prova do ENEM. Isso ocorre principalmente devido as alterações que vêm sendo aplicadas no ensino médio. 
Desde 2019, muitas regras para os estudantes começaram a serem alteradas. Assim, o ensino médio passando um pouco diferentes do modelo que já existia por mais de 20 anos. 
A previsão para 2021, é que o novo ensino médio passe a ser totalmente “personalizado” ao estudante. 
Ou seja, o estudante poderá optar por focar em algumas áreas especificas da educação, enquanto, “deixar de lado” outras disciplinas. 
Com isso, o Governo através do Ministério da Educação espera fazer com que os estudantes possam focar mais nas áreas que mais possuem interesse. 
Com todas essas alterações no sistema do ensino médio, o ENEM 2021 também sofrerá algumas mudanças no seu funcionamento. 
Assim, a prova do ENEM será totalmente baseada na grade curricular opcional do estudante. 
Desse modo, o aluno poderá focar totalmente nas suas áreas de interesse, deixando de ter de focar em áreas das quais não possua aptidão ou interesse. 
Desse modo, é esperado que o método de educação seja aprimorado. Afinal, os estudantes teoricamente, passarão a estudar as áreas que mais gostam e possuem aptidão. 

ENEM Digital 2021(Prova do ENEM pelo computador)

Em 2020 foi iniciada uma nova fase da prova, o ENEM digital, realizado on-line por computador.

A prova “piloto” foi realizada com 50 mil estudantes, ou 1% do total previsto de candidatos, e será escalonado gradualmente até se tornar 100% digital em 2026.

Veja como funciona o ENEM digital em 2021:

§  Em 2021, o ENEM terá as duas aplicações anuais, além de uma aplicação em formato digital em dois dias de novembro.

§  A adesão dos candidatos será opcional no ato de inscrição

§  O valor da inscrição será o mesmo para todos os participantes

§  Entre 2021 e 2025, o Inep ampliará o número de aplicações do ENEM digital, ainda em formato piloto e participação opcional

§  Tanto as provas objetivas quanto a prova de redação serão feitas em formato digital no piloto.


Quem pode se inscrever no ENEM 2021? 

De modo bastante simples, é importante dizer que todos pode se inscrever no ENEM 2021. Porém, existem algumas regras que determinam quem poderá utilizar as notas do ENEM. 

Afinal, mesmo que o ENEM seja aberto a todos os públicos, ainda assim existem algumas poucas regras que determinam quem poderá ou não de fato utilizar a nota ENEM 2021para entrar em Universidades públicas. 

Confira as regras para realizar a inscrição ENEM 2021

§  O aluno que estiver inscrito no ENEM deverá ter concluído o ensino médio para poder utilizar a sua nota em algumas Universidade; 

§  É preciso ter em mãos todos os documentos pessoais em ordem como o CPF e o RG; 

§  Todos os inscritos devem pagar o boleto de inscrição do ENEM. Mas, existem algumas pessoas que possuem direito a isenção desse valor. 

Contato que os interessados estejam de acordo com essas regras que foram apresentadas, qualquer pessoa poderá se candidatar para o ENEM 2021


Valor da inscrição ENEM 2021 

Como o ENEM é tecnicamente uma espécie de concurso, todos os interessados devem realizar o pagamento de um boleto de inscrição. 

Somente após o pagamento desse boleto ENEM 2021, é que os interessados efetivarão a sua vaga no exame.  Desse modo, ao finalizar a inscrição no site do INEP, todo inscrito receberá o seu boleto de pagamento.

Dessa forma, é preciso efetuar o seu pagamento dentro do prazo indicado e somente assim, o interessado realmente estará inscrito no ENEM. 

Na última edição do ENEM, o valor de inscrição havia sido de R$ 85,00. Porém, ainda não foi divulgado oficialmente o novo valor de inscrição ENEM/2021


Isenção da taxa de inscrição do ENEM 2021  

Para poder solicitar essa isenção ENEM, o aluno deve primeiramente conferir se faz parte do grupo de pessoa com esse direito. Afinal, para pedir a isenção, é preciso estar dentro de algumas exigências do INEP
Confira abaixo quais são essas regras: 
 *  A regra mais importante para obter a isenção, é que o estudante deve ter finalizado o seu ensino médio em uma escola pública. Porém, os alunos que terminaram o ensino médio em escolas particulares, mas, na posição de bolsistas integrais, também tem esse direito; 
 *  Quem já passou por programas como o EJA e o ENCCEJA, também podem pedir a isenção do ENEM; 
 *  Por fim, quem estiver dentro de um dos programas sociais como o Chapéu de Palha e o Bolsa Família, deve solicitar pela isenção. 
Ao cumprir todas as exigências acima destacadas, qualquer pessoa poderá além de se inscrever no ENEM 2021, conseguir a isenção do ENEM 2021

Edital ENEM 2021 

O INEP ainda não publicou o edital ENEM 2021 contendo todas as informações sobre a realização do exame. Isso ocorre pois os alunos a partir desse edital podem saber tudo o que precisam para fazer a prova. 
Com isso, é de fundamental importância que todos procurem no Diário Oficial pelo edital ENEM e o leiam integralmente. Dessa forma, será possível que todos os candidatos tenham noção das regras de condutar, datas e etapas de inscrição ENEM 2021

Calendário ENEM 2021 

Afim de ajudar todos os candidatos a não perderem nenhuma das etapas de inscrição. O INEP lança todos os anos um calendário ENEM. Por meio desse calendário ENEM 2021os estudante podem ter acesso as datas de todas as etapas do exame. 
Desse modo, o cronograma ENEM tem fundamental importância, pois é por meio dele que os alunos podem saber quando se inscreverem, além das demais datas do processo seletivo do ENEM
Confira abaixo todas as datas do calendário ENEM 2021: 
 * De 30/junho a 14/julho/2021: Período de inscrição e período de pagamento
 * 21/novembro/2021: aplicação do primeiro dia de provas digitais e impressas.
 * 21/novembro/2021: aplicação do primeiro dia de provas digitais e impressas 
 
Com todas as datas oficias do ENEM em mãos, não deixe de ficar atento para a realização de todos os processos de inscrição.
Assim, garantindo a sua vaga no exame e futuramente conseguindo a sua vaga em uma Universidade Pública através do SISU 2021 e de uma bolsa em uma universidade privada, por meio do ProUni 2021.
Lembrando que os locais onde serão realizadas as provas somente serão divulgados após a confirmação da inscrição do aluno.

Inscrição ENEM 2021 

Atualmente o único modo de fazer a inscrição no exame é através da internet. Ou seja, é preciso acessar o site oficial do INEP para poder fazer a inscrição no ENEM 2021

Confira abaixo um passo a passo de como realizar esse processo de inscrição: 

§  Em primeiro lugar, você deverá acessar o site oficial do INEP. Clique aqui para ir diretamente até o site; 

§  Já dentro do site, você deve clicar no botão “página do estudante ENEM 2021”; 

§  Em seguida, basta fazer login no sistema com a sua senha e login. Caso não possua uma conta, basta criar uma no próprio site; 

  • Depois disso, será preciso apenas preencher todos os campos no formulário de inscrição; 
  • Por fim, o boleto será emitido para os estudantes inscritos. Basta pagar esse boleto dentro do prazo correto e assim, você estará oficialmente inscrito no ENEM. 

Documentos para inscrição do ENEM

Ao fazer a inscrição no site do INEP, todos os candidatos devem ter em mãos alguns de seus documentos pessoais para poderem prosseguir com a inscrição. 
Dessa forma, é preciso sempre manter os seus documentos pessoais atualizados. Afinal, e algum deles estiver invalidado, o estudante ficará impossibilitado de realizar a prova do ENEM
Os documentos que deverão ser utilizados para a inscrição são: 
§  RG e CPF;  
§  E-mail válido;  
§  Número de telefone celular;   
§  Comprovante de finalização do ensino médio (Ficha 19); 
§  Escola(s) onde fez o ensino médio; 
§  Endereço completo de onde reside. 


Aplicação da prova do ENEM 2021 

§  21/novembro/2021 - domingo: no primeiro dia de provas os alunos devem se preocupar na realização dos exames relacionados a ciências humanas e suas tecnologias, linguagem, códigos e suas tecnologias e a redação com tema secreto; 

§  21/novembro/2021 – domingo: no segundo dia, as disciplinas já serão alteradas e agora os estudantes devem se preparar para as provas de disciplina de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. 

 

Atenção: para a realização de ambas as etapas do ENEM, o aluno deverá estar com o seu RG e comprovante de inscrição em mãos. Somente com esses documentos é que poderá ser dada ao aluno a prova do ENEM 2021


O que é permitido e o que NÃO é permitido 

De acordo com o edital ENEM 2021, algumas regras devem ser seguidas durante o processo de inscrição pelos alunos. Porém, durante a aplicação das provas os candidatos ainda possuem algumas exigências que devem ser totalmente obedecidas. 

Desse modo, confira abaixo as regras para realização da prova em 2021

§  Todos os alunos estão proibidos de portarem aparelhos eletrônicos; 

§  Qualquer material como livros, lápis ou lapiseira, borracha ou corretivo e manuais são totalmente proibidos de estarem em posse do candidato durante a realização da prova; 

§  Somente será aceito o cartão resposta dos alunos que o preencherem com caneta transparente de cor preta; 

§  Qualquer aparelho como fone de ouvidos e transmissores de dados, devem ser entregues ao fiscal da prova. 


Redação ENEM 2021

A redação do ENEM 2021 é extremamente importante na soma das notas dos alunos. É através do bom desempenho do candidato em sua redação, que o mesmo poderá tirar uma excelente pontuação.

Confira alguns dos temas anteriores da redação do ENEM:

§  2010 – O trabalho na construção da dignidade humana;

§  2011 – Viver em rede no século 21: Os limites entre o público e o privado;

§  2012 – Movimento imigratório para o Brasil no século 21;

§  2013 – Efeitos da implementação da Lei Seca no Brasil;

§  2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil;

§  2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;

§  2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;

§  2017 – Desafios para a formação educacional para a formação de surdos no Brasil;

§  2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;

§  2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil.

§  2020 – (Enem impresso) O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

§  2020 – (Enem digital) O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil.

 

Observe que cada tema exigido foi voltado para momentos da atualidade. Ou seja, durante a preparação para o exame, é necessário ficar atento ao que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Para lhe auxiliar nessa preparação, trouxemos alguns possíveis temas da redação do ENEM:

§  Soluções para o sistema carcerário no Brasil

§  Prevenção do suicídio

§  A importância da alimentação nas escolas

§  Combate a depressão

§  Inclusão digital

§  Doenças virais

§  Mobilidade urbana

§  Impactos das redes sociais na saúde

§  Exploração dos recursos naturais

§  Tragédias ambientais, como combater?


Contatos INEP

Para mais informações:

§  Telefone: 0800 616 161;

§  Autoatendimento: clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada