quarta-feira, 23 de junho de 2021

Água faz bem para o cérebro?


 Uma pesquisa publicada no periódico Sage concluiu que os ambientes aquáticos podem ajudar as pessoas a reduzir o estresse e melhorar o nível de felicidade. Segundo o European Centre for Environment and Human Health (ECEHH), quem vive ao longo da costa tende a ser mais feliz e saudável.

Além do benefício direto de uma redução na frequência cardíaca, experiências com ambientes de água aumentam o interesse, motivação e autopercepção positiva do humor.
Do ponto de vista neuroquímico, alguns estudos sugerem que simplesmente estar perto da água pode aumentar os níveis de neurotransmissores "agradáveis" (como a dopamina) e diminuir os níveis de hormônios do estresse (como o cortisol). A chamada "terapia oceânica" e o tempo gasto na prática de esportes como o surf podem desempenhar um papel positivo na redução dos sintomas do Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT).
Por fim, uma revisão sistemática de 50 estudos com metanálise avaliou os efeitos dos "ambientes azuis" na prática de atividade física, restauração físico-mental e interação social. Viver mais próximo desses espaços azuis se associou a níveis de atividade física significativamente mais elevados. E quanto maior o espaço azul dentro de uma determinada área geográfica, mais altos os níveis de restauração e atividade física praticados.

Referências: 
[1] Cracknell, D., White, M. P., Pahl, S., Nichols, W. J., & Depledge, M. H. (2016). Marine biota and psychological well-being: a preliminary examination of dose–response effects in an aquarium setting. Environment and behavior, 48(10), 1242-1269, 
[2] Georgiou, M., Morison, G., Smith, N., Tieges, Z., & Chastin, S. (2021). Mechanisms of Impact of Blue Spaces on Human Health: A Systematic Literature Review and Meta-Analysis. International journal of environmental research and public health, 18(5), 2486 e 
[3] White, M. P., Alcock, I., Wheeler, B. W., & Depledge, M. H. (2013). Coastal proximity, health and well-being: results from a longitudinal panel survey. Health & place, 23, 97-103.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada