quarta-feira, 5 de maio de 2021

Inteligência - Você sabe o que é?


     Inteligência pode ser definida como a habilidade de aprender com a experiência, resolver problemas e usar nosso conhecimento para nos adaptar a novas experiências.

    Inteligência está relacionada a características genéticas, mas está ligada também à educação que recebemos e ao ambiente em que vivemos. Trata-se de algo muito complexo para ser medido por um número proveniente de um teste. 

    O que dizer de um grande guitarrista que não é bom de matemática ? Ou daquele amigo que resolve o cubo de Rubik super rápido mas é péssimo em português ?


     Existem várias correntes de pensamento que defendem diferentes categorizações de inteligência. L.L. Thurstone (1877 – 1955) criou um procedimento no qual eram aplicados 56 testes para identificar o potencial intelectual humano e dividiu os resultados nas 7 categorias abaixo:


    Estudos posteriores, porém, mostraram que pessoas que vão bem em uma dessas categorias em geral iam bem em outras, o que diminui o valor das categorias propostas por Thurstone. Já Robert Stenberg separa a inteligência em três componentes:

  •  Analítica, que inclui nossa habilidade de resolver problemas 
  •  Criativa, que indica nossa habilidade de nos adaptar a diferentes situações 
  •  Prática, que inclui nossa habilidade de lidar com tarefas do dia-a-dia 

    Há também a inteligência emocional. Ela foi definida em 1997 pelos pesquisadores Peter Salovey e John D. MayerTrata-se da habilidade de perceber, entender, gerenciar e usar emoções. Características de pessoas com grande inteligência emocional incluem a habilidade de gerenciar conflitos, habilidade de confortar amigos e saber lidar bem com os outros em geral.                  

    Aposto que você, assim como eu, já conheceu alguém muito inteligente que não se saia bem em atividades sociais, o que evidencia uma baixa inteligência emocional.


História do Teste de QI

    No início do século 20 poucas crianças francesas frequentavam a escola e então o governo francês determinou que todas as crianças deveriam ser matriculadas. Para lidar com as crianças que não haviam recebido educação formal era preciso dividi-las de tal forma a dar mais atenção às crianças que mais precisassem. Os psicólogos Alfred BinetTheodore Simon foram instruídos a criar um teste que pudesse medir a “idade mental” das crianças. Esse teste seria usado pelo governo para identificar as crianças com maior dificuldade. A idade mental nesse caso era uma comparação entre as habilidades de uma criança comparadas com outras crianças da mesma idade. Se Júlio, um menino de 7 anos, tirar uma nota nesse teste na média das outras crianças de 7 poderíamos concluir que Júlio tem a idade mental de 7 anos.

Binet acreditava que seu teste podia medir a capacidade atual de uma criança mas que isso não era fixo: a criança poderia treinar, se desenvolver e conseguir resultados melhores em testes posteriores.

Algum tempo depois, o psicólogo alemão William Stern usou revisões do teste de Binet para criar o famoso quocioente de inteligência, que seria a divisão da idade mental pela idade real tudo multiplicado por 100:

    A média de QI nesse caso seria 100, indicando que a capacidade mental é coerente com a idade real (aceita-se uma variação de 10 para mais ou para menos como QI normal). Essa fórmula funciona para crianças, mas o que se pode dizer das diferenças intelectuais entre um adulto de 34 e outro de 35 anos ? Não há, nesse caso, uma diferença intelectual que se possa associar à idade e por isso o teste de QI não faria muito sentido para adultos, porém, é exatamente o que o professor Lewis Terman fez: ele popularizou o uso do teste de QI quando testou as capacidades de cerca de 1.7 milhões de recrutas que participariam na primeira guerra mundial. Posteriormente esse tipo de teste foi usado com propósitos eugenistas, inclusive por Hitler, exterminando pessoas que se saiam mal em tais testes.


O que faz um teste de QI ser bom

    Os testes de QI são desenvolvidos para medir a nossa habilidade geral para resolver problemas e entender conceitos. Isso inclui a habilidade de raciocinar, solucionar problemas, perceber relações entre diferentes coisas e a habilidade de armazenar e recuperar informação.

    Pelo o que vimos até agora fica claro que o teste de QI não é perfeito, ele não mede criatividade, habilidades sociais, conhecimento, habilidades adquiridas e mais um monte de aspectos que consideramos parte do se entende como inteligência. Porém o teste de QI mede nossa habilidade cognitiva o que tem se mostrado um indicador confiável de potencial intelectual. Por esse motivo segue a indicação de alguns dos testes de QI online disponíveis na internet e os classifiquei em um ranking. 


Critérios de avaliação

    Após responder variadas perguntas que testam diversos aspectos cognitivos chegamos a um número que correspondente à quantidade de acertos. Como já sabemos, não basta ter o resultado numérico do teste, é preciso compará-lo com o resultado de outros indivíduos. O primeiro indicativo de um bom teste é se ele te pergunta sua idade antes de te passar o resultado.

    Existem testes que tem um tempo limite para serem completados enquanto outros não há limite. O fator tempo é importante pois o valor do seu QI precisa ser baseado no resultado de outras pessoas e essa comparação não seria justa se uma pessoa levasse 3 horas para completar e outra 30 minutos.

    O nível de dificuldade do teste também é um indicativo de sua qualidade. Obviamente pessoas diferentes terão percepções diferentes sobre um mesmo teste, porém, caso você consiga responder com tranquilidade todas as questões de um teste, você tenderá a duvidar se esse teste realmente conseguirá medir toda sua “inteligência”.

    A lista abaixo contém diversos testes de QI gratuitos, mas há alguns pagos também. 

    Clique no nome do site para ler uma pequena análise. Escolha o teste que mais te agrada e depois volte aqui no blog para compartilhar sua experiência! Se preferir um teste de QI não convencional, que tal tentar resolver o teste de QI criado por Einstein ?


Ranking dos Testes de QI

 

www.testeqi.com.br


O teste é gratuito, possui 60 questões (um número maior que a média) e nos dá 45 minutos para completar. Algumas das questões são fáceis e coincidem com questões de outros testes, mas várias são desafiadoras. A interface do teste não possui distrações (como propagandas próximas) porém deixa que você veja todas as questões de […]


www.fatosdesconhecidos.com.br

 

A interface desse teste de QI é um pouco diferente dos outros que testamos. O teste tem as instruções em inglês mas isso não atrapalha muito (mesmo que você não leia em inglês é possível fazer o teste sem prejuízo). Temos 40 minutos para responder as 39 questões. Esse teste não leva em consideração a idade […]

www.arealme.com/iq/pt

Este teste possui 20 questões, não é cronometrado e não pergunta a idade. Possui algumas questões já batidas, comuns em outros testes, mas tem também algumas bem difíceis, o que nos leva a crer que esse teste pode ser capaz de aferir QIs mais altos. Repetir o teste te traz as mesmas perguntas na mesma […]


www.vestibular1.com.br

 

Este teste de QI possui várias questões que não vi em outros testes. Diferente dos outros, esse não conta tempo e também não pergunta idade ao usuário. O teste mostra todas as perguntas de uma vez e exibe a pontuação a medida que as questões são respondidas. Esse é dos poucos testes de QI que mostram o […]


www.testedeqi.org

 

Este teste possui 38 questões bem variadas, não é cronometrado e não pergunta sua idade. Se você refizer o teste verá as mesmas perguntas e na mesma ordem. O site cobra uma taxa para te mostrar o resultado do teste, o que não é um problema em si, o problema é só te avisar sobre isso depois […]

www.testedeqi.net

 

Este teste possui 33 questões e é cronometrado, você tem 28 minutos para concluir. Só questões visuais, ou seja, não há nada que envolva raciocínio verbal ou aritmético. 

Repetir o teste te traz as mesmas perguntas na mesma ordem. Para ver o resultado é necessário pagar e o site só te fala isso quando você conclui o teste. […]

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada