quinta-feira, 10 de maio de 2012

Redes sociais são coisas mais antigas do que a gente pensa.


Rede social não é uma invenção da modernidade e existe desde as pinturas rupestres e nas primeiras relações humanas. 
Mas pra que saber disso se você trabalha com redes online, não é mesmo? O conceito e a fundamentação teórica são de fundamental importância para realizar ações concretas em novas aplicações. Sem compreender o conceito de interação não é possível realizar qualquer campanha factível. Esperar que o engajamento caia do céu, sem entender porque ele acontece, faz com que muitas empresas continuem errando ao pensar que para engajar usuários à marca é necessário apenas fazer promoções.
 De onde vem?
Rede social é um conceito antigo originado muito antes da discussão sobre redes sociais virtuais, emergentes no século XXI. Ele está antes disso, relacionado às interações sociais, aos grupos, às relações entre as pessoas e elos sociais criados em comunidades. Os significados de interações sociais e grupos sociais possuem significados semelhantes, por isso é necessário fazer uma descrição desses termos para melhor compreendê-los.
O conceito de interações sociais significa ações recíprocas entre indivíduos, que são necessárias para a organização de um determinado espaço. Podem ser entendidas também como estabelecimento de relações entre os indivíduos, realmente uma interação ou uma “mistura” de pensamentos e ações com outros sujeitos feitos através de várias formas propostas pela linguagem.
Grupos
Grupos podem ser entendidos como a junção de um ou mais indivíduos em prol de um objetivo, uma soma de pessoas, um conjunto. Podendo ser grupos formais, que são regidos por uma organização, com regras, tarefas previamente colocadas para seus membros etc. ou grupos informais, que são estruturas livres de formalidade, acontecem naturalmente, sem regras, é apenas um contato com as outras pessoas, uma conversação informal. Por exemplo: um grupo de amigos dentro de uma empresa onde trabalham.  Dentro dos grupos informais existem muitos outros grupos, o de comando, de tarefa, de interesse, de amizade etc.
Além dos grupos formais e informais, existem também os grupos primários, onde fazem parte dele família, amigos ou pessoas próximas por localização ou interesse. Há os grupos secundários formados por membros que não possuem tanto grau de proximidade como o primário, mas possuem interesses comuns, são eles partidos políticos, igrejas etc. 
Os grupos sociais são extrínsecos aos indivíduos, caso algum membro resolva sair do grupo, ele continua a existir. As Redes Sociais surgiram na necessidade do homem de criar laços, de se comunicar, de compartilhar com o outro suas ideias e pensamentos, interesses comuns entre seus pares.
As redes apresentam uma solução viável e desejável aos cidadãos ativos e conscientes das necessidades de transformações do mundo. Elas possibilitam a articulação dos movimentos culturais e informacionais capazes de propor alternativas para a humanidade, fundamentadas em valores democráticos. A comunicação é algo extremamente importante na construção do ser humano como indivíduo, pois quando há um compartilhamento de informações é gerado, na maioria das vezes, um conhecimento muito grande. Criando redes sociais, formando grupos, tirando então o sujeito da dicotomização criada entre sujeito e sociedade e o trazendo novamente para o mundo social, onde ele constrói e desconstrói suas ideias, interage com outros indivíduos e enriquece o mundo do conhecimento e sua comunidade linguística.
Engajamento marca – usuário
De posse desses conceitos é possível perceber que o reforço imediato utilizado por grande parte das empresas em participar – ganhar prêmio é um ótimo divulgador, mas não é suficiente para manter as relações entre emissor e receptor.
Redes como Twitter, Facebook etc são apenas uma nova forma de linguagem para expressão das interações humanas, com um potencial divulgador com alcance ilimitado, é claro. Os profissionais de comunicação que pensarem nisso, sem dúvida, vão concretizar ações com retorno para as empresas muito mais eficientes e poderão transformar embaixadores, muito além de vencedores de promoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada