segunda-feira, 30 de abril de 2012

Indicação de Livros para quem quer trabalhar com Redes Sociais ou Comunicação

“Trabalhar com redes sociais é muito simples. Basta ser influente e tuitar ou postar no Facebook com frequência”.
Que atire a primeira pedra quem trabalha nesse mercado e nunca ouvir algo parecido com essa frase. Sem dúvida alguma, ter o hábito de acessar as redes sociais constantemente é um pré requisito básico desse profissional, entretanto não é o suficiente.
Conhecer o ambiente em que está atuando é fundamental para prever riscos e evitar gafes. Em nenhum livro você vai encontrar uma fórmula para atuar nas mídias sociais, mas vai no mínimo, saber melhor com o que está lidando e compreender que a comunicação na mídia online é bem diferente da tradicional que até então é ensinada nas universidades.

Portanto, vai uma lista com livros grátis (e em português) sobre redes sociais e comunicação, essenciais para quem quer ter conhecimento suficiente para ser um profissional de sucesso na área:

1.                  Como escrever para a web (Guillermo Franco)
2.                  O que é o virtual? (Pierre Lévy)
3.                  Jornalismo 2.0: como viver e prosperar (Mark Briggs)
4.                  Web 2.0: erros e acertos (Paulo Siqueira)
5.                  Para entender a internet (org. Juliano Spyer)
6.                  Redes sociais na internet (Raquel Recuero)
7.                  Televisão e realidade (Itania Gomes)
8.                  Autor e autoria no cinema e televisão (José Francisco Serafim)
9.                  Comunicação e mobilidade (André Lemos)
10.               Comunicação e gênero: a aventura da pesquisa (Ana Carolina Escosteguy)
11.               Conceitos de comunicação política (org. João Carlos Correia)
12.               O paradigma mediológico: Debray depois de McLuhan (José A. Domingues)
13.               Informação e persuasão na web (org. Paulo Serra e João Canavilhas)
14.               Teoria e crítica do discurso noticioso (João Carlos Correia)
15.               Redefinindo os gêneros jornalísticos (Lia Seixas)
16.               Novos jornalistas: para entender o jornalismo hoje (org. Gilmar R. da Silva)
17.               O marketing depois de amanhã (Ricardo Cavallini)
18.               Branding: um manual para você gerenciar e criar marcas (José R. Martins)
19.               Grandes Marcas Grandes Negócios (José R. Martins)
20.               Relações Públicas digitais (org. Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal)
21.               Ferramentas digitais para jornalistas (Sandra Crucianelli)
22.               Blogs.com: estudos sobre blogs (org. Raquel Recuero, Adriana Amaral e Sandra Montardo)
23.               Mobilize: guia prático sobre marcas e o universo mobile (Ricardo Cavallini)
24.               Mídias sociais: perspectivas, tendências e reflexões (e-books coletivo)
25.               Manuais de cinema I: laboratório de Guionismo (Luís Nogueira)
26.               Manuais de cinema II: gêneros cinematográficos (Luís Nogueira)
27.               Manuais de cinema III: planificação e montagem (Luís Nogueira)
28.               Manuais de cinema IV: os cineastas e a sua arte (Luís Nogueira)
29.               Homo consumptor: dimensões teóricas da publicidade (Eduardo Camilo)
30.               Retória e mediação II: da escrita à internet (org. Ivone Ferreira e María Cervantes)
31.               O conceito de comunicação na obra de Bateson (Maria Centeno)
32.               Comunicação e estranheza (Suzana Morais)
33.               Néon digital: um discurso sobre os ciberespaços (Herlander Elias)
34.               Manual da teoria da comunicação (Joaquim Paulo Serra)
35.               Estética do digital: cinema e tecnologia (org. Manuela Penafria e Mara Martins)
36.               Jornalismo digital e terceira geração (org. Suzana Barbosa)
37.               Comunicação e ética (Anabela Gradim)
38.               Blogs e a fragmentação do espaço público (Catarina Rodrigues)
39.               Sociedade e comunicação: estudos sobre jornalismo e identidades (João Correia)
40.               Teorias da comunicação (org. José Manual Santos e João Correia)
41.               Comunicação e poder (org. João Correia)
42.               Comunicação e política (org. João Correia)
43.               Manual de jornalismo (Anabela Gradim)
44.               A informação como utopia (Joaquim Paulo Serra)
45.               Jornalismo e espaço público (João Correia)
46.               Semiótica: a lógica da comunicação (Antônio Fidalgo)
47.               Informação e sentido: o estatuto espistemológico da informação (Joaquim Serra)
48.               Informação e comunicação online I: jornalismo online (org. Joaquim Serra)
49.               Informação e comunicação online II: internet e com. promocional (org. Joaquim Serra)
50.               Campos da comunicação (org. Antônio Fidalgo e Paulo Serra)
51.               Jornalistas da web: os primeiros 10 anos (Jornalistas da web)
52.               Onipresente (Ricardo Cavallini)
53.               O uso corporativo da web 2.0 e seus efeitos com o consumidor (André Santiago)
54.               Caderno de viagem: comunicação, lugares e tecnologia (André Lemos)
55.               Desenvolvimento de uma fonte tipográfica para jornais (Fernando Caro)
56.               Perspectivas do Direito da propriedade intelectual (Helena Braga e Milton Barcellos)
57.               E o rádio? Novos horizontes midiáticos (Luiz Ferraretto e Luciano Klockner)
58.               Manual de redação do jornalismo online (Eduardo de Carvalho Viana)
59.               Jornalismo internacional em redes (Cadernos da Comunicação)
60.               Cartilha de redação web: padrões Brasil e-Gov (Governo Federal)
61.               A cibercultura e seu espelho (org. Eugênio Trivinho e Edilson Cazeloto)
62.               Direitos do homem, imprensa e poder (Isabel Morgado)
64.               Tendências e prospectivas. Os ‘novos’ jornais (OberCom)
65.               O livro depois do livro (Giselle Beiguelman)
66.               A internet em Portugal (OberCom)
67.               Memórias da comunicação (org. Cláudia Moura e Maria Berenice Machado)
68.               Comunicação multimídia (org. Maria Jospe Baldessar
69.               Cultura digital.br (org. Rodrigo Savazoni e Sérgio Cohn)
70.               História da mídia sonora (org. Nair Prata e Luciano Klockner)
71.               História das relações públicas (Cláudia moura)
72.               Manual de laboratório de jornalismo na internet (Marcos Palacios e Beatriz Ribas)
73.               O ensino do jornalismo em redes de alta velocidade (Marcos Palacios e Elias Machado)
74.               Retórica e mediação: da escrita à internet (org. Ivone Ferreira e Paulo Serra)
75.               Design/Web/Design: 2 (Luli Radfaher)
76.               A arte de despediçar energia (Ricardo Cavalline)
77.               A blogosfera policial no Brasil (org. Silvia Ramos e Anabela Paiva)
78.               Direitos humanos na mídia comunitária (UNESCO)
79.               Do broadcast ao socialcast (Manoel Fernandes)
80.               Manual de assessoria de comunicação (FENAJ)
81.               Manual de sobrevivência no mundo digital online (Leoni)
82.               Olhares da rede (org. Claudia Castelo Branco e Luciano Matsuzaki)
83.               A democracia impressa (Heber Ricardo da Silva)
84.               Design e ergonomia (Luis Carlos Paschoarelli)
85.               Design e planejamento (Marizilda do Santos Menezes)
86.               História e comunicação na nova ordem internacional (Maximiliano Martin Vicente)
87.               O percurso dos gêneros do discurso publicitário (Ana Lúcia Furquim)
88.               Representações, jornalismo e a esfera pública democrática (Murilo Soares)
89.               Princípios Inconstantes (Itaú Cultural, com coord. Claudiney Ferreira
90.               Mapeamento do ensino de jornalismo cultural no Brasil em 2008 (Itaú Cultural)
91.               Mapeamento do ensino de jornalismo digital no Brasil em 2010 (coord. Alex Primo)
92.               Dinheiro na internet: como tudo funciona (Katiero Porto)
93.               Como criar um blog: de desconhecido a problogger (Paulo Faustino)
94.               Futuros imaginários: das máquinas pensantes à aldeia global (Richard Barbrook)
95.               Além das redes de colaboração (org. Nelson De Luca Pretto e Sérgio Silveira)
96.               Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas (Cláudio Torres)
99.               Qualidade jornalística: ensaio para uma matriz de indicadores (UNESCO)
100.           Sistema de gestão da qualidade aplicada ao jornalismo (UNESCO)
101.           Manual de sobrevivência no mundo digital (Leoni)
102.           Branding 1001: o guia básico para a gestão de marcas de produtos (Ricardo e Fernando Jucá)
103.           Marca corporativa: um universo em expansão (Levi Carneiro)
104.           Marketing 1 to 1 (Peppers&RogersGroup)
105.           Tudo o que você precisa aprender sobre o Twitter (Talk)
106.           Cultura livre (Lawrence Lessing)
107.           As marcas na agenda dos CEOs (Troiano Consultoria)
108.           Guia da reputação online (António Dias)
110.           O ABCD do planejamento estratégico (Lowe)
111.           Suprassumo Mídia Boom (Mídia Boom)
112.           Vida para consumo (Zygmunt Bauman)
113.           As redes sociais na era da comunicação interativa (Giovanna Figueiredo)
114.           Escola de redes (Augusto de Franco)
115.           Blog: jornalismo independente (Fernanda Magalhães)
116.           Vidro e vidraça: crítica de mídia e qualidade no jornalismo (org. Rogério Christofoletti)
117.           Smart digital. Conteúdo social (Bruno de Souza)
118.           Jornalismo e convergência (org. Claudia Quadros, Kati Caetano e Álvaro Larangeira)
119.           Perspectivas da pesquisa em com. digital (org. Adriana Amaral, Maria Aquino e Sandra Montardo)
120.           Open source: evolução e tendências (Cezar Taurion)
121.           Redes sociais e inovação digital (org. Gil Giardelli)
122.           Radiojornalismo hipermidiático (Debora Lopez)
123.           Em busca de um novo cinema português (Michelle Sales)
124.           O paradigma do documentário (Manuela Penafria)
125.           Cidadania digital (org. Isabel Salema e António Rosas)
126.           Análise de discurso crítica da publicidade (Viviane Ramalho)
127.           Ensaios de comunicação estratégica (Eduardo Camilo)
128.           Para entender as mídias sociais (org. Ana Brambilla)
129.           Comunicação e marketing digitais (org. Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal)
130.           Mídias sociais e eleições 2010 (org. Ruan Carlos e Nina Santos)
131.           11 Insights (Grupo Troiano)
132.           40 dias para salvar seu blog (Marcos Lemos)
133.           Comunicação midiática (Dafne Pedroso, Lúcia Coutinho e Vilso Santi)
134.           Desafios do jornalismo (OberCom)
135.           Estratégias e identidades midiáticas (org. Daiana Staziak e Vilso Santi)
136.           Internet móvel, cidadania e informação hiperlocal (org. Eduardo Campos)
137.           Fluzz (Augusto de Franco)
138.           Narrativa hipertextual multimídia (Marcelo Freire)
139.           Publicidade e consumo nas sociedades contemporâneas (Samuel Mateus)
140.           Código de ética dos jornalistas brasileiros (FENAJ)
141.           Entenda o que é plágio (UFF)
142.           Arauto: fonte tipográfica para textos e jornais (Fernando Caro)
143.           Comunicação em rede (Charles Cadé)
144.           A sociedade em rede: do conhecimento à ação política (Gustavo Cardoso e Manuel Castell)
145.           A arte de desperdiçar energia (Ricardo Cavallini) – no momento em revisão, sem donwload
146.           Jornalismo digital de terceira geração (Suzana Barbosa)
147.           Retórica e mediatização: as indústrias da persuasão (org. Gisela Gonçalves e Ivone Ferreira)
149.           Como ganhar dinheiro com Google Adsense (Gustavo Freitas)
150.           Criação, proteção e uso legal de informação em ambientes da www (diversos autores)
151.           Design e planejamento (Marizilda Menezes e Luis Paschoarelli)
152.           Design e ergonomia (Marizilda Menezes e Luis Paschoarelli)
153.           Design, empresa, sociedade (Paula Landim)
154.           História e comunicação na nova ordem internacional (Maximiliano Vicente)
155.           Representações, jornalismo e esfera pública democrática (Murilo Soares)
156.           Televisão digital (orgs. Maria Gobbi e Maria Teesa)
157.           Gestão, mediação e uso da informação (org. Marta Valentim)
158.           Cultura contemporânea, identidades e sociedades (Ana Lúcia Castro)
159.           Jornalismo contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas (diversos orgs.)
160.           50 coisas que aprendi sobre o mundo 2.0 (Carlos Nepomuceno)
161.           Marketing de guerra (Al Ries e Jack Trout)
162.           Os 8 Ps do marketing digital – capítulo 1 (Conrado Adolpho)
163.           Métricas para mídias sociais – parte 1 (Dinamize)
164.           A territorialidade e a dimensão participativa na ciberdemocracia (Márcia Carvalhal)
165.           Guia Google webmasters para editores da web (Google)
166.           Pragmática: comunicação publicitária e marketing (Annamaria Jatobá e Paulo Serra orgs.)
167.           Conjunto de guias éticas para hacer periodismo en la web (Knight Center)
168.           Comunicação, tecnologia e cultura de rede (org. Walter Lima)
169.           O admirável mundo das notícias: teorias e métodos (João Carlos Correia)
170.           Ensaios de comunicação estratégica (Eduardo Camilo)
171.           Ferramentas para análise de qualidade no ciberjornalismo - I (org. Marcos Palácios)
172.           Smart digital. Conteúdo social: social media optimization (Bruno de Souza)
173.           5 passos para vender mais pela internet (Saia do Lugar)
175.           A persuasão (Américo de Souza)
176.           Para entender o monitoramento de mídias sociais (org. Tarcízio Silva)
178.           Tecnologia para quê? (org. César Steffen e Mônica Pons)
179.           Vídeo-identidade: imagens e sons na construção da cidadania (Rogério Santana)
180.           Vozes da democracia (diversos autores)
181.           Violência e liberdade de imprensa no Brasil (FENAJ)
182.           Uma nova política para a sociedade da informação (Diogo Vasconcelos)
184.           Podcast  - Coleção Conquiste a rede (Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei)
185.           Jornalismo cidadão - Coleção Conquiste a rede (Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei)
186.           Blog – Coleção Conquiste a rede (Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei)
187.           Flog &Vlog – Coleção Conquiste a rede (Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei)
188.           Novas tecnologias e a comunicação democratizando a informação (Jorge Werthein)
189.           Mídia, a moderna Esfinge (Lycio de Faria)
190.           Mídia e terrorismo: a mídia depois do 11 de setembro (Luiz Egypto org.)
191.           Mídia e terrorismo: a mídia depois do 11 de setembro- Vol.II (Luiz Egypto org.)
192.           Mídia e políticas públicas de comunicação (ANDI)
193.           Liberdade de imprensa, mídia e boa governança (Koichiro Matsuura)
195.           Direito à comunicação no Brasil (Intervozes)
196.           Certificação digital, criptografia e privacidade (Sérgio Amadeu)
197.           Capacitação por meio de TICs (Koichiro Matsuura)
199.           A mídia e o jornalismo fiteiro (diversos autores)
200.           A defesa da liberdade de imprensa no Brasil (Nelson Sirotsky)
201.           A sociedade da informação de quem? (Anriette Esterhuysen)
202.           Como transformar seu Blogspot num blog profissional (Gustavo Freitas) Coletâneas da E-Consulting:
203.           Web 2.0
204.           TI corporativa
205.           B2B e cadeias digitalmente integradas
206.           E-commerce
207.           Mobilidade
208.           Internet corporativa
209.           Novas mídias
210.           Governança de TI e internet
211.           Relacionamento online
212.           E-marketing
215.           A web no modelo de negócio

Para quem ainda é iniciante no assunto, segue abaixo algumas publicações que introduzem muito bem o tema (disponíveis nas melhores livrarias):

Redes Sociais – Raquel Recuero
Como os atores sociais criam conexões e aumentam o seu capital social e como podem servir de metáfora para novos agrupamentos sociais. Nesse livro também é possível entender como as dinâmicas temporais das conexões na Internet evoluem em processos de cooperação, competição e conflito.

Criando Aplicações para Redes Sociais – Gavin Bell
Criar uma aplicação web que atraia e retenha os visitantes já é uma tarefa e tanto. Criar uma aplicação de redes sociais que os incentive a interagir uns com os outros exige um planejamento ainda mais cuidadoso. Este livro oferece soluções práticas para as dificuldades que você enfrentará quando estiver construindo um site de comunidade eficiente, que faça os visitantes sentirem que encontraram uma nova casa na Internet.

Marketing 3.0 – Kotler
O novo modelo de marketing - Marketing 3.0 – trata os clientes não como meros clientes, mas como os seres complexos e multifacetados. Estes, por sua vez, estão escolhendo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo.

O Poder das Redes Sociais – Tara Hunt
Revela como, atualmente, as redes sociais podem ter mais influência nas decisões dos clientes do que qualquer outra ferramenta de marketing.

Redes Sociais Digitais: a cognição conectiva do Twitter – Renata Lemos e Lucia Santaella
A peculiaridade das características do Twitter traz atributos inesperados para se repensar a noção de redes. Assim, o que se tem aqui é um pequeno livro que pretende olhar de frente para algumas das questões magnas que as redes sociais estão trazendo à tona, questões que o Twitter exemplifica e deixa ver de modo agudo.

Twitter, Chiclete & Camisinha: Como Construir Relacionamentos e Negócios Lucrativos em Redes Sociais – Tagil Oliveira Ramos
Os segredos do universo do microblog são desvendados aqui numa linguagem simples e bem-humorada, sem “tecnologuês” ou termos preciosos. Baseando-se numa abordagem de marketing comportamental (behavioral marketing), o autor apresenta as leis que regem as relações numa mídia social. Por meio de uma metáfora inspirada na semiótica, a Twittosfera transforma-se num ambiente preenchido pelo twitchiclete.

Fonte: Blogmidia8

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