quarta-feira, 1 de junho de 2022

Memórias episódicas



O contexto desempenha um papel inegavelmente importante na memória. A informação aprendida está ligada ao contexto de aprendizagem, e o contexto pode ser uma pista de recuperação notavelmente potente.

Qualquer um que tenha retornado ao seu bairro de infância depois de décadas pode atestar a experiência marcante de memórias perdidas há muito tempo que voltam à tona em detalhes vívidos.
Os fatos aprendidos em um contexto são melhor lembrados quando esses fatos voltam a ocorrer no mesmo contexto. De fato, a associação entre contexto e memória é tão forte que simplesmente pedir aos sujeitos que pensem sobre o ambiente de aprendizagem é suficiente para melhorar a recordação.
Nesse sentido, o hipocampo é reconhecido por estar envolvido no processamento de informações contextuais há mais de 50 anos. Alguns autores sugerem que as representações de contexto são uma consequência natural das funções de codificação da memória relacional do hipocampo.
Artigos mais recentes atribuem à acetilcolina um papel especial no peso que se dá às memórias em formação no hipocampo.
Em resumo, quando os sujeitos revisitam um contexto familiar, o código de contexto hipocampal é automaticamente reexpresso, preparando assim as memórias relevantes para serem evocadas e reduzindo a interferência de memórias associadas a outros contextos.

Referências: [1] Palacios-Filardo, J., Udakis, M., Brown, G. A., Tehan, B. G., Congreve, M. S., Nathan, P. J., ... & Mellor, J. R. (2021). Acetylcholine prioritises direct synaptic inputs from entorhinal cortex to CA1 by differential modulation of feedforward inhibitory circuits. Nature communications, 12(1), 1-16 e [2] Smith, D. M., & Bulkin, D. A. (2014). The form and function of hippocampal context representations. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 40, 52-61

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