terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Design Thinking, você sabe o que é?

Design Thinking é um conceito de inovação usado por grande parte das empresas que buscam soluções para problemas por meio de análise do usuário, ou seja, é uma forma de observar os produtos e/ou serviços desenhados para clientes sob o olhar do consumidor final antecipando seus desejos, otimizando tempo e evitando (ou ao menos diminuindo) problemas posteriores. É uma evolução na área de marketing que ultrapassa as ideais do design tradicional que geralmente busca pela funcionalidade, desempenho e design aceitável, padronizado e tradicional, sem experimentar novas formas, novas ideias e sem ousadia.

O criador desse conceito revolucionário foi Tim Brown, designer e CEO da IDEO e dono da famosa frase: “Quando um produto ou serviço é inovador ele causa impacto na vida das pessoas e transforma para sempre a forma dessas pessoas viverem e trabalharem”. Em 2009 ele se tornou referência pelo desenvolvimento do conceito de design thinking e colocou a empresa entra as dez mais inovadoras do mundo. Esse nome deu origem ao livro de mesmo título que vendeu milhares de exemplares no mundo inteiro, inclusive no Brasil em 2010. A partir de então, inúmeras companhias passaram a inserir o conceito na cultura da empresa.
O conceito conecta basicamente três frentes: exigência com utilidade, restrições com possibilidade e necessidade com demanda. Ele pode ser aplicado não só em produtos, que tradicionalmente é mais usado quando se pensa em design, mas também em espaços e serviços. O design thinking propõe soluções para problemas abstratos que existem no campo das ideias e conversa com diversas áreas de uma empresa como o planejamento estratégico, design de serviços, design de produto, design de interiores e branding.
O design thinking se preocupa não só com o processo de resolução e aprimoramento, mas também com as pessoas envolvidas tanto no processo quanto no recebimento, no caso dos consumidores. Ele é guiado por etapas que reúnem a coleta de informações, análises, testes e insights com um embasamento mais profundo. O passo a passo de imersão, análise e síntese, ideação até chegar em prototipação – momento em que o conceito toma forma – colocando o usuário em primeiro lugar, como protagonista. O desafio é desenvolver a capacidade de ser o cliente e ao mesmo tempo o observador, sensibilizando assim a percepção durante as etapas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada