domingo, 1 de fevereiro de 2015

ENADE 2015


1. O QUE É O ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação do país e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
Para atender a este objetivo, a prova do Exame é constituída de duas partes:
·    Formação Geral (FG): composta de 10 questões, sendo 08 de múltipla escolha e 02 discursivas.  
·   Componentes Específicos (CE): composta de 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e 03 discursivas.
A partir das questões de Formação Geral, espera-se que os graduandos evidenciem a compreensão de temas que transcendam ao seu ambiente próprio de formação profissional específico e que sejam importantes para a realidade contemporânea. Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à construção de sínteses contextualizadas e avalia aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.
A parte de Formação Específica, por sua vez, contempla a particularidade de cada área e de suas eventuais modalidades, tanto no domínio dos conhecimentos, quanto nas habilidades esperadas para o perfil profissional, e investiga conteúdos do curso por meio da exploração de níveis diversificados de complexidade.
As competências, habilidades e conhecimentos avaliados em cada área são especificados nas Diretrizes de Prova. A definição das Diretrizes de Prova é realizada por especialistas - todos docentes com larga experiência no ensino de graduação nas áreas de conhecimento avaliadas e representativos de instituições de educação superior, públicas e privadas, das cinco regiões do país.
O processo de elaboração e revisão técnico-pedagógica das questões que compõem as provas é realizado a partir do Banco Nacional de Itens, modelo que contempla, por meio de Edital de Chamada Pública, a participação de docentes de todo país que atuam nas áreas avaliadas.
O exame é aplicado aos concluintes dos cursos de graduação de todo o Brasil, permitindo a obtenção de um panorama nacional dos resultados da aprendizagem dos estudantes das áreas avaliadas. Por conta disso, o Enade é uma oportunidade ímpar para que os estudantes analisem em que medida, ao longo de sua graduação, foi possível incorporar as habilidades, competências e conhecimentos previstos nas Diretrizes Curriculares do seu curso.
É importante ressaltar que o exame assegura o sigilo do resultado do desempenho individual dos estudantes, por isso, o resultado individual de um concluinte só pode ser acessado por ele próprio.
Os resultados do Enade são insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Estes indicadores têm importantes repercussões para o desenvolvimento dos cursos e das instituições de educação superior (IES), pois, a partir da sua divulgação para a sociedade, o diploma conferido por um curso com bom desempenho pode ser mais prestigiado e valorizado.
Além disso, os indicadores de qualidade auxiliam o Ministério da Educação em seu dever de assegurar a qualidade da formação em todos os níveis de ensino (Artigo 9o da Constituição Federal), permitindo ao MEC atuar, tanto na supervisão quanto na regulação da educação superior brasileira.
Existe, portanto, uma corresponsabilidade – entre IES e estudantes – na produção dos indicadores de um curso. À instituição cabe ofertar ensino de qualidade, propiciando meios para que seus alunos adquiram os elementos previstos nas DCN de seu curso; e aos estudantes cabe empenharem-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato representativo da formação recebida.

2. CURSOS AVALIADOS NO ENADE 2015
        a) Que conferem diploma de bacharel em:  Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas,  Comunicação Social, Design, Direito, Negócios Internacionais e Psicologia.
b) Que conferem diploma de tecnólogo em: Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais

3. ESTUDANTES A SEREM INSCRITOS NO ENADE 2015
       Bacharelandos: Aqueles que tenham expectativa de conclusão até julho de 2016, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária do curso.
       Tecnólogos: aqueles que tenham expectativa de conclusão até dezembro de 2015, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 75% da carga horária do curso.

Obs.: Apenas os estudantes concluintes realizarão o Enade 2015. Os ingressantes devem ser inscritos, mas estão dispensados da prova.

4. ESTUDANTES DISPENSADOS DO ENADE 2015
       Os matriculados em cursos não descritos na Portaria Normativa (ver Edital 2015).
       Estudantes que colarem grau até o dia 31/08/2015.

5. RESPONSABILIDADES DO ESTUDANTE DO ENADE 2015
Cabe aos estudantes habilitados à inscrição no Enade 2015 acompanhar os diferentes momentos de inscrição no exame, bem como conhecer as exigências para sua adequada participação. Assumir sua responsabilidade neste processo, bem como realizar o exame de forma comprometida com um bom desempenho, é fundamental, tendo em vista garantir que os resultados do Enade sejam representativos dos processos de formação ofertados no país.

6. PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO DO ENADE
6.1. Quem faz as inscrições?
As inscrições são realizadas pelos Coordenadores de Curso por meio do Sistema Enade. Para este procedimento são estabelecidos dois períodos distintos, além de um terceiro destinado às retificações e inclusões.
6.2. Responsabilidades do estudante na inscrição
6.2.1. Acesso ao sistema
O estudante deve primeiramente verificar junto à secretaria ou à coordenação de seu curso se está incluído em alguma das situações descritas acima (ingressante, concluinte ou irregular de anos anteriores). Caso se enquadre em alguma delas, deve conferir o período de inscrição relativo à sua condição e acompanhar o processo por meio de comunicação constante com seu (sua) coordenador(a) de curso (responsável pelas inscrições).
Feita a sua inscrição, o estudante deve realizar seu cadastro no sistema Enade, por meio do endereço eletrônico: http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/
6.2.2. Verificação da inscrição na lista de estudantes inscritos
É importante que o estudante acompanhe a inscrição do seu nome no Enade 2015, por meio do acesso à lista pública, no endereço http://enade.inep.gov.br. Cabe a ele a responsabilidade de verificar se seu nome foi inscrito corretamente pela instituição e, em caso negativo, buscar seu coordenador, para que sejam feitas as devidas correções, a partir da segunda quinzena do mês de agosto/2015.

7. PROVAS E GABARITOS
Todas as provas e gabaritos do Enade, desde o primeiro ano de aplicação do Exame, em 2004, estão disponíveis no Portal do Inep, por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enade/provas-e-gabaritos-2013.

8. RESULTADOS DO ENADE E INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
O conjunto dos resultados da aplicação do Enade possibilita construir uma visão sobre as condições e processos de aprendizagem das áreas avaliadas em todo o país. Assim, as informações produzidas, quando reunidas a outras, coletadas pelo próprio Inep e por outros órgãos vinculados ao Ministério da Educação, permitem a construção dos chamados Indicadores de Qualidade da Educação Superior, a saber:
·  Conceito Enade: avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade.
· Conceito Preliminar de Curso (CPC): avalia os cursos superiores, a partir do desempenho dos estudantes no Enade, das respostas ao Questionário do Estudante e de informações sobre o Corpo Docente dos cursos.
· Índice Geral de Cursos ou IGC: avalia as instituições de educação superior, considerando os CPC e a avaliação dos cursos de pós-graduação.
Os indicadores de qualidade são expressos em escala contínua e numa escala de cinco níveis, em que os níveis iguais ou superiores a 3 (três) indicam qualidade satisfatória. Eles servem como orientadores das avaliações in loco do ciclo avaliativo, sendo importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.
Estes indicadores de qualidade são amplamente divulgados na sociedade, adquirindo grande importância em termos de prestígio social (um diploma pode ser mais ou menos valorizado em função do conceito do curso) e também do direcionamento de políticas públicas. Afinal, estes indicadores são determinantes para as políticas nacionais de expansão e financiamento, como o Prouni10 (Programa Universidade Para Todos) e o Fies11 (Fundo de Financiamento Estudantil). Neste caso, os cursos e instituições considerados com qualidade satisfatória (conceitos 3, 4 ou 5) conquistam a possibilidade de obter financiamentos públicos; enquanto os cursos com conceitos insatisfatórios (1 e 2) não têm ou até mesmo perdem esta possibilidade.

9. IMPLICAÇÕES PARA O ESTUDANTE QUE NÃO FAZ A PROVA DO ENADE
A realização da prova do ENADE pelo estudante é pré-requisito para colação de grau, isto é, o estudante que não comparecer à prova do ENADE, não recebe o diploma.

10. OUTRAS DÚVIDAS
Endereço eletrônico: enade@inep.gov.br
Página na Internet: http://portal.inep.gov.br e http://enade.inep.gov.br.
Telefone: 0800 61 61 61  

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