1. O QUE É O
ENADE?
O Exame Nacional
de Desempenho dos Estudantes – Enade é componente curricular obrigatório dos
cursos de graduação do país e tem como objetivo aferir o desempenho dos
estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes
curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para
ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências
para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão,
ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
Para atender a
este objetivo, a prova do Exame é constituída de duas partes:
· Formação
Geral (FG): composta de 10 questões, sendo 08 de múltipla escolha e 02 discursivas.
· Componentes
Específicos (CE): composta de 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e 03
discursivas.
A partir das
questões de Formação Geral, espera-se que os graduandos evidenciem a
compreensão de temas que transcendam ao seu ambiente próprio de formação
profissional específico e que sejam importantes para a realidade contemporânea.
Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à
construção de sínteses contextualizadas e avalia aspectos como clareza,
coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário
adequado e correção gramatical do texto.
A parte de
Formação Específica, por sua vez, contempla a particularidade de cada área e de
suas eventuais modalidades, tanto no domínio dos conhecimentos, quanto nas
habilidades esperadas para o perfil profissional, e investiga conteúdos do
curso por meio da exploração de níveis diversificados de complexidade.
As competências,
habilidades e conhecimentos avaliados em cada área são especificados nas
Diretrizes de Prova. A definição das Diretrizes de Prova é realizada por
especialistas - todos docentes com larga experiência no ensino de graduação nas
áreas de conhecimento avaliadas e representativos de instituições de educação
superior, públicas e privadas, das cinco regiões do país.
O processo de
elaboração e revisão técnico-pedagógica das questões que compõem as provas é
realizado a partir do Banco Nacional de Itens, modelo que contempla, por meio
de Edital de Chamada Pública, a participação de docentes de todo país que atuam
nas áreas avaliadas.
O exame é aplicado
aos concluintes dos cursos de graduação de todo o Brasil, permitindo a obtenção
de um panorama nacional dos resultados da aprendizagem dos estudantes das áreas
avaliadas. Por conta disso, o Enade é uma oportunidade ímpar para que os
estudantes analisem em que medida, ao longo de sua graduação, foi possível
incorporar as habilidades, competências e conhecimentos previstos nas
Diretrizes Curriculares do seu curso.
É importante
ressaltar que o exame assegura o sigilo do resultado do desempenho individual
dos estudantes, por isso, o resultado individual de um concluinte só pode
ser acessado por ele próprio.
Os resultados do
Enade são insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da
educação superior brasileira: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso
(CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Estes
indicadores têm importantes repercussões para o desenvolvimento dos cursos e
das instituições de educação superior (IES), pois, a partir da sua
divulgação para a sociedade, o diploma conferido por um curso com bom
desempenho pode ser mais prestigiado e valorizado.
Além disso, os
indicadores de qualidade auxiliam o Ministério da Educação em seu dever de
assegurar a qualidade da formação em todos os níveis de ensino (Artigo 9o da
Constituição Federal), permitindo ao MEC atuar, tanto na supervisão quanto na
regulação da educação superior brasileira.
Existe, portanto, uma corresponsabilidade –
entre IES e estudantes – na produção dos indicadores de um curso. À instituição
cabe ofertar ensino de qualidade, propiciando meios para que seus alunos
adquiram os elementos previstos nas DCN de seu curso; e aos estudantes cabe
empenharem-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato
representativo da formação recebida.
2. CURSOS AVALIADOS NO ENADE 2015
a) Que
conferem diploma de bacharel em: Administração,
Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito,
Negócios Internacionais e Psicologia.
b) Que conferem diploma de tecnólogo
em: Gestão
Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais
3. ESTUDANTES A SEREM INSCRITOS NO ENADE
2015
• Bacharelandos: Aqueles que tenham
expectativa de conclusão até julho de 2016, assim como aqueles que
tiverem concluído mais de 80% da carga horária do curso.
• Tecnólogos: aqueles que tenham expectativa
de conclusão até dezembro de 2015, assim como aqueles que tiverem concluído
mais de 75% da carga horária do curso.
Obs.:
Apenas os estudantes concluintes realizarão o Enade 2015. Os ingressantes devem
ser inscritos, mas estão dispensados da prova.
4. ESTUDANTES DISPENSADOS DO ENADE 2015
• Os matriculados em
cursos não descritos na Portaria Normativa (ver Edital 2015).
• Estudantes que colarem grau até o dia 31/08/2015.
5. RESPONSABILIDADES DO ESTUDANTE DO ENADE 2015
Cabe aos estudantes
habilitados à inscrição no Enade 2015 acompanhar os diferentes momentos de
inscrição no exame, bem como conhecer as exigências para sua adequada
participação. Assumir sua responsabilidade neste processo, bem como realizar o
exame de forma comprometida com um bom desempenho, é fundamental, tendo em
vista garantir que os resultados do Enade sejam representativos dos processos
de formação ofertados no país.
6. PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO DO ENADE
6.1. Quem faz as inscrições?
As inscrições são
realizadas pelos Coordenadores de Curso por meio do Sistema Enade. Para este
procedimento são estabelecidos dois períodos distintos, além de um terceiro
destinado às retificações e inclusões.
6.2. Responsabilidades do estudante na inscrição
6.2.1. Acesso ao
sistema
O estudante deve
primeiramente verificar junto à secretaria ou à coordenação de seu curso se
está incluído em alguma das situações descritas acima (ingressante, concluinte
ou irregular de anos anteriores). Caso se enquadre em alguma delas, deve
conferir o período de inscrição relativo à sua condição e acompanhar o processo
por meio de comunicação constante com seu (sua) coordenador(a) de curso
(responsável pelas inscrições).
Feita a sua inscrição, o estudante deve realizar seu
cadastro no sistema Enade, por meio do endereço eletrônico: http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/
6.2.2. Verificação da inscrição na lista de estudantes inscritos
É importante que o
estudante acompanhe a inscrição do seu nome no Enade 2015, por meio do acesso à
lista pública, no endereço http://enade.inep.gov.br. Cabe a ele a
responsabilidade de verificar se seu nome foi inscrito corretamente pela
instituição e, em caso negativo, buscar seu coordenador, para que sejam feitas
as devidas correções, a partir da segunda quinzena do mês de agosto/2015.
7. PROVAS E GABARITOS
Todas as provas e
gabaritos do Enade, desde o primeiro ano de aplicação do Exame, em 2004, estão
disponíveis no Portal do Inep, por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enade/provas-e-gabaritos-2013.
8. RESULTADOS DO
ENADE E INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
O conjunto dos
resultados da aplicação do Enade possibilita construir uma visão sobre as
condições e processos de aprendizagem das áreas avaliadas em todo o país.
Assim, as informações produzidas, quando reunidas a outras, coletadas pelo
próprio Inep e por outros órgãos vinculados ao Ministério da Educação, permitem
a construção dos chamados Indicadores de Qualidade da Educação Superior, a
saber:
· Conceito Enade: avalia o
desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade.
· Conceito
Preliminar de Curso (CPC): avalia os cursos superiores, a partir do
desempenho dos estudantes no Enade, das respostas ao Questionário do Estudante
e de informações sobre o Corpo Docente dos cursos.
· Índice
Geral de Cursos ou IGC: avalia as instituições de educação superior,
considerando os CPC e a avaliação dos cursos de pós-graduação.
Os indicadores de
qualidade são expressos em escala contínua e numa escala de cinco níveis, em
que os níveis iguais ou superiores a 3 (três) indicam qualidade satisfatória.
Eles servem como orientadores das avaliações in loco do ciclo avaliativo, sendo
importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.
Estes indicadores de qualidade são amplamente
divulgados na sociedade, adquirindo grande importância em termos de prestígio
social (um diploma pode ser mais ou menos valorizado em função do conceito do
curso) e também do direcionamento de políticas públicas. Afinal, estes
indicadores são determinantes para as políticas nacionais de expansão e
financiamento, como o Prouni10 (Programa Universidade Para Todos) e o Fies11
(Fundo de Financiamento Estudantil). Neste caso, os cursos e instituições
considerados com qualidade satisfatória (conceitos 3, 4 ou 5) conquistam a
possibilidade de obter financiamentos públicos; enquanto os cursos com
conceitos insatisfatórios (1 e 2) não têm ou até mesmo perdem esta
possibilidade.
9. IMPLICAÇÕES PARA O ESTUDANTE QUE NÃO
FAZ A PROVA DO ENADE
A
realização da prova do ENADE pelo estudante é pré-requisito para colação de
grau, isto é, o estudante que não comparecer à prova do ENADE, não recebe o diploma.
10. OUTRAS DÚVIDAS
Endereço eletrônico: enade@inep.gov.br
Telefone: 0800 61 61 61
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