domingo, 18 de agosto de 2013

Do que você tem mais medo?


Numa pesquisa para preparar o material que irei apresentar, no dia 28 de agosto, quando da Oficinas de Carreira: preparando-se para o mercado de trabalho, projeto de extensão da FAGEN/UFU, descobri, para meu estranhamento que estatisticamente, a morte não é o maior medo do ser humano. Ao contrário, fica em terceiro lugar na maioria dos estudos já realizados mundo afora.
Desde os anos 1970 várias enquetes tem sido feitas nesse sentido, com os resultados praticamente iguais, dependendo do país ou da região onde é feito o estudo.
Aqui no Brasil, a enquete mais recente foi realizada no final do ano passado pelo programa Globo Repórter, da TV Globo. 
Após a exibição de uma reportagem sobre  medo, foi lançada uma enquete aos telespectadores com a seguinte pergunta: 

“Do que você tem mais medo?” 

Em primerio lugar: 15,30% dos telespectadores responderam, medo de falar em público (glossofobia); 
Em segundo: 13,27% responderam, medo de ficar doente (nosofobia); 
Em terceiro: 12,27% responderam, medo de morrer (anginofobia); 
Em quarto: 10,07% responderam, medo de águas profundas; 
Em quinto: 8,27% responderam, medo da solidão; 
Em sexto: 6,77% responderam, medo de altura (acrofobia); 
Em sétimo: 6,72% responderam, medo de ficar desempregado; 
Em oitavo: 6,09% responderam, medo de contrair dívidas; 
Em nono: 4,12% responderam, medo de sair na rua à noite; 
Em décimo: 3,30% responderam, medo de andar em elevadores e de lugares fechados; 
Em décimo primeiro: 3,26 % responderam, medo de injeção; 
Em décimo segundo: 2,68% responderam, medo de dirigir; 
Em décimo terceiro: 2,67% responderam, medo de andar de avião; 
Em décimo quarto 2,21% responderam, medo de insetos; 
Em décimo quinto 2,18% responderam, medo de escuro; e 
Em décimo sexto 0,93% responderam, medo de cachorro.

Quem tem medo de tudo sofre de pantofobia.

Essa constatação nos leva a uma questão pouco discutida: por que a maioria das pessoas tem medo de falar em público? 

Trata-se de uma sensação fisiológica, perfeitamente normal, que herdamos dos nossos ancestrais. É um mecanismo de defesa que existe para nos proteger de algo que nos poderá fazer mal. Nos primórdios da história da humanidade, quando o homem se defrontava com situação de perigo, fugia temendo que algo ruim pudesse acontecer ou enfrentava o perigo com todas as suas forças.
Com o passar do tempo e a evolução fisiológica do corpo humano, esse mecanismo natural de defesa sofreu um processo de aperfeiçoamento, e o organismo se adaptou a fuga ou enfrentamento mais eficientemente.
Ao sentir medo de um animal perigoso, por exemplo, o organismo humano passou a liberar a adrenalina, um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais que, introduzido na corrente sanguínea, aumenta a pressão arterial. Esse processo fez com que os  músculos se preparem para a fuga, em condições de se movimentar mais rapidamente, enquanto a adrenalina era metabolizada.
Atualmente, quando sentimos o medo de falar em público, não fugimos, mas a adrenalina é liberada da mesma forma e não é metabolizada com a mesma eficiência com que seria se os músculos estivessem em movimento rapidamente. Por esse motivo, o excesso de energia provocado pela adrenalina, enseja em um descontrole generalizado no organismo, aparecendo alguns sintomas desagradáveis, como por exemplo, um frio no estômago, uma tremedeira nas pernas, as mãos ficam frias ou começam a suar, a boca fica seca ou com muita saliva, o controle do que vai ser falado é totalmente perdido, um suor intenso por algumas partes do corpo etc.
São tantos os sintomas relatados que poderíamos até escrever um livro. Os problemas não são os sintomas, mas como não tê-los. Como qualquer problema, não se deve acabar apenas com os sintomas; as causas é que devem ser combatidas.
No caso específico do medo de falar em público são três causas: programação mental negativa, não conhecer o assunto e não ter prática em público.
Com relação à primeira causa, basta acreditar mais em seu potencial, focar sempre nas coisas boas que você faz. 
Quanto a não conhecer o assunto, teoricamente é simples, jamais se arrisque a falar em público o que você não conhece profundamente. Já não ter prática em público é mais simples ainda, comece a falar. Mesmo que você sofra muito nas primeiras vezes, se ofereça sempre que houver oportunidade e fale, pois não há como se ficar bom em algo sem praticar. A repetição é que leva a perfeição.
Como sei que falar é fácil, mas colocar em prática, para a maioria de nos mortais, é mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada