sexta-feira, 7 de maio de 2010

Quando usar: ESTA, ESSA ou AQUELA?

A primeira coisa que temos que entender é que os termos têm a ver com a PROXIMIDADE em que os utilizamos, sendo que existem aplicações diferentes:

Na linguagem falada:
Quando estamos conversando com alguém, ela serve para identificar uma coisa/objeto, de acordo com a distância de quem fala.
Veja as frases:
• Esta cadeira está quebrada (falo da cadeira que está aqui, a meu lado)
• Você pode me passar essa cadeira? (falo da cadeira que está aí ao seu lado)
• Aquela cadeira é mais confortável (aquela que está ali, não está nem perto de mim, nem de você).

Na linguagem escrita:
Ela pode indicar distância, tanto no contexto do texto, como de tempo (período temporal), ou também serve para enumerar os elementos dentro da frase.
Vamos ver primeiramente o caso de distância temporal:
• Este ano será o ano das mudanças (= este, que estamos vivendo, tempo presente)
• Esse campeonato não foi o melhor para mim (= esse, acabei de viver, passado recente)
• Tenho muita esperança de conseguir esse título (= esse, está próximo, futuro próximo)
• Aquele ano foi péssimo para mim (= aquele, que vivi há algum tempo, passado remoto)
Agora vamos ver o caso de distância de uso das palavras, dentro do texto:
“Uma das obras de Tarsila do Amaral que mais gosto é O Abapuru. Esta obra contém elementos que ...
• (= esta, acabei de citar a obra, está ao lado – ou quase ao lado – da nova indicação que faço dela na oração)
• (= este, que você está vendo, não é um ao lado ou nenhum outro)
Tarsila do Amaral foi um dos maiores expoentes do modernismo, com obras reconhecidas mundialmente. Essa artista revolucionou....
• (= essa, está próximo, falei dela recentemente. Se eu continuasse a frase falando das obras, a frase poderia ser redigida assim: …mundialmente. Dentre estas obras podemos citar… estas = pois nesse caso eu teria acabado de citar as obras, ou seja, existe maior proximidade)
Temos então o caso de enumerar dois elementos citados dentro de uma frase. Veja:
• Ana e Maria são grandes amigas minhas. Apesar que esta sempre foi uma amiga mais fiel e sincera que aquela. (esta = Maria, a que está mais próxima na oração / aquela = Ana, que está mais distante na frase).

Resumindo:
Basicamente vale a seguinte regra:
• Este, esta = uso quando está próximo (de mim ou numa oração ou tempo);
• Esse, essa = uso quando está mais distante, ou próximo à outra pessoa que converso; e
• Aquele, aquela = uso para coisas bem mais distantes (de mim ou numa oração ou tempo).

2 comentários:

  1. Gostaria de fazer a seguinte pergunta. Com relação à frase: "A chuva de hoje causou mais estragos que a da semana passada, pois __________ foi mais branda do que ___________". O que devo usar nos sublinhados: essa / aquela ou esta / aquela ?

    ResponderExcluir

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada