sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O que significa Sustentabilidade?

Você deve estar comentando sobre o tamanho da palavra.
É uma palavra muito grande… mas é grande mesmo… principalmente no seu significado, pois essa palavra representa a vontade de melhorar o mundo.
SUSTENTABILIDADE significa melhorar a vida de todos nós, mas sem piorar a vida das pessoas que ainda vão nascer. Vamos cuidar do mundo agora e lembrar que nossos futuros parentes também vão precisar de um bom lugar pra morar.
A dúvida que fica é como cada um de nós pode colaborar nessa empreitada. É claro que podemos ajudar! Cada um precisa fazer a sua parte! Mas existem tantas coisas… por onde começar?
A Declaração do Milênio pode nos ajudar. Para quem não sabe a Declaração do Milênio foi um acordo feito por vários países, inclusive o Brasil, no ano de 2000, para melhorar o mundo até 2015. Essa declaração contém um plano de ações de sustentabilidade e erradicação da pobreza a serem atingidos até 2015. Ela contempla 8 macro-objetivos que precisam ser alcançados:

Meta 1 - Acabar com a fome e a miséria

Você sabia que 1 bilhão e 200 milhões de habitantes no mundo sobrevivem apenas com um dólar por dia? Isso é muito pouco. Não dá nem pra comer um sanduíche. E é por isso que muitas famílias passam fome. São quase 32 milhões de brasileiros nessas condições. Para acabar com este problema, a gente pode distribuir alimentos em algumas regiões pobres ou ensinar algum tipo de trabalho, como artesanato, que ajude essas pessoas a ganhar dinheiro; algumas famílias poderiam plantar seus próprios alimentos; os jovens e as crianças precisam estudar para ter bons empregos no futuro e, algo muito importante, os portadores de deficiência também merecem ter oportunidades de trabalho.

Meta 2 - Educação básica de qualidade para todos

Em todo o mundo, cerca de 113 milhões de crianças estão fora da escola. Isto é um grande problema porque as crianças são o futuro. E como vai ser o futuro do nosso planeta se ninguém puder estudar agora?
Precisamos lutar por isso!
Pra começar, criança tem que ir pra escola e não trabalhar; precisamos de professores qualificados e aulas interessantes; podemos doar livros e materiais escolares para as crianças mais necessitadas; é muito legal ter o papai e a mamãe junto com a gente nas festas da escola ou em cursos no fim de semana. Se tudo isso acontecer, podemos ajudar o mundo ficar cada vez melhor.

Meta 3 - Igualdade entre sexos e valorização da mulher

Tem gente que pensa que homem é melhor do que mulher. E muita gente por aí acha que mulher é melhor do que homem. Mas isso não é uma besteira? Mulheres e homens são apenas diferentes. Cada um tem suas qualidades. Eles jogam futebol e elas dançam ballet. Mas quem disse que elas não podem jogar futebol e eles dançarem ballet? Nós devemos ser aquilo que queremos e deixar as outras pessoas serem aquilo que quiserem. Concorda?

Meta 4 - Reduzir a mortalidade infantil

A cada ano 11 milhões de bebês morrem no mundo por vários motivos, doenças infecciosas, falta de higiene etc. Para esse número de mortes diminuir, todos precisam ter acesso à água potável; todos precisam saber sobre higiene pessoal e sanitária; as mamães precisam saber a importância de amamentar seu bebê; as crianças precisam ter acesso a medicamentos e alimentos para que cresçam saudáveis. Não é tão difícil assim, né? Será que a gente consegue?

Meta 5 - Melhorar a saúde das gestantes

Muitas mamães morrem durante o parto. Principalmente quando moram no campo, elas não têm acesso ao médico, por isso não podem acompanhar a saúde do bebê dentro da barriga. Além de tudo, elas têm o neném dentro de casa, sem higiene e morrem por causa de alguma infecção. Tudo o que as mamães precisam para não correrem risco é de um médico que cuide delas antes, durante e depois do parto. Um médico pode explicar a uma gestante como ter uma boa gravidez, como se prevenir de doenças e como se alimentar bem para ter um bebê lindo e saudável.

Meta 6 - Combater a AIDS, a malária e outras doenças

Existem doenças perigosas se espalham por aí. Passa para um que passa para outro, de repente todo mundo fica doente. E o pior é que milhares de pessoas no mundo morrem assim. Evitar que uma doença se espalhe não é difícil. Basta saber se prevenir ou se tratar. Estar sempre limpinho e se alimentar direito também ajuda a se previnir dessas doenças. Então o que podemos fazer? Primeiro descobrir como ficar longe desses perigos, depois a gente pode ajudar outras pessoas, contando a elas o que a gente aprendeu, isto é, em vez de espalhar doença, a gente ajuda a espalhar informação!

Meta 7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

Você sabia que se um animal entrar em extinção, todo o planeta sofre conseqüências? É mais ou menos assim. Tudo o que acontece no meio ambiente é muito sério para todo o resto do mundo. Por isso, para que nossos parentes futuros ainda possam viver bem, somos nós que precisamos cuidar de cada pedacinho do nosso planeta. Primeiro, não podemos esquecer de reciclar. É preciso que todos saibam disso. Converse com seus amigos, seus vizinhos… Quanto mais a gente recicla, menos a gente usa o meio ambiente… então ele dura mais tempo! Devemos também economizar. Principalmente a água. Não dá pra ficar tomando banho de 30 minutos. Não dá pra deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes. Não dá! Entendeu? Vamos cuidar do meio ambiente antes que seja tarde demais.

Meta 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Nós sabemos que existem países ricos e países pobres (ou mal administrados). E sabemos que, por causa disso, ocorre a desigualdade social. Fica assim: quem é rico fica mais rico e quem é pobre fica mais pobre. Mas a última meta para mudar o mundo é acabar com essa história. Se todos os países se ajudarem, o mundo inteiro pode progredir em harmonia.
E como fazer? Tudo poderia ser compartilhado. Quem tem mais doa para quem tem menos. Educação, Tecnologia, Medicamentos, Empregos… um jeito de todos terem as mesmas oportunidades. Você já parou para pensar como seria bom se isso acontecesse? Os países fossem unidos, verdadeiramente generosos uns com os outros?

Um comentário:

  1. Sucesso em 2.010!!!
    Gestão para a Sustentabilidade
    Ferramentas para negócios sustentáveis
    Autor: Julis Orácio Felipe
    Descrição :
    Se você fosse um investidor, com possibilidade de dispor de dinheiro em ações ou até mesmo adquirir o controle acionário em uma empresa, você o faria sem o conhecimento do status ambiental da empresa investida? Certamente que não, pois passivos ambientais são uma variável importante nos negócios. Eles devem ser conhecidos e sanados e tais informações devem ser transparentes ao mercado. Essa obra demonstra técnicas práticas para que, se você for um empresário, identifique e ajuste eventuais possibilidades de geração de passivos ambientais e se você for um investidor possa antecipar decisões de investimento de maneira consciente.
    www.clubedosautores.com.br

    ResponderExcluir

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada