segunda-feira, 11 de maio de 2009

Histórias de superação

João Carlos Gandra da Silva Martins (São Paulo, 1940) é um pianista brasileiro avaliado como um dos maiores especialista e intérprete da música de Johann Sebastian Bach.
Um amor tão grande pela música, uma dedicação tão intensa e meritória de admiração e respeito. João Carlos Martins viu-se por diversas vezes privado de seu contato com o piano, quando teve um nervo rompido e perdeu o movimento da mão direita em um acidente em um jogo de futebol em Nova Iorque.
Com vários tratamentos, recuperou parte dos movimentos da mão, mas com o correr dos anos desenvolveu a doença chamada LER, que ocorre devido a movimentos repetitivos e causa o estressamento de nervos. Novamente teve que parar de tocar, e dessa vez acreditou seria para sempre. Vendeu todos seus pianos e tornou-se treinador de boxe, querendo estar o mais longe possível do que sua carreira significava como músico. Mas sua incontrolável paixão o fez retornar, e realizou grandes concertos, comprou novos instrumentos e tentou utilizar o movimento de suas mãos criando um estilo único de tocar e aproveitar ao máximo a beleza das peças clássicas. Utilizou-se da mão esquerda para suas peças e obteve extremo sucesso com esta atitude.
Ao realizar um concerto em Sofia na Bulgária, sofreu um ataque em um assalto, e um golpe na cabeça lhe fez perder parte do movimento de mãos novamente. E ao se esforçar, sofria dores intensas em suas mãos, principalmente na esquerda. Novamente pensou que nunca mais voltaria a tocar. João perdeu anos de sua carreira em tratamentos, treinamentos e encontrou novamente uma nova maneira de tocar, utilizando os dedos que podia em cada mão, mas dia a dia podia tocar menos e menos com o estilo e maestria de antigamente.




Emocionante homenagem a João Carlos Martins, prestada no Programa do Faustão, em 08 de março de 2008. Confira:




José Luiz Tejon Megido (Santos 1952) é o nome de um menino filho de mãe solteira pobre, que foi adotado por um casal de imigrantes europeus. Ele foi vítima de um acidente caseiro, que deformou o seu rosto, quando tinha quatro anos. E o menino cresceu e se tornou gente grande! E bota grande nisso! Ele alcançou sucesso internacional na sua profissão e nas diversas atividades para as quais se dedicou. Ensina, mais uma vez, como se pode superar tanto sofrimento, vencer tantos obstáculos e se tornar um lider que faz acontecer!
Professor de pós-graduação da ESPM e FGV/SP. Jornalista, publicitário, escritor . Diretor geral da Oesp Midia, empresa do Grupo O Estado de S Paulo. Presidente do conselho da Associação Brasileira de Listas (ABL). É fundador e membro do conselho efetivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) e conselheiro do Pensa (FEA/USP). Mestre em educação, arte e cultura pela Universidade Mackenzie. Tem especializações em negócios e liderança na Harvard Business School, Universidade Pace, MIT (EUA) e no INSEAD (França). Articulista do Jornal da Tarde, é autor de livros de marketing e vendas, além de O Vôo do Cisne e O Beijo na Realidade (Editora Gente).
Foi eleito um dos seis melhores palestrantes do Brasil pelo 9º Prêmio Top of Mind de Profissionais de Recursos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada