quarta-feira, 6 de maio de 2009

As marcas mais influentes do Brasil

Consultoria lança ranking das 75 marcas com maior apelo emocional para brasileiros .
Uma nova maneira de enxergar as marcas chega ao mercado. A consultoria Sart Dreamaker criou um ranking das 75 marcas mais valiosas do Brasil. Mas aqui não se trata de medir o valor financeiro delas, e sim, descobrir seu poder de influência na tomada de decisões e o quão emocionalmente conectados a elas estão os consumidores. Para os brasileiros, não há quem bata, nesses quesitos, Coca-Cola, Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo, Mc Donald’s, Adidas, Danone, O Boticário e Brastemp.
O ranking desenvolvido pela Sart, apelidado de BrandTouch, foi feito com base no Índice de Conexão Humana da Marca (ICHM). O indicador mede 34 pontos de conexão entre a marca e o consumidor, divididos em quatro dimensões: atenção, relevância, significado e confiança. O objetivo é medir a resposta emocional dos clientes. O índice varia de 1 a 100, sendo que a marca perfeita alcançaria 100 pontos. A consultoria analisou dados de 500 companhias para chegar às 75 mais influentes:
ICHM
1ª Coca-cola 82.50
2ª Nestlé 77.53
3ª Sadia 75.13
4ª Natura 73.59
5ª Rede Globo 72.75
6ª Mc Donald's 68.64
7ª Adidas 67.36
8ª Danone 67.19
9ª O Boticário 65.79
10ª Brastemp 65.21

“Existe o que chamamos de ‘gut feeling’ em relação a algumas marcas. O conceito de que os homens tomam decisões absolutamente racionais não é verdadeiro. O racional explica, mas é o emocional que decide”, defende Gian Franco Rocchiccioli, CEO da Sart. “Em uma época de crise, como é a nossa, quanto mais alto for o ICHM de uma empresa, menos vulnerável ela ficará”, completa.
Confira o complemento do ranking:
11. Havaianas - 12. Volkswagen - 13. Samsung - 14. Perdigão - 15. Nike - 16. Johnson & Johnson - 17. Abril - 18. Sony - 19. Disney - 20. Guaraná Antártica - 21. Carrefour - 22. Mastercard - 23. Petrobras - 24. Avon - 25. Fiat - 26. Philips - 27. Ford - 28. Banco do Brasil - 29. Motorola - 30. Visa - 31. Casas Bahia -32. Google -33. LG - 34. Electrolux - 35. Nokia - 36. Vivo - 37. GM - 38. Amil - 39. Claro - 40. Itaú - 41. Unilever - 42. Bradesco - 43. SBT - 44. Lojas Americ.- 45. Brahma - 46. TIM - 47. Microsoft - 48. Gol - 49. Varig - 50. Medial Saúde - 51. Consul - 52. Wal-Mart - 53. Pepsi - 54. Record - 55. Olympikus - 56. UOL - 57. Skol - 58. Unimed - 59. Ponto Frio - 60. Embraer - 61. Pão de Açúcar - 62. TAM - 63. HP - 64. IG - 65. Oi - 66. Terra - 67. Intel - 68. Magazine Luiza - 69. Votorantim - 70. Itaipava - 71. Santander - 72. Vale - 73. Gerdau - 74. Apple - 75. Nova Schin

Um comentário:

  1. Muito bom o método de avaliação que a consultoria desenvolveu, achei muito interessante pois a busca de informações para avaliar a marca, vem direto da cabeça do ser humano. Nada mais importante!

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