sexta-feira, 8 de abril de 2016

Aproveite o melhor que um curso de pós pode oferecer

Fazer uma pós-graduação, sem dúvidas, acrescenta muito à carreira de qualquer profissional, pois exerce um papel importante no desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades necessárias para seguir com sucesso na carreira escolhida. Mas simplesmente se matricular num curso desse tipo não é garantia de concretização dessas possibilidades. O bom aproveitamento depende muito da postura que você vai assumir diante do desafio.
Elencamos aqui algumas dicas para que você possa aproveitar melhor seu curso de pós:
Vá além da ementa
Toda pós-graduação tem um plano de conteúdo que vai orientar os professores e também tem a função de detalhar para o estudante o que ele realmente vai aprender em sala de aula. Mas vá além. Leituras complementares às sugeridas no programa oficial podem agregar bastante ao seu aprendizado. Da mesma forma, atividades relacionadas aos temas, mas não diretamente relacionadas ao curso, também pode representar ganhos importantes. Participar de workshops, eventos ou fazer reuniões com os colegas para debater o tema são alguns exemplos disso.
Interaja com a turma
Por falar em se reunir com os colegas, esse é outro ponto importante. Mas do que um espaço de aprendizado, uma pós é também um ambiente extremamente favorável ao networking. Por isso, procure interagir com seus colegas, quebrar o gelo e criar vínculos. Podem estar ali naquela mesma sala grandes parceiros de negócios, futuros colaboradores ou empregadores e até mesmo potenciais sócios.
Aplique aprendizados na prática
A pós é o melhor ambiente para você fazer um casamento eficiente entre teoria e prática. Aproveite ao máximo a expertise dos professores e o debate com os colegas. Por isso, teste em sua rotina profissional, cotidianamente, o que você aprende em sala de aula. Essa é uma maneira bastante eficiente para definir o que vai funcionar para seus objetivos específicos.
Leve sua experiência para a sala de aula
Todo profissional, seja ele jovem ou sênior, tem alguma experiência para compartilhar. Dividir o que sabe com os outros é mais que um ato de altruísmo. Dizer aos outros o que você sabe, o que faz e como faz é uma maneira também de avaliar seus métodos e recolher subsídios para sua autocrítica, algo que deve acontecer com frequência.
Aproveite os diferenciais oferecidos
Em paralelo aos estudos, descubra como aproveitar os diferenciais e benefícios agregados a sua pós. Ter isenção de disciplinas em um novo curso, conhecer melhor as suas características pessoais para potencializar a sua performance profissional ou módulos internacionais para ampliar os horizontes na carreira são alguns exemplos bacanas de como aumentar a sua visibilidade no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada