quarta-feira, 29 de abril de 2015

Cabeça de bacalhau. Você já viu uma?

O bacalhau é classificado em cinco espécies de peixe seco e salgado a saber: Cód (Gadus  Morhua), Cod (Gadus Macrocephalus), Saithe (Gadus Virens ou Polachios Virens), Ling (Molva Molva), Zarbo (Brosme Brosme) e Cód Gadus Macrocephalus.


A maior parte do bacalhau importado pelo Brasil é originário da Noruega, mais precisamente da região ao noroeste do Mar da Noruega, onde se destaca o Mar de Barents.
Com o intuito de prolongar a validade do peixe seco e salgado, os pescadores, após a pesca realizam a salga na salmoura, que na prática prolongará seu consumo, da mesma forma que é feito aqui no Brasil com o charque (carne bovina).
A salga  é feita com água hidratada e salmoura, após o peixe ser aberto, eviscerado e lavado. Após a salga, os peixes são colocados para a secagem, para, posteriormente serem armazenados até o momento do consumo final.
A viagem de navio para o Brasil dura de duas a três semanas. 
O bacalhau, após a salga, tem validade de aproximadamente 1 ano.
O principal motivo da manutenção e armazenagem do bacalhau após a SALGA é o período de reprodução no Arquipélago de Lofoten na Noruega é de janeiro a abril, e o consumo no mundo todo se faz ao longo do ano inteiro.
Quem já viu enterro de anão? Salário adiantado? 
Bom, pelo menos cabeça de bacalhau você já viu em foto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada