quinta-feira, 19 de junho de 2014

Spray inventado por mineiro de Ituiutaba é aprovado pela FIFA


Produto utilizado para demarcar local onde a barreira deve ser formada foi criado em Ituiutaba. Agora poderá ser utilizado em todo mundo 

Entre tantos desafios em uma partida de futebol, manter a barreira a nove metros e quinze centímetros do local da cobrança de falta sempre foi um problema para os árbitros. Fixar os jogadores na posição exata, sem algo que demarcasse o local, era quase impossível. E isso, muitas vezes, facilitou o adiantamento da barreira gerando reclamações da equipe adversária.

Para tentar eliminar esse problema, em 2000 foi criado um spray inspirado em espuma de barbear. O produto é feito a partir de uma composição simples: espuma volátil biodegradável e pode durar por até um minuto sobre a grama. Um ano depois, a invenção passou a ser usada por árbitros da CBF.

Em 2008, foi a vez da Conmenbol aprovar o uso do equipamento. E no dia três de março, após 12 anos, a invenção foi aprovada pela FIFA e pela International Football Association Board (IFAB), órgão que regulariza as regras do futebol. A aprovação permitiu que as federações de todo o mundo passem a usar o spray .

O inventor


Registrado como Spuni, o spray inspirado por espuma de barbear foi criado pelo ituitabano Heine Allemagne.
– Eu estava assistindo a um jogo, quando o comentarista Galvão Bueno falou sobre esse problema da barreira. Pensei em algo provisório e que fizesse uma linha reta. Então, lembrei da espuma de barbear, fiz o teste e deu certo. Mas pensei que não me dariam muita anteção – relembrou o inventor Heine Allemagne.
Mesmo assim Heine formatou um projeto e apresentou à Federação Mineira de Futebol (FMF), que aprovou o uso do spray. A estreia foi em 2000, durante a Taça BH de Juniores, em caráter experimental. Segundo o inventor, o spray teve 100% de êxito nos testes. Para o  diretor administrativo da Comissão de Arbitragem da FMF, Juliano Lopes Lobato, o Spuni é um complemento indispensável.
– Antes tínhamos mais dificuldade em demarcar a área. Hoje, fazemos isso com mais facilidade e precisão – disse o diretor.
A CBF gostou da ideia e usou também de forma experimental na Copa João Havelange (Campeonato Brasileiro) em 2001. A instituição só reconheceria o equipamento desde que os 27 árbitros fizessem uma declaração de próprio punho informando o que acharam do spray. De acordo com Heine, todos os árbitros aprovaram.

Este resultado ainda não foi suficiente para o inventor do Triângulo Mineiro. Heine queria vencer as barreiras de um esporte que ainda é conservador. Após o uso no Campeonato Brasileiro, foi a vez da Conmebol aprovar. Segundo Heine, o spray é usado na Copa Libertadores, Copa América e Sul-Americana.
O inventor Heine Allemagne na sede da FIFA, em Zurique, Suíça
 Doze anos de espera
Desde 2000, Allemagne tentava obter o reconhecimento da criação pela FIFA. O pedido foi negado quatro vezes. De acordo com o inventor, na época a Federação não aceitou porque não  era testado de forma técnica. Hoje, após a aprovação, Heine Allemagne está orgulhoso. O spray poderá ser usado a partir do dia 1º de junho em qualquer competição oficial do mundo, inclusive no Campeonato Europeu de 2012 e até na Copa do Mundo de 2014.

– Passar por uma avaliação tão rigorosa é uma conquista. Não entraria nessa luta senão fosse para conseguir este resultado. Mas a conquista virá de verdade quando eu ver o spray sendo usando no meu país durante o mundial. Será o meu troféu por 12 anos de luta – finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada