segunda-feira, 2 de junho de 2014

A filosofia KAIZEN


O Kaizen é acima de tudo uma filosofia de vida do povo japonês.  Significa aprimoramento contínuo.
Como toda Filosofia, ela penetra em toda a sociedade, começando pela família, passando pelos locais de trabalho, de ensino e de lazer, entre outros, e terminando no próprio Estado.
O Kaizen, na prática, está orientado para o processo que envolve homens. Vê-se, em consequência, que a administração japonesa está basicamente voltada para o comportamento humano. Não podemos esquecer que nenhuma atividade terá sucesso se o homem não estiver preparado. 
No Japão, o Kaisen, é um sucesso, tendo em vista a cultura milenar de seu povo, que tem como alicerces principais a sua religiosidade e o fato de todos os grupos sociais se considerarem uma família. Isto gerou uma mentalidade nacional.
Admitir-se que uma organização está perfeita é iniciar o seu processo de “suicídio”. É totalmente equivocada  a ideia popular de que “em time que se ganha não se mexe”. O Kaizen procura resolver os problemas de instituição formando uma cultura na organização, de modo que todos possam admitir livremente essas dificuldades, desde o presidente até o mais humilde colaborador. Na verdade, em termos de qualidade não pode haver o “mais ou menos”, é o não é, tem ou não tem. Não se pode ficar em “cima do muro”, não pode haver 95%, é preciso 100% em todas ás vezes.   Isto implica num esforço constante para oferecer produtos melhores a preços menores, bem como a permanente melhoria nos sistemas e procedimentos internos.
Falamos, acima, que o Kaizen está voltado para o processo. Ora, não podemos dissociar pessoas do processo, se queremos aprimorar este, temos que também aprimorar o elemento humano que ele participa. No entanto, quando falamos em aprimoramento, não estamos referindo-nos apenas a treinamentos. Estamos falando em algo mais, que é reconhecer esforços feitos, interesse, dedicação, pontualidade, assiduidade, auto-aprimoramento, espírito de cooperação etc.
Tipos de aprimoramento:
Existem dois tipos de aprimoramento:
Kaizen: pequenos melhoramentos em esforços contínuos;
Reengenharia ou Inovação: Que são melhoramentos drásticos, incluindo muitas vezes novas tecnologias ou equipamentos.
A administração Japonesa dá prioridade ao Kaizen, embora considere importante a Invasão e Reengenharia. Mesmo assim, esta requer para sua consolidação, a aplicação do Kaizen, pois está provado que qualquer inovação ou reengenharia ao ser implantada, fica abaixo do nível esperado.
No Ocidente, em geral, o aprimoramento exclui o elemento humano, limitando-se quase que exclusivamente aos aspectos técnicos. Além do mais, as empresas pensam apenas na manutenção e na inovação, sendo que esta é normalmente imposta pelo mercado ou concorrência.
No tocante á manutenção, cabe ressaltar a afirmativa japonesa de que as piores empresas são as que não fazem nada, a não ser manutenção.

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