quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mudança


      O hierogrifo chinês para a palavra “mudança” consiste em duas partes: uma significa perigo e a outra oportunidade. Não coincidentemente, ambos os aspectos estão presentes em qualquer mudança.
     Uma antiga história chinesa sobre um fazendeiro sábio ilustra os aspectos duais da mudança. Na história, o cavalo do fazendeiro foge e seu vizinho vem para oferecer solidariedade: “Que pena o que aconteceu com seu cavalo”. O fazendeiro simplesmente responde: “Talvez”.
     No dia seguinte, o cavalo do fazendeiro volta conduzindo dois cavalos selvagens para o estábulo. Desta vez o vizinho congratula-se com o fazendeiro: “Que virada da sorte!”. Novamente o fazendeiro responde: “Talvez”.
     No dia seguinte, o filho do fazendeiro quebra a perna tentando domar um dos cavalos selvagens, e novamente o vizinho vem oferecer sua solidariedade. “Que pena…”, diz o vizinho. Novamente o fazendeiro simplesmente responde: “Talvez”.
    No dia seguinte, o oficial de recrutamento do exército do Rei vem para a região levando todos os jovens com idade para lutar, mas como o filho do fazendeiro havia quebrado a perna, ele é deixado para trás. E essa história poderia se desenrolar infinitamente.
    O modo como você vê a mudança afeta o quanto se torna resiliente, palavra do latim resilio, que significa voltar ao estado natural. A psicologia tomou essa imagem emprestada da física, definindo resiliência como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – mudanças, estresse, etc. – sem entrar em surto psicológico.
     A mudança é percebida pelo ser humano de maneiras diferentes, principalmente devido às experiências únicas de cada indivíduo. No dia a dia, a reação à mudança altera-se de acordo com a circunstância, o estado de espírito, se ela foi planejada ou se a mudança simplesmente “caiu do céu” no seu colo. Normalmente, sua resposta em momentos de transição seguirá um padrão semelhante aos conceitos de mudança que você desenvolveu. Se a mudança é encarada como perigo, então tende-se a reagir de maneira defensiva ou como se estivesse sendo ameaçado.
    Algumas pessoas, no entanto, vêem a mudança muito além do que apenas perigo. Elas não ficam paralisadas, pois enfrentam os riscos como oportunidades, desafios como aprendizados, e trabalho como um investimento para o futuro.
    Aqueles que sentem incerteza não como exceção, mas como regra, não serão desencorajados por ocorrências inesperadas, pois aprenderam que a vida desenvolve-se de maneira misteriosa e imprevisível. Eles aprenderam que muita energia é desperdiçada por pessoas que tentam forçar o mundo a adaptar-se às suas expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada