terça-feira, 31 de agosto de 2010

Coca-cola investe em Sustentabilidade


Plano da empresa é combinar crescimento econômico e geração de empregos à redução de impactos no ambiente
Marco Simões, que comanda a área de sustentabilidade da Coca-Cola, fala nesta entrevista sobre os planos da empresa de investir em soluções que combinam crescimento econômico e geração de empregos à redução cada vez mais significativa dos seus impactos negativos no meio ambiente. Não é uma missão simples. Mas ele garante que a empresa chegará lá.

O que é ser uma empresa plenamente sustentável?

Marco Simões - Ser sustentável é combinar crescimento econômico com desenvolvimento social e proteção ambiental. É continuar crescendo, gerando empregos e produzindo, com relevância econômica e social crescente, ao mesmo tempo em que se investe em soluções que não apenas diminuam seus impactos negativos como promovam a melhoria do meio ambiente.

Quando você acredita que a Coca-Cola poderá afirmar ser uma empresa, de fato, sustentável?

Marco Simões - Este é um caminho sem fim, que sempre exige esforços, investimentos e vontade. Hoje, em função das mudanças climáticas, do crescimento acelerado do País, da urbanização, nos encontramos em uma nova equação, que exige mudanças significativas na forma de pensar o futuro. Não basta discutir "o que", temos de atrelar nosso planejamento ao "como". Estamos trilhando o caminho e vamos acelerar ainda mais nosso passo, assegurando o crescimento sustentável sob todos os aspectos. Nossa perspectiva, de qualquer forma, é a de que antes de comunicar, é importante fazer.

Qual é a prioridade da empresa neste momento no quesito sustentabilidade?

Marco Simões - Temos sete fluxos de trabalho debaixo de nossa plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente: água, embalagens sustentáveis, benefícios das bebidas, vida saudável, comunidade, ambiente de trabalho e energia e clima. A sustentabilidade é o centro da nossa estratégia empresarial. Todo nosso planejamento é baseado hoje no conceito de crescer de forma sustentável.

Por que o Relatório de Sustentabilidade 2009 é o primeiro relatório "oficial" da empresa?

Marco Simões - Esta foi uma brincadeira que fiz no lançamento do relatório, pois há alguns anos estamos experimentando diferentes modelos. Em 2007, usamos a ferramenta do Ethos para entender onde estávamos e isso se refletiu no relatório aquele ano. Desde então, nos preparamos para publicar um relatório realmente transparente e comparável. O documento, no formato GRI - Global Reporting Initiative -, permite que possamos ser comparados a milhares de outras empresas, de qualquer lugar do mundo, ao mesmo tempo em que conserva nossas características específicas, através dos sete focos de Viva Positivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada