sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dia Nacional dos dilemas Éticos


Hoje, 30 de abril de 2010, deveria ser escolhido como o dia Nacional dos Dilemas Éticos.
Talvez você estivesse lembrando que hoje é o dia Nacional das Mulheres, mas sinceramente, não estava me referindo a elas. Na realidade, todos sabem que se encerra hoje o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda da pessoa física.
Por falar em Ética, alguns acham que só vale para os políticos. Tem gente que ainda compra recibos, e reclama aos brados quando assiste ao noticiário da TV: “mas que coisa suja o comportamento de nossos políticos?” Mas, convenhamos é o próprio cidadão que alimenta, que financia essa lógica. Aliás, nenhum deputado ou senador comprou seu lugar lá. Eles foram conduzidos por cada um de nós, que votamos neles.
Como você equacionou seus dilemas: Declaro isso ou não? Compro algum recibo?
Para ajudá-lo, tentarei simplificar o conceito de Ética:
São princípios que nós usamos para responder: Quero? Devo? Posso?
Você obtém um pouco de sossego mental quando aquilo que você quer é também o que você deve e é aquilo que você pode. Quanto mais claros os princípios, mais fácil fica lidar com os dilemas. Você não deixa de ter dilemas, mas é preciso ter como razão central a integridade. E por falar em integridade, o que é ser íntegro? É alguém correto, justo, honesto, que não desvia do caminho.
Qual a grande virtude de uma pessoa íntegra?
Ela é sincera. Você sabe a origem da palavra sincera? Sine cera, “sem cera”, aquela que não disfarça o erro, ela assume.
Portanto, Ética não é cosmética. Ética é sinceridade.
Destaco aqui a frase do padre beneditino francês, François Rabelais, que escreveu:
"Conheço muitos que não puderam quando deviam porque não quiseram quando podiam".

Se a gente pode e a gente quer, a gente deve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada