domingo, 18 de julho de 2010

Turma da pós-graduação da FTM - Gestão Estratégica de Finanças


No último sábado, 17 de julho, a convite do amigo José Nilson e da profª. Lúcia Helena, Coordenadora da pós-graduação das Faculdades do Triângulo Mineiro de Ituiutaba, M.G., tive a honra de ministrar a disciplina: Gestão Estratégica de Negócios, para a turma da pós-graduação em Gestão Estratégica de Finanças(foto).
O meu muito obrigado não só aos acadêmicos da pós pela forma cortês com que me receberam na FTM, mas também à professora do Curso de Publicidade e Propaganda, estimada amiga e ex-aluna, Simone Pacheco, pela gentileza de ter sido nossa fotógrafa.

Palestra: "Impulso para o sucesso"


Numa promoção do SINDICOMÉRCIO Uberlândia e da FECOMÉRCIO de Minas Gerais, em comemoração ao dia do Comerciante - 16/julho - participamos no Auditório do Center Convention da palestra magna do professor, consultor e administrador Gilclér Regina.
O tema da palestra: motivação - um tema delicado para qualquer palestrante, pois não consigo entender como alguém tem "poderes especiais" para motivar o outro.
O que não faltou na palestra, foram os velhos e surrados cliches, do tipo: no mundo temos dois tipos de pessoas: as otimistas - que veem nos problemas oportunidades, e as pessimistas - que veem nas oportunidades, problemas. Ou ainda: os motivados, que fazem e os desmotivados, que só reclamam.
Na sequência veio a piada do milionário excêntrico que organizou uma festa de arromba na sua mansão para desafiar seus "companheiros" a atravessarem uma piscina repleta de jacarés famintos.
Como prêmio para quem conseguisse tal feito, ofereceu inicialmente, uma Ferrari.
Claro que ninguém se habilitou.
Ele então decidiu, além do carrão, oferecer um milhão de dólares.
De repente, os convidados ouviram o barulho de alguém caindo na água.
Do outro lado da piscina apareceu um senhor, muito assustado, que quando conseguiu falar, pronunciou, profundamente esbaforido, a seguinte frase:
-"Quem foi o filho da mãe que me empurrou nessa piscina!!!"

Nunca é demais lembrar que "humor" não quer dizer "ser piadista" ou uma informalidade palhaça, mas sim o bom e velho humor que leva às risadas.

Como se não bastasse, emendou com uma que considero a 'piada das piadas'.
Após declamar um poema, com fundo musical e empostação de voz de locutor da rádio Camanducaia, enaltecendo todas as qualidades das mulheres, afirmando ainda, que não basta apenas o dia 8 de março para celebrarmos o Dia Internacional da Mulher, mas que na verdade deveriam ter escolhido todos os dias do ano para render-lhe homemagens, aí nesse instante, ele consegui se superar, ou no popular, ele "pulou o 'corgo' e de costa": afirmando que agora já temos instituído também, o Dia Internacional do Homem:
"O dia 1º de novembro".

Mas o pior ainda estava por vir.
Você sabe o por quê desta data?

É quando se comemora o Dia de todos os SANTOS.

Gilclér, menos. Por favor, me economize.

E para arrematar, parafraseou Jô Soares:
-"Se existe tanta crise é porque deve ser um bom negócio."

Água com muito açucar dá enjoo, não é mesmo?

Mas devo confessar que teve gente que gostou, pois ele foi apludido por parte da platéia.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Painel holográfico da Coca-cola

Instalar um painel de 16m de comprimento em duas estações do metrô de São Paulo, foi a ideia brilhante e de muita criatividade desenvolvida pela JWT São Paulo para a Coca-cola tendo como mote a Copa do Mundo na África do Sul.
Utilizando a técnica da imagem holográfica, aquela em que ao mudarmos de posição em relação ao painel, vemos outra imagem. Criatividade mil!
Confiram essa maravilha:

O Presidente viajante


O texto abaixo foi escrito por Joelmir Beting:

Se beber não dirija. Nem governe.
Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil...
Hoje, dia 15 de julho, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília.
Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História:
Exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência.
Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete. Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto.
Governar ou despachar, nem pensar.
A ordem é circular. A qualquer pretexto.
E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente.
Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático mandatário que tem na biografia o de nunca ter se sentado à mesa nem para estudar, que dirá para trabalhar.'
SEM CONTAR AS DESPESAS:
FHC, EM 8 ANOS DE GOVERNO, GASTOU R$ 58 MILHÕES, CRITICADOS PELO PT. LULA ATÉ AGORA, EM MENOS DE 7 ANOS, GASTOU R$ 584 MILHÕES! E SÓ AS IDENTIFICADAS PELA IMPRENSA

Tenho uma singela e inocente opinião: entendo que nosso Brasil só está dando certo é por isso mesmo, isto é, pelo fato do Lula não ter tempo para atrapalhar.
Sem sombra de dúvidas, a maior e a melhor iniciativa desse governo foi a aquisição do AEROLULA. Entendo até que essa ideia de adquirir esse novo e caro avião, foi obra de Deus.
Pra mim, o fato dele não ter tempo para governar é a única explicação plausível para esse sucesso relativo do nosso país no cenário mundial.
Um segundo motivo é o fato do PT ter deixado de ser oposição, isso realmente representou um enorme avanço político.
E para fechar, o fato de um ex-presidente de sindicato ter assumido a presidência do país, fez com que os metalúrgicos parassem com as greves.
Aí ficou tudo muito lindo!

Essencial e Fundamental


- Um professor de filosofia, parou na frente da classe e sem dizer uma palavra, pegou um pote vidro vazio e o encheu com bolas de gude.

Olhou para os alunos, e perguntou se o vidro estava cheio.

Todos disseram que sim.

Ele então, pegou uma caixa com pedrinhas bem pequenas, jogou-as dentro do vidro agitando levemente. As pedrinhas rolaram para os espaços entre as bolas de gude.

Tornou a perguntar se o vidro estava cheio.

Os alunos concordaram: agora sim, estava cheio!

Dessa vez, pegou uma caixa com areia e despejou dentro do vidro preenchendo o restante.

Olhando calmamente para a classe o professor disse: "Quero que entendam, que
isto, simboliza a vida de cada um de vocês".

1º - As bolas de gude.

São as coisas essenciais na nossa vida: a família, os amigos, a saúde, os filhos, coisas sem as quais nossa vida não teria sentido.

2º - As pedrinhas.

São as coisas importantes: como o emprego, a casa, o carro, o dinheiro...

3º - A areia.

Representa as coisas pequenas....

* Experimente colocar, a areia primeiro no vidro, por certo não caberão as
coisas essenciais (bolas de gude) e muito menos as fundamentais (pedrinhas).

- O mesmo vale para a nossa vida.

Aprendizado:
Priorizem, cuidar das "bolas de gude", daquilo que é realmente essencial,
depois, estabeleçam a ordem das demais coisas, pois o resto, isto mesmo, o resto, é só areia!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

"É impossível apagar as marcas da tortura".


A Agnelo Pacheco Comunicação criou para a OAB São Paulo, uma campanha super oportuna contra a tortura.
“É impossível apagar as marcas da tortura”, afirma, com toda propriedade, como bem sabem psicólogos, psicanalistas, psiquiatras e o deveriam saber toda a classe médica, bem como a sociedade em geral, fundamentalmente os familiares e amigos próximos das pessoas que foram vítimas de maus tratos, seja de caráter moral, físico ou uma receita mau dosada de ambas as modalidades, infelizmente cada vez mais em voga, embora as civilizações estejam aparentemente muito mais avançadas sob todos os aspectos da vida privada e pública.
Veiculada em spot de rádio, banner na internet e cartaz, a campanha da OAB também visa estimular a denúncia de qualquer tipo de tortura, prática que configura crime inafiançável, ainda muito comum no Brasil. “O resultado final da campanha expressa os traumas e as lembranças que esta prática de violência provoca para o resto da vida”, afirma Agnelo Pacheco.
Este trabalho soma-se a outras campanhas da OAB SP, voltadas diretamente para a defesa da sociedade civil, dentre elas as mensagens para extinção de todo tipo de violência à mulher, ao idoso, ao meio-ambiente, ao trote estúpido, à pedofilia etc.

terça-feira, 13 de julho de 2010

A sensatez de Herbert Vianna

Por favor, clique duas vezes na figura, com o botão esquerdo do mouse para ampliá-la.
Vale muito a pena conferir um texto que mostra toda sensatez do cantor e compositor Herbert Vianna.
E por falar de Herbert Vianna, não custa nada ouví-lo junto com a Gal Costa, interpretando magistralmente, Lanterna dos afogados:

Quando tá escuro
E ninguém te ouve
Quando chega a noite
E você pode chorar
Há uma luz no túnel dos desesperados
Há um cais de porto
Pra quem precisa chegar
Eu estou na lanterna dos afogados
Eu estou te esperando
Vê se não vai demorar
Uma noite longa
Pra uma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar
E são tantas marcas
Que já fazem parte
Do que eu sou agora
Mais ainda sei me virar
Eu tô na lanterna dos afogados
Eu tô te esperando
Vê se não vai demorar

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Logo da Copa do Mundo no Brasil - 2014

Apresentada oficialmente ao mundo, ontem (11/07/2010) o logotipo oficial da Copa do Mundo 2014, que acontecerá aqui nas terras tupiniquins.

Sinceridade, confesso que não gostei nem um pouco.
Até aí tudo bem. Entendi que era um problema só meu, mas depois pesquisando na Internet, fiquei aliviado quando encontrei no portal IG, duas Charges do Esporte por Milton Trajano e pude constatar que realmente pisaram na "jabulane", isto é, virou piada:


O designer Alexandre Wollner criador de dezenas de logotipos de sucesso (tais como, o do Itaú e do Papaiz), em entrevista ao Portal Terra, afirmou a respeito do referido logo: “É uma porcaria”.
Mais direto, impossível.
O incrível vem agora, ao ler no M&M que o logo foi uma criação da agência Africa, é isso que vocês leram, África, do talentoso Nisan Guanães, o que me deixa estarrecido.
Mas, pensando com calma, cheguei a conclusão que a agência pode ser excelente para fazer propaganda de qualidade, mas deveria ser proibida de desenvolver logos.
E vocês, gostaram?

SESPA - Turma de pós em Saúde Pública e da Família


Dias 10 e 11 de julho tive a honra de trabalhar com os acadêmicos do curso de pós-graduação em Saúde Pública e da Família da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde de Patos de Minas - SESPA, ministrando o módulo de Gestão de Carreira e Marketing Pessoal.
Para mim foi um momento impar, pois tive a oportunidade de vivenciar uma experiência única de ministrar aulas para uma turma de pós-graduação com formações em áreas diversas daquelas que tenho tido oportunidade de trabalhar, tais como: Enfermagem, Letras, Normal Superior, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
Quero agradecer a cada um dos acadêmicos e à coordenação da pós-graduação da SESPA, na pessoa da Daliana, pela maneira carinhosa com que me receberam na próspera Patos de Minas.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Comercial da Kaiser retirado do ar

Esse é o comercial da Cerveja Kaiser que foi retirado do ar, pelo CONAR - (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por reclamação da Brahma, só porque o Romário insinua que o Dunga equivoca-se até na escolha da cerveja.
Entendi como uma brincadeira sutil, que a Brahma poderia ter respondido com criatividade com um outro comercial.
Será que a galera do CONAR está com a razão?
Assistam:

terça-feira, 6 de julho de 2010

Como grafar números envolvendo a casa do milhar

Uma duvida comum é quando chega a hora de grafar os números contendo a casa do milhar: separar ou não com ponto.
A regra é clara quanto a grafia de números envolvendo a casa do milhar:
número: 23.053 - devemos grafar com ponto separando a casa do milhar.

valor: R$ 15.200,00 - coloca-se ponto.


ano: 2010 - NÃO se coloca ponto.

Simples assim, isto é, sempre que estiver grafando qualquer milhar que seja um número ou valores em dinheiro, inclua o ponto, se for ano nada de colocar ponto para separar as casas do milhar.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O Poder da Propaganda

Duas criancinhas de oito anos conversam no quarto...
O menininho pergunta para a menininha:
- O que você vai pedir pros seus pais no DIA DAS CRIANÇAS?
A menininha responde:
- Eu vou pedir uma Barbie noiva, e você?
- Eu vou pedir um OB! - responde o menininho.
E a menininha espantada... - OB?! O que é isso?!
E o menino tenta explicar:
- Nem imagino... Mas na televisão dizem que com OB a gente pode ir à praia todos os dias, andar de bicicleta, andar a cavalo, dançar, ir ao clube, correr, fazer um montão de coisas, e o melhor....
SEM QUE NINGUÉM PERCEBA...

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