quinta-feira, 4 de junho de 2020

Mapa mental - como desenhar um?

O que é mapa mental? 
Mapa mental é uma técnica de estudo criada no final da década de 1960 por Tony Buzan, um consultor inglês. Ela consiste em criar resumos cheios de símbolos, cores, setas e frases de efeito com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar associações entre as informações destacadas. Esse material é muito indicado para pessoas que têm facilidade de aprender de forma visual.
Resumindo: Mapa mental é uma ficha de estudos que te dará uma visão geral do tema, te ajudará a fixar os pontos mais importantes da matéria e permitirá que você faça todas as associações possíveis sobre o acontecido.

Para que serve um mapa mental?
Como o próprio nome diz, serve para você se orientar os estudos nessa vastidão de conteúdos. Essa técnica de estudos ajuda a memorizar os principais pontos do tema estudado e organizar os detalhes na sua cabeça, isto é, você terá um “mapa” justamente para se lembrar e acessar a matéria com mais facilidade.

Como criar um mapa mental?
Você não precisa seguir uma regra rígida para criar mapa mental, mas existem algumas orientações que podem te guiar nesse processo.
A primeira coisa que você deve fazer é pegar uma folha em branco (pode ser uma folha sulfite A4), deixe virada na horizontal e coloque algum conteúdo bem marcante no centro. Faça desenhos, monte gráficos ou insira símbolos.
A partir desse ponto central, você desenvolverá o estudo e organizará as principais informações. É muito importante que você escolha bem o que vai representar sua ficha de estudos, pensando nas conexões feitas entre ele.
Outro ponto muito importante na construção do seu mapa mental é você decidir o que cada elemento representará. Tudo tem que ter sentido, com diferentes significados.
Por isso, tudo precisa ser muito bem pensado:
·       cores – cada uma delas deve “comunicar” algo;
·       formatos – a escolha de cada formato deve ser pensada para associar conteúdos. O retangular pode abordar aspectos políticos, enquanto o triangular diz respeito ao aspecto econômico;
·       setas – o tipo de seta também pode te deixar uma dica e criar conexões no mapa mental;
·       balõezinhos – a mesma lógica se aplica a cada balão.
Tudo precisa ter um motivo para você se lembrar. “O mapa mental é feito para você bater o olho e conseguir associar as informações”, explica Dimas.

É preciso ser criativo para fazer um mapa mental?
Você não precisa ser a pessoa mais criativa do mundo para se dar bem com esse método de estudo. O fundador da técnica, Tony Buzan, afirma em seu site oficial que fazer mapa mental é “muito fácil e intuitivo. Você só precisa de canetas coloridas e um pouco de imaginação”.
Por outro lado, precisamos alertá-lo de um detalhe. Se você pegar um modelo e tentar adaptar para todos os assuntos, pode não dar muito certo. Cada tema tem particularidades diferentes e seguir sempre o mesmo formato pode te confundir.
O importante é você deixar fluir e completar a sua ficha de estudos com o que for realmente pertinente.
Como desenhar um mapa mental: passo a passo
  1. Defina o tema central, ex: Geometria.
  2. Procure informações que envolvam o tema e leia bastante sobre os assuntos que você precisará colocar no mapa.
  3. Utilize cores, setas e desenhos. Esses elementos no mapa vão ajudar você a associar os assuntos e lembrar deles posteriormente.
  4. Use palavras-chave curtas para montar o fluxo do seu mapa, pois as grandes tiram o foco e podem confundir.
  5. Deixe a folha em formato paisagem. Isso ajuda as ideias a fluírem melhor.
  6. Comece desenhando no centro da folha, colocando o tema central e o envolvendo com algum elemento visual. Exemplo: um balão de ideia ou algum desenho que represente a palavra.
  7. Conecte as linhas de forma decrescente, ligando os maiores junto com os subtópicos e o tema central, e os assuntos mais específicos, com linhas menores, ligando nos subtópicos.
8.    Faça linhas com curvas. Desse modo, o cérebro terá mais facilidade de manter a atenção, já que linhas retas deixam a mente entediada com mais facilidade. Veja o exemplo:

9.    Por fim consulte-o sempre para não esquecer a linha de raciocínio. O cérebro precisa de um tempo para memorizar novas informações até que elas se tornem naturais.

Ferramentas para criar seu mapa mental online. 
Muita gente prefere papel e caneta, mas para quem é mais digital e gosta de ter tudo na tela do computador ou celular, separamos uma lista com algumas das melhores ferramentas para criar um mapa mental, desde que você primeiro confeccione à mão, o mapa mental, utilizando papel, canetas coloridas ou lápis para colorir.

É uma excelente ferramenta para criar mapas mentais. Apesar de o site ainda não estar 100% traduzido para o português, a maior parte já funciona no nosso idioma, além de que a plataforma é super intuitiva e visual. Você pode usar a versão gratuita ou contratar um dos planos oferecidos.

Também funciona no navegador, tem versão gratuita e paga. Eles ainda oferecem desconto para quem é estudante.
É uma ferramenta simples e prática, também possui versão gratuita. O único ponto negativo é que funciona apenas para iOS.

Quer criar um mapa mental para impressionar todo mundo? Com o canva você consegue desenhar um mapa super visual, digno de ir para a parede. Apesar do foco da ferramenta não ser a criação de mapas mentais, ele pode ser usado quando a intenção é fazer um especial e diferente. O uso da ferramenta é gratuito, você só precisará pagar se quiser usar alguns itens específicos.

É possível fazer mapa mental no Word? 
Sim, é possível. Na verdade, não existe restrição. Você pode fazer seu mapa mental online, pode fazer por aplicativo e pode, inclusive, fazer no Word, mas de preferência, em  fazer à mão.
O importante é você seguir o passo a passo, ver o que funciona melhor no seu caso e incorporar essa técnica de estudos.

Vantagens de estudar com um mapa mental
Em primeiro lugar, o mapa mental ajuda a memorizar e fixar os conceitos mais importantes. Em segundo, ele te ajuda a estabelecer as relações entre os temas.
É bom estudar utilizando mapas mentais?
É muito produtivo estudar com esse tipo de material, pois com o tempo, você pega o jeito de segmentar as informações e priorizar o que é mais importante.
É como se você montasse um sistema de busca na sua cabeça para ficar mais fácil de acessar.
Além disso, o mapa mental permite que você relacione informações de diferentes disciplinas. Isso significa que o resumo deixa de ser de uma matéria específica e torna-se a representação daquele tema. 
Agora, atenção: sabe por que isso é muito bom? Porque os processos seletivos estão apresentando cada vez mais questões interdisciplinares.

O mapa mental é suficiente para meus estudos?
Ele é uma ferramenta de estudo, é um complemento. Sua função é fixar termos mais importantes e gravar detalhes.
O interessante é você usar esse método como aliado de outras técnicas. Acreditamos nisso porque cada forma de estudo vai te ajudar em algum jeito.
Por isso, estimule seu cérebro das mais diferentes formas e garanta que o conteúdo estará gravado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada