quinta-feira, 19 de abril de 2018

Você sofre de nomofobia?

Desconforto de ficar longe do celular ou do computador

Origem do termo nomofobia

Essa palavra surgiu na Inglaterra como no-mobile ou, de maneira abreviada, no-mo que significa “sem celular". Por este motivo, a tradução para nomofobia.
A necessidade de se criarem palavras para explicar novos comportamentos pode ser analisada por dois pontos de vista: inegavelmente, o mundo está mudando, a tecnologia avançando e, consequentemente, novas atitudes e comportamentos surgem. Portanto, é necessário que as línguas e os vocabulários se adaptem às novas tendências e costumes. E é ótimo que isso aconteça!
Por outro lado, se analisarmos os significados desses novos termos, não restará dúvida sobre a gravidade dessas novas atitudes – que é a dependência cada vez maior em relação aos dispositivos tecnológicos.
As pessoas passam a trocar a convivência presencial pela companhia dos smartphones. E quando não se tem ou não se pode estar conectado, a angústia é gerada, criando uma sensação de estarmos incompletos, fora do mundo.

Internet e redes sociais: até que ponto estamos realmente acompanhados?
A facilidade da conexão trouxe a falsa percepção de se estar sempre acompanhado, mesmo quando se está sozinho. As pessoas, inclusive, passam a preferir ficar sozinhas, porque não sentem que estão, de fato, sozinhas.
Gostaria de convidar-los para uma reflexão: até que ponto as redes sociais representam, de fato, uma companhia? Será que as relações criadas virtualmente podem ser consideradas amizades? E, mais ainda, será que realmente nós não nos sentimos sozinhos ao substituir, em grande parte, as relações presenciais pelas relações virtuais?
Deixamos aqui os questionamentos e a reflexão com um único objetivo: de incentivar o uso da tecnologia, dos dispositivos e das redes sociais a nosso favor para, ao invés de deixarmos todos esses recursos nos dominarem, nós não perdermos nunca o controle sobre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada