quarta-feira, 28 de março de 2018

Projeto Neuroaprendizagem do Colégio Shalom

Projeto Neuroaprendizagem - Encontro com os pais

A ciência do cérebro e do comportamento aplicada à aprendizagem

27março2018 - Nesta terça-feira, a convite do diretor geral do Colégio Shalom, prof. Anderson Lima, do coordenador do Fundamental II e Ensino Médio, prof. Vanderson Batista e da coordenadora do Maternal e Fundamental I, profa. Teresa Cristina Diniz, tive a oportunidade de conversar com as famílias dos estudantes do Colégio Shalom a respeito das mais recentes descobertas da Neurociências.
O Projeto Neuroaprendizagem sustenta-se na tríade: professores, estudantes e famílias.
Ontem à noite conversamos a respeito da maneira correta de estudar e aprender para sempre, pois nas escolas do nosso país temos milhões de alunos e pouquíssimos estudantes. 
O modelo vigente estabelece a cultura de se estudar para as provas, para "tirar" nota e não para apreender. O problema da educação no Brasil, não está na falta de aulas, mas sim na falta de estudo.

A aplicação do Projeto Neuroaprendizagem visa eliminar três equívocos do sistema educacional: 
a) um grave: os alunos não sabem se comportar durante as aulas.
b) muito grave: os alunos odeiam ler. 
c) gravíssimo: os alunos deixam para estudar apenas na véspera das provas. 
A verdadeira missão de uma instituição de ensino é desenvolver ao máximo, a inteligência de seus alunos. 
As mais recentes descobertas da Neurociência deixam claro que, inteligência, talento e vocação são qualidades aprendidas, portanto ensinadas e estimuladas, só que de uma forma tão precoce, que as pessoas pensam que elas são inatas. 
Este Projeto Neuroaprendizagem pretende fornecer aos profissionais ligados à área da educação, aos estudantes e  às famílias, conhecimentos sobre os processamentos cerebrais envolvidos no ato de aprender, assim como os fatores que podem gerar transtornos da aprendizagem, tendo em vista sua aplicação prática, com ênfase nos contextos educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada