quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Lista de indicação para leitura.

Para começar 2017, separei uma lista de livros que quero ler e que me foram indicados por outros empreendedores e amigos. Espero que gostem:

Este livro fala sobre a história do início da Nike. Conhecido por ser um tanto misterioso, Phil Knight abre aqui a trajetória que o levou à criação da empresa e depois a uma revolução de branding que a transformou em uma das marcas mais lucrativas da história.
O começo do negócio foi parecido com o início da Samba. Recém saído da escola de administração, Phil pegou 50 dólares emprestados do pai e importou alguns tênis de corrida do Japão para revendê-los em Oregon, de onde era sua família. Vendendo os sapatos no porta malas do carro, ele conseguiu lucrar 8 mil dólares ao final do ano de 1963.
O objetivo de Phil era um: ele não queria trabalhar para outras companhias. Queria seu próprio negócio, não importava o esforço. Também queria que seu negócio fosse dinâmico e novo, não apenas mais um.
Ele conta que encontrou pelo caminho bancários hostis, concorrentes fortes e muita gente que não acreditava nele. Tudo isso só foi fortalecendo nele o desejo de ter sucesso e agora é um dos homens mais ricos do mundo (15º em 2013 segundo a Forbes). Essa história é base para um dos valores da SambaTech: sorte é o resultado de oportunidade e habilidade juntas.

O Google é a companhia que transformou a internet e se tornou indispensável nas nossas vidas. Quanto a isso não há dúvidas. O que este livro traz de diferente são os bastidores a que Steven Levy teve acesso.
Ele ganhou acesso praticamente irrestrito e investigou para o livro como isso aconteceu. Os leitores são levados para dentro do GooglePlex, que é como são chamados os escritórios e ficam sabendo o que se passa em uma das culturas mais consolidadas do mundo.
Inclusive, até esse ponto é questionado. Em meio a sessões de massagem, snacks gratuitos e até lavanderia, o Google se vê perdendo alguns talentos para startups em fases iniciais. Será que o gigante perdeu o tino da inovação e cultura organizacional?
O que achei mais interessante do ponto de vista do livro foi mostrar exatamente isso: nenhuma companhia é perfeita. É preciso muito esforço para manter uma cultura forte e seus funcionários felizes com o que fazem. Por isso, sempre questione seu mindset. Reflita sempre para continuar a frente do tempo.

São criados milhares de negócios no mundo todos os dias. Só nos EUA, em 2010, foram 565 mil. Cada um deles tem o objetivo de se tornar uma fonte de riquezas, ser disruptivo. Neste livro, David Kidder traz vários exemplos inspiradores.
Ele entrevistou 40 empreendedores, entre eles fundadores do PayPal, Flickr, TED, AOL e outras grandes companhias. Com base nessas experiências, ele cria um tipo de manual para quem está começando.
Em um capítulo específico, ele faz uma coisa que acho fantástica: te ensina a entender qual é a ideia certa, que serve para o seu caso específico. Afinal, não adianta nada tentar copiar os passos de outros sem saber se aquilo se aplica bem ao seu negócio.
Como a maioria das histórias é de empresas de tecnologia, recomendo mais para quem empreende ou quer empreender na área.

Se você quer comprar conselhos, escolha este aqui. O fundador da Virgin Records escreveu o livro para ser um manual bem despretensioso para quem quer melhorar suas habilidades de liderança.
Ele vai ensinar sobre ser inovador, liderar escutando o que os outros têm a dizer e como fazer o melhor: trabalhar com o que se gosta.
Também serve para quem é apenas curioso pela história de um dos empreendedores mais bem sucedidos da atualidade. Uma coisa interessante é que ele chegou à conclusão de que se tivesse frequentado a escola de administração, talvez não estivesse onde está. Tudo dependeu muito do próprio feeling, do desejo de se renovar e nunca seguir todas as regras.
Para se ter uma ideia, quando ele tinha 16 anos já empreendia. Sua primeira aposta foi uma revista chamada Student. Hoje, além da música, Branson também investe em outras áreas, como o transporte - seja terrestre, aéreo, marítimo ou até espacial.
Outro fato, desta vez sobre dress code: ele é contra gravatas. Sempre anda com uma tesoura para cortar a de quem se arriscar a usar dentro das suas companhias. Isso não é questão de “ditadura da moda” mas sim de reforçar a posição da cultura organizacional.

Drive - Daniel Pink
Este livro é a bíblia da motivação. Aqui, Daniel Pink investiga quais são as raízes do que nos move e mostra sua visão sobre como a motivação acontece.
Ele é contra a ideia de que para alguém ser motivado é preciso existir recompensas financeiras. Na verdade, para ele, é em o contrário disso. O que motiva o ser humano é um conjunto de três fatores: a necessidade de controlar seu próprio destino, a vontade de fazer algo que tenha significado e o desejo de se tornar o melhor no que é interessante para você.
Esqueça o jeito antigo, de motivar pela recompensa ou ameaçando penalizações. Isso só diminui a felicidade de quem trabalha com você. Pense só: se a recompensa fosse mesmo um fator para a motivação, como empresas de conteúdo colaborativo, como a Wikipedia, teriam nascido?
Para realmente executar um trabalho precisamos nos entender um pouco mais e saber quais são as paixões que nos movem.

Pense como um freak - Steven D. Levitt & Stephen J. Dubner
Depois de lançar os best sellers Freaknomics e Superfreakonomics, os escritores Steven D. Levitt & Stephen J. Dubner receberam cartas suplicando para que resolvessem problemas da humanidade, como a fome ou a obesidade.
A resposta foi este livro que é um manual subversivo de como resolver problemas. Aqui, o objetivo é se treinar para pensar nas questões sob outra luz - que à primeira vista pode parecer imoral.
Este livro me ajudou a reconhecer que não tenho todas as respostas. Por isso, preciso tentar me sentir um pouco mais livre para que pelo menos algumas opções apareçam. Ele também te lembra que não é porque você é bom em uma coisa que vai ser bom em tudo.
A natureza humana nos leva a ter opinião sobre tudo sem nem pensar muito. Mas de vez em quando é preciso ser humilde e admitir que é preciso ter novos aprendizados para criar determinados pensamentos. Basicamente, seja curioso como uma criança.
Se você tem um objetivo ou dilema, como tenho certeza que tem, procure ler este livro - e se possível os outros da série também.

O CEO da Zappos deixa bem claro neste livro que o principal foco é a cultura empresarial. Ele conta como conseguiu consolidar uma cultura forte que valoriza a felicidade dos colaboradores.
Um dos principais ensinamentos é que descobrir suas verdadeiras paixões facilita a tomada de decisões. Se você ama a sua companhia e decide que quer trabalhar com ela o máximo de tempo possível, não resta dúvidas de qual será a resposta quando alguém quiser comprá-la.
E uma outra ideia que mostra como Tony é acima de tudo uma pessoa bacana: esqueça o networking com o objetivo de fazer novos negócios. Concentre-se em fazer novas amizades, que vão servir para todas as áreas da vida.
E por último: tome cuidado com o crescimento muito acelerado. Ele pode comprometer as contratações da empresa, que podem ser equivocadas pela pressa. A cultura sai abalada quando isso acontece.

Running Lean - Ash Maurya
A febre que o Lean Startup, do Eric Ries, trouxe transformou ecossistemas de startups ao redor do mundo. Isso inclui o meu empreendimento também.
Ter um modelo de negócios enxuto virou palavra de ordem. O mercado entendeu o modelo enxuto como ideal para competir. Mas não posso mentir: a maioria das empresas não sabe exatamente o que significa isso e quais são as aplicações práticas.
Este livro é um manual que pretende acabar com esse problema. Explica, evitando mistérios e discursos rasos. Aqui, você consegue entender bem qual é o caminho a seguir, desde começar a jornada, entender o problema, definir a solução e fazer a validação.
Se você estava procurando uma explicação mais prática, recomendo muito.

Alguns dos livros que citei estão disponíveis no 12Minutos, do Diego Gomes. Lá, você acessa resumos e em 12 minutos pega os ensinamentos mais preciosos de cada obra.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada