sábado, 27 de abril de 2013

Vida de professor - Reportagem do Jornal Correio - 27/04/2013


Professor Jacaré leva os exemplos do cotidiano para sala de aula
Prof. Jacaré é paulista de Franca e chegou a Uberlândia em 1976
          Com a projeção de vídeos e imagens e a utilização de exemplos do cotidiano, o professor universitário Alírio Nogueira Júnior, conhecido como Jacaré, prende a atenção dos alunos de Administração e Marketing. A técnica é uma adaptação das aulas que o ex-estudante de Engenharia Elétrica e mestre em Gestão e Estratégias em Negócios ministrava para estudantes de ensino médio e cursinho, entre 1977 e 2003, quando dava aula de Física.
         Entre as estratégias utilizadas para lecionar para alunos do 2º grau estão as aulas interativas. Segundo Jacaré, para despertar o interesse dos alunos pela Física, ele buscava aplicar os conceitos teóricos na prática para que os alunos vissem. “Quando eu tinha que ensinar sobre massa, aceleração e atrito, por exemplo, eu levava carrinhos ou bolinhas de gude para os alunos. A gente sentava no chão e eles iam testando o que acontecia em uma colisão, conforme variávamos a velocidade”, disse.
         Outra técnica que o professor adotava, principalmente nas turmas de cursinho, era a utilização de cores na explicação de fórmulas. “Para escrever as formas no quadro, eu padronizava cada grandeza física com uma cor de giz. Assim, os alunos relacionavam a cor com o significado e memorizavam a fórmula mais facilmente”, afirmou Jacaré.
          Para os alunos de graduação, Jacaré ministrava técnicas um pouco diferentes. “Para o curso superior, dou aulas de Marketing e Gestão de Pessoas e consigo utilizar a tecnologia a meu favor. Projeto slides, mas uso como apoio para as aulas. Coloco imagens e palavras-chave, para não cansar nem sobrecarregar os alunos”, disse.
         Ao longo dos 35 anos de profissão, Jacaré atuou como diretor e gestor acadêmico de cursos de ensino médio e ensino superior em dez instituições da cidade. Hoje, Alírio Nogueira é assessor da diretoria de uma faculdade particular na cidade e atua como professor de 
Marketing em diversos cursos de educação superior.
Apelido surgiu durante as aulas
         Paulista da cidade de Franca, Alírio Nogueira chegou a Uberlândia em 1976, para estudar Engenharia Elétrica na UFU. No ano seguinte, o recém-ingressante do ensino superior foi convidado para lecionar Física para alunos de ensino médio de um colégio particular na cidade. Desde então, não abandonou mais a sala de aula. Em 1978, teve de deixar a Faculdade de Engenharia para trabalhar, mas continuou com o emprego de professor de Física até 2005, quando passou a ser diretor de uma escola particular. Dentro das aulas, surgiu o apelido. “Eu não sabia o nome dos alunos, chamava todo mundo de jacaré. Acabei incorporando o apelido”, disse.
          Além das turmas de ensino médio e de curso preparatório para vestibular, Jacaré é professor universitário desde 1990. No curso superior, ele leciona disciplinas relacionadas a Marketing e Gestão de Pessoas, habilitação adquirida após ter se formado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrado em Gestão Estratégia e Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
          Com a popularidade, o professor ganhou até um espaço nas rádios locais para fazer a cobertura dos vestibulares da UFU, com direito a jingle personalizado: "jaca, jaca, jacaréééé!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada