segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O varejo se reinventa.


     Queremos sempre um celular melhor, um carro maior, um sapato novo, um aplicativo para tablet diferente (como se já não se bastassem os milhões que já temos), uma roupa especial, uma TV nova (como não pensei nisto antes!), um emprego mais descolado, um esporte mais radical, um novo amigo virtual, uma nova rede social, uma coisa… sei lá… não sabemos explicar este vazio instalado dentro da gente. Enfim, queremos sempre o que não temos.
     Os tempos modernos nos trouxeram a insatisfação com o que possuímos e a urgência do novo – porque quando compramos aquela TV especial, na semana seguinte a mídia lança um modelo mais descolado, mais moderno, com recursos ultra diferentes e, o que é pior, mais barata. Daí já temos aquela sensação: putz!?, por que não esperei uma semana?
     Então não importa o que temos, mas sim, o que iremos ter. O novo comportamento de compra não vive o presente, mas a expectativa do futuro.
     Interessante, não? Então olhem só o que as grandes marcas fizeram de olho neste comportamento do consumidor:
1.            Agora é moda criar edições limitadas! Esta semana vi a Edição Limitada da Havainas da década de 60 pela bagatela de R$ 50,00. Isto sim é agregar valor e satisfazer o desejo de ter o que ninguém mais tem.
2.            Tem setores inovando pra valer, já que não é para termos por muito tempo…
QUE TAL ALUGAR?
            
– a Bag Borrow Steal aluga bolsas de grife por tempo determinado, já pensou em uma bolsa nova por mês?
            
– a Stop Gap Sofas aluga sofás por 3 semanas para quem está em fase de mudança.
            
– a Lüette Leihen aluga kits de roupas de bebê, que você vai renovando conforme a criança cresce. No Brasil este seria um negócio e tanto!

           – Rent a Garden aluga jardins, plantas e adereços para, por exemplo, valorizar sua casa na hora da venda.
            É o varejo se reinventando!

Texto: Valéria Gonçalves

Fonte: Desejos contemporâneos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada