segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Planejar é preciso

"Se 31 de dezembro é o Dia Internacional dos Propósitos, o dia 1 de janeiro é o Dia do Esquecimento". Foi o que afirmou o palestrante e especialista em desenvolvimento humano Eduardo Shinyashiki.

Ele defende que, para começar a ter uma vida profissional regrada e planejada, é necessário começar desde já, ou seja, assim que terminar a leitura desse texto.
O pressuposto é que a falta de planejamento implica em perda de tempo e isso pode resultar em males diversos quando o assunto é vida profissional, desde o desperdício de oportunidades até as finanças. "É como se a pessoa ficasse andando à toa, trabalhando sem objetivo, assumindo o risco de tornar a própria atividade uma ação repetitiva, sem criatividade e sem objetivos fixos", diz Shinyashiki.
Quando o assunto é administração de empresas, a tendência é a mesma. O empresário perde tempo ao assumir em excesso tarefas não planejadas e, no final, acaba sendo superado pela concorrência. Para ele, "no momento em que o empreendedor não otimiza os seus recursos, eles não vão estar disponíveis quando for necessário. Quando ele perceber que perdeu tempo, o concorrente já ocupou o espaço".
Shinyashiki acredita que existem seis etapas para quem pretende fazer um planejamento profissional:
1. Definir o resultado que espera, ou que disciplina pretende adotar para atingir tais resultados, já que planejamento é algo contínuo;
2. O que é preciso fazer ou aprender para se chegar ao patamar esperado;
3. Quem ou o quê pode ajudar durante esse processo. Um desconto especial na mensalidade do curso, um amigo que domine o idioma estrangeiro que você precisa aprender; tudo isso é válido;
4. Assuma a responsabilidade pelo que está acontecendo e não durante a execução do planejamento. Não adianta reclamar, dizer que estava errado desde o começo e querer desistir. É preciso rever os erros e buscar corrigi-los;
5. Cumpra os compromissos assumidos. Recomeçar é mais complicado do que continuar. Além disso, às vezes somos mais comprometidos com outras pessoas do que conosco, mas, nesse caso, é fundamental que se mantenha os compromissos firmados consigo mesmo;
6. Faça ajustes, aprenda a negociar para atingir os objetivos mais rapidamente, mas nunca negocie 'para menos'.
Shinyashiki também lembra que o excesso de atividades 'urgentes' no nosso dia-a-dia não é desculpa para esquecer o planejamento ou achar que isso é algo 'congelado' e pouco dinâmico. Quando as situações imprevisíveis são antecipadas com o preparo profissional, fica mais fácil superá-las.
"Quando vem uma 'onda' inesperada, ela vai exigir de mim os pontos fortes, não os fracos, embora estes também fiquem expostos após o enfrentamento da situação. Na próxima onda, os pontos outrora fracos estarão fortalecidos. Não podemos permitir que situações imprevisíveis adquiram proporções maiores do que elas realmente têm. Ao invés de ficar se criticando pelas suas fraquezas, assuma o compromisso de fortalecer seus pontos fracos", destacou o especialista.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Turma de Pós-graduação da Faculdade Católica de Uberlândia

A convite do prof. Me. Gustavo Gastardelli, coordenador da pós-graduação da Faculdade Católica de Uberlândia tive o privilégio de iniciar hoje (16/novembro), o módulo Gestão de Carreira e Marketing Pessoal, para os acadêmicos da pós em Gestão Organizacional e Desenvolvimento de Talentos Humanos da Faculdade Católica de Uberlândia.
Uma turma de formação muito diversificada, desde psicólogas, turismólogas, pedagogas, assistentes socias, tecnólogos em agronegócios e claro, administradoras e administradores.
Encanta-me ter a oportunidade de poder vivenciar experiência tão rica.
Quero registrar aqui o meu agradecimento a todos pela forma carinhosa com que me recepcionaram.
"Deus lhes pague".
Confira abaixo a foto da turma:

Os melhores livros de 2010

A lista dos melhores livros lançados em 2010, segundo Ricardo Jordão Magalhães, do site www.bizrevolution.com.br, que sumarizam de alguma maneira as principais ideias de negócios no momento: Gestão de Pessoas, Redes Sociais, Marketing Boca-a-Boca, Equipes de Trabalho & Burocracia, Empreendedorismo, Reinvenção da Propaganda, Tecnologia & Inovação, Educação, Preços e Novos Modelos de Negócios.

1. Drive, de Daniel Pink. O livro foi lançado no dia do meu aniversário, 29 de Dezembro de 2009, e mostra o resultado de diferentes estudos sobre o que motiva uma pessoa. O livro é sensacional, e provavelmente o melhor livro de 2010. Se você é lider, e está querendo saber como motivar os seus funcionários, você precisa ler DRIVE. As descobertas do livro são óbvias - as pessoas querem AUTONOMIA, MELHORAR naquilo que fazem, e ser PARTE DE ALGO MAIOR, (está difícil encontrar um livro que fala sobre algo que você NUNCA ouviu falar). Ainda assim, DRIVE é fascinante por organizar as idéias sobre motivação das pessoas. Imperdível!

2. Linchpin, de Seth Godin. Provavelmente o seu último livro. Em meados de 2010 Godin publicou um post em seu blog dizendo que nunca mais irá publicar um livro por conta das novas facilidades de distribuição de conteúdo que estão aí. Vamos ver. Linchpin fala sobre o que você tem que fazer para se tornar indispensável no trabalho. “Não existe mais nenhuma posição de trabalho onde alguém consiga dizer com precisão o que você tem que fazer”. Você, eu, ele, todos nós estamos por conta própria. Godin, como Pink, falam sobre a importância de deixar de tratar os funcionários como se fossem trabalhadores de uma fábrica. “Ninguém deve esperar o chefe dizer o que tem que fazer; para se tornar indispensável você precisa ter iniciativa e traçar o seu próprio caminho”. Ok, nada de novo, mas bacana para reforçar conceitos adormecidos dentro de todos nós.

3. Rework, de Jason Fried. Empreendedor fundador da 37 Signals. Rework é o livro mais badalado de 2010 nos EUA. A 37 Signals é uma pequena empresa americana de 16 funcionários e 5 milhões de clientes. Amplamente cultuada lá fora, todos aguardavam com grande ansiedade pelo lançamento desse livro. Para surpresa dos críticos e alegria dos clientes, o livro superou todas as expectativas. Rework é muito bacana; uma espécie de manifesto em pró dos conceitos de gestão de pessoas lançados pelo DRIVE do Pink, e colocados em prático pelo próprio Fried na 37 Signals. O único desafio é: como aplicar os conceitos liberais da 37 Signals em uma empresa que não tem nada de 37 Signals? Respostas em um próximo livro.

4. The Mom and Pop Store, de Robert Spector. Eu sempre estou a caça de livros que falam sobre pequenos negócios. The Mom and Pop é o livro do ano quando o assunto são pequenas empresas que sobreviveram ao ataque das grandes empresas. Apaixonado, emocionante, pessoal, o livro conta a história de diferentes pequenas empresas americanas e como elas enfrentaram a concorrência matadora de uma Walmart, BestBuy, Target entre outras. Imperdível!

5. The Last Lion of Baseball, de Bill Madden. O livro conta a biografia fantástica de George Steinbrenner, o ex-presidente do New York Yankees que revolucionou o universo do baseball nas últimas décadas. Steinbrenner veio a falecer em Julho de 2010. Você não precisa gosta de baseball para gostar desse livro. Se você gosta de histórias de pessoas que se fizeram sozinhas, e construíram impérios, ou reconstruíram marcas famosas, você vai amar esse livro. Steinbrenner é um exemplo de um líder “durão” que ia até as últimas consequências para conseguir atingir os seus objetivos. Amado e odiado, o cara revolucionou o mundo dos esportes. A biografia do ano!

6. Brains on Fire, de Robbin Phillips. O marketing boca-a-boca e o marketing viral estão na crista da onda. Todo mundo tá louco para saber como fazer barulho com pouco dinheiro, ou como espalhar uma mensagem rapidamente pela internet. Brains on Fire é o melhor livro do ano sobre marketing viral. A autora não é conhecida, os cases que ela destrincha no livro também não, e sua filosofia sobre como fazer isso tudo acontecer menos ainda. Fantástico e imperdível.

Obs: Todos os livros citados aqui terão o seu resumo disponível dentro da BIZREVOLUTION PREMIUM, visite www.bizrevolutionpremium.com.br.

7. Hacking Work, de Bell Jensen. Rework é rebelde, mas Hacking Work é ainda mais. O trabalho como existe hoje é chato demais para a grande maioria das pessoas. Se você quer virar algo melhor do que um zumbi, precisa virar a mesa, se rebelar contra o sistema, mostrar iniciativa para mudar as coisas. Nesse livro, os autores mostram como hackear o sistema burocrático da sua empresa para fazer as coisas acontecerem. Mais um livro maluco que procura avisar as pessoas sobre uma nova e necessária maneira de trabalhar.

8. Switch, dos irmãos Chip Heath e Dan Heath. O livro fala sobre como mudar as coisas quando as coisas são realmente difíceis de mudar. As pessoas não mudam, ok, mas o livro procura mostrar um caminho muito prático sobre como mudar as pessoas mesmo quando elas não querem ser mudadas. O livro está cheio de exemplos práticos e histórias fascinantes que vão reenergizá-lo para voltar a carga nas mudanças que você quer tanto fazer.

9. SmartPricing, de Zagmohan e Zhang. Esse é o melhor livro sobre Preços que foi lançado em 2010. Ultra prático, e feito para executivos que não gostam muito de falar sobre preços, SmartPricing mostra como colocar em prática os mais modernos conceitos sobre preços da atualidade. O modelo de preços da Google e da Priceline são dissecados no livro.

10. DIY U, de Anya Kamenetz. DIY U é um livro revolucionário sobre educação. Além de mostrar diferentes estudos que provam que o sistema de educação atual está completamente falido, Kamenetz mostra as suas ideias radicais para um novo sistema de educação. “Todos sabem que precisamos mudar tudo, mas nenhuma geração quer experimentar o novo”. Leitura indispensável para educadores e todos aqueles envolvidos com educação de pessoas em todos os níveis.

11. AdLand, de James Othmer. A essa altura do campeonato você já deve ter percebido que a indústria da propaganda está quebrada. A única coisa que a mantêm de pé são os próprios alicerces (agência, veículos, marketeiros) que dependem dela e portanto fazem de tudo para tirá-la da UTI. AdLand é um livro sobre propaganda que procura mostrar saídas para o buraco em que todos os publicitários se meteram.

12. Where Good Ideas Come From, de Steven Johnson. Um fantástico livro sobre a história da inovação desde o início dos tempos. O livro procura mostrar que as maiores inovações da história da humanidade são consequências das interações sociais que os seus inventores tiveram. Quanto mais social você for, mais próximo da “próxima grande coisa” você estará. Um livro excelente para abrir a cabeça dos chefes que pensam que as redes sociais não servem para nada. A leitura social do ano! Como todos os livros, igualmente imperdível.

13. The Accidental Billionaires, de Ben Mezrich. Recentemente lançado no Brasil com o nome de Bilionários por Acaso, o livro conta a história dos bastidores da criação da Facebook. Dia 3 de Dezembro estréia THE SOCIAL NETWORK, o filme baseado no livro. Portanto, corra para ler o livro! O filme é sensacional, o livro é bacana. A fundação da Facebook é muito doida. Mark Zuckerberg, fundador da Facebook, é um moleque ultra ambicioso que faz de tudo para fazer a ideia virar, inclusive passar a perna no seu sócio fundador, o Eduardo Saverin - que inclusive é brasileiro. Você sabia que cara que bancou a Facebook no início é um brasileiro? Então leia o livro e confira.

14. The Corporate Lattice, de Cathleen Benko. Se você trabalha nas grandes corporations e está procurando por um livro para aprender a lidar com o seu atual sentimento de estagnação na carreira, eu recomendo The Corporate Lattice. O livro procura mostrar que a ladeira tradicional de crescimento em uma empresa não é mais o único caminho para você desenvolver o seu talento, e se sentir recompensado. Estar envolvido com diferentes grupos de trabalho é muito mais importante do que ter apenas poder. O mundo mudou, e vai mudar cada vez mais. Leitura fantástica para todos aqueles que almoçam todos os dias com um crachá pendurado no pescoço.

15. Marketing Lessons from Greatful Dead, de David Meerman Scott. Greatful Dead é uma banda de rock americana incrivelmente cultuada nos EUA. A sua maneira única de tocar, se relacionar com o público, divulgar o seu trabalho, são excelentes lições sobre como fazer marketing boca-a-boca. O livro é curto, mas fascinante. Eu diria que é o melhor livro sobre marketing de rock que eu já li. Fantástico!

16. Mesh, de Lisa Gansky. “O futuro dos negócios é compartilhar”, finalmente, com o advento das redes sociais, nós vemos o crescimento exponencial do conceito de compartilhar as coisas. Hoje em dia, 85% dos novos produtos lançados no mercado morrem antes de completar 1 ou 2 anos de vida. Isso acontece porque os produtores criam novos produtos a partir das suas próprias cabeças, sem sequer consultar o cliente sobre suas reais necessidades. Mesh defende a ideia de unirmos compradores e vendedores para juntos criarmos produtos que serão mais aceitos pelo mercado. Uma idéia arrojada, que começa a fazer sentido cada vez mais.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CEO Forum 2010 - "Repensando o Futuro"

Participei ontem, 11 de novembro de 2010, do Forum CEO - 2010, promovido pela Amcham - Uberlândia, na UNIALGAR.

Na foto: Luiz Alberto Garcia, Presidente da ALGAR, Christina Carvalho Pinto, CEO da FULL JAZZ Comunicação e eu.

A palestra de abertura foi proferida pelo presidente do BDMG, Paulo Paiva, com o tema: "O Brasil pós-crise e pós-Lula".
Vou tentar resumir o que foi tratado, numa frase proferida, em outubro último, pelo economista egípicio Mohamed El-Erian: "A guerra foi ganha, mas a paz não foi conquistada."
No 1º Painel: "CEO inovador" falou o diretor da regional em Minas Gerais dos CORREIOS, Fernando Miranda Gonçalves, destacando os três pilares para o sucesso de um empreendimento: Negócios, Responsabilidade Social e Clima Organizacional.
Na sequência, fez uso da palavra o Diretor Coorporativo da ASAMAR PARTICIPAÇÕES S.A., o Eng. Sergio Cavaliere. O tema foi: "Gestão baseada em valores".
Com muita lucidez e consistência deixou claro que estamos vivendo uma mudança de época e não uma época de mudança. Na realidade é o esgotamento do modelo atual.
A velocidade das transformações nos faz acreditar que o futuro está vindo ao nosso encontro.
Enfim...O mundo mudou!!!
O 2ºPainel iniciou-se com a brilhante participação da CEO da FULL JAZZ, Maria Christina Cavalho Pinto, que com uma única pergunta deixou a platéia procurando pela resposta. Ela quis saber dos presentes:
"Quem é o nosso Cliente"?.
Esse painel foi encerrado com a participação do CEO do Sistema Integrado MARTINS, o Adm. Walter Faria, abordando o tema: "Os desafios do setor Serviços".

Na foto: Fernando Miranda, Diretor da Regional M.G. dos CORREIOS, Walter Faria, CEO do Sistema Integrado MARTINS, Christina Carvalho Pinto, CEO da FULL JAZZ Comunicação e eu.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Saber viver sem ser reconhecido


Um fazendeiro colecionava cavalos e só faltava uma determinada raça.
Um dia ele descobriu que seu vizinho tinha este determinado cavalo. Assim, ele atazanou seu vizinho até conseguir comprá-lo. Um mês depois o cavalo adoeceu, e ele chamou o veterinário que disse:
- Bem, seu cavalo está com uma virose, é preciso tomar este medicamento durante três dias. No 3º dia eu retornarei e caso ele não esteja melhor será necessário sacrificá-lo.
Neste momento, o porco escutava a conversa.
No dia seguinte, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou do cavalo e disse:
-Força amigo, levanta daí senão será sacrificado!!!.
No segundo dia, deram o medicamento e foram embora. O porco se aproximou novamente e disse:
- Vamos lá amigão, levanta senão você vai morrer!
Vamos lá, eu te ajudo levantar.
Upa! Um, dois, três...
No terceiro dia, deram o medicamento e o veterinário disse:
- Infelizmente vamos ter que sacrificá-lo amanhã, pois a virose pode contaminar os outros cavalos.
Quando foram embora, o porco se aproximou do cavalo e disse:
- Cara é agora ou nunca! Levanta logo, upa! Coragem! Vamos, vamos! Upa! Upa! Isso, devagar! Ótimo, vamos, um, dois, três, legal, legal, agora mais depressa, vai....fantástico! Corre, corre mais! Upa! Upa! Upa! Você venceu campeão!!!.
Então, de repente o dono chegou, viu o cavalo correndo no campo e gritou:
- Milagre!!! O cavalo melhorou isso merece uma festança!
Vamos matar o porco!

Aprendizado
Isso acontece com frequência no ambiente de trabalho. Ninguém percebe qual é o funcionário que realmente tem mérito pelo sucesso, ou que está dando o suporte para que as coisas aconteçam.

SABER VIVER SEM SER RECONHECIDO É UMA ARTE!

PROCURE SER UMA PESSOA DE VALOR, AO INVÉS DE UMA PESSOA DE SUCESSO!

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada