Como aprendemos?
Uma onda de livros best-sellers mais recentes anunciou um segredo supostamente surpreendente para o sucesso, tanto na escola como na vida. É chamado de trabalho árduo. Em “Outliers”, um frequentador recorrente das listas de best-sellers desde que foi publicado em 2008, Malcolm Gladwell nos assegurou que o talento e a inteligência importam pouco, mas que 10.000 horas de prática no tema escolhido é tudo para se tornar um grande mestre de xadrez, Bill Gates ou uma estrela do rock tão bem-sucedida quanto os Beatles. Mas Como Aprendemos começou a mudar isso.
Tomar essa mensagem de poder para um nível de intensidade histérica de Jillian Michaels foi o “Hino de Batalha da Mãe do Tigre” de Amy Chua (2011). Uma abordagem similar, mais suave, veio de Paul Tough, em “How Children Succeed” (2012), que descreveu os benefícios da garra e do caráter – a capacidade de superar e aprender com o fracasso. Em 2013, Amanda Ripley falou em “The Smartest Kids in the World”, mostrando o porquê estudantes em países como a Coréia do Sul se apresentam tão bem: porque estudam muito.
Agora vem o contra-ataque inevitável contra esses fornecedores da escola do trabalho duro. Em “Como aprendemos”, Benedict Carey nos diz para pegar leve, dar uma pausa, dormir uma boa noite de sono e parar o martírio. Em vez de bater nossos cérebros em submissão por meio de 10.000 horas de trabalho árduo, precisamos estudar de maneira mais inteligente, não mais pesada.
Quem é Benedict Carey?
Carey, um repórter de ciência do New York Times, começa seu livro com uma confissão: ele já foi um trabalhador árduo. Como aqueles alunos do ensino médio na Coréia do Sul, ele era “o garoto que suava os detalhes, que faziam cartões e palavras chave. “Então, depois de ser rejeitado por todas, exceto uma das faculdades a que ele havia se inscrito, e largando o curso após um ano. “Eu perdi meu controle “, ele escreve. “Eu parei de correr”.
A abordagem mais suave, a que ele se refere com brincadeira, funcionou bem o suficiente para que ele eventualmente obtivesse graduação em matemática e jornalismo antes de entrar no The Times em 2004. Agora ele se dedicou para descobrir o a base científica sobre como a aprendizagem realmente ocorre, e como podemos aproveitar ao máximo as tendências naturais do nosso cérebro: uma soneca não é apenas uma hora ou duas do tempo de estudo perdido; o sono realmente aumenta a aprendizagem.
Sonhar acordado e se distrair são boas maneiras de gerar soluções criativas para problemas difíceis. A quebra dos tempos de estudo ao longo dos dias e semanas supera os limites, mesmo quando o tempo total de estudo é o mesmo. E misturar o seu ambiente, tentando um novo café ou música nova em seus fones de ouvido, funciona melhor do que estudar numa mesa de uma biblioteca qualquer.
Como é o livro “Como Aprendemos”?
Tudo isso faz com que a leitura seja atrativa. Depois de uma introdução promissora, Carey justifica a maioria dos seus pontos. Infelizmente, narrativas fortes, cenários, personalidades e observações detalhadas são as bases em que os dados e estudos estatísticos caminham nos melhores livros científicos.
Algumas dessas ideias, além disso, já são bem conhecidas e amplamente aplicadas. Realmente precisamos de estudos randomizados e controlados por placebo para nos dizer que tirar pausas, dormir bem e deixar as ideias fluírem são melhores que se torturar durante 48 horas direto nas asas de Provigil (remédio para ficar mais tempo acordado) ?
Quais são as pílulas de sabedoria do livro?
§ A ciência do aprendizado é, no seu núcleo, um estudo do músculo mental que faz o trabalho de como gerenciar as visões, os sons e os aromas da vida diária.
§ A teoria de que a memória estava uniformemente distribuída estava errada. O cérebro tinha áreas específicas que tratavam diferentes tipos de formação de memória.
§ O cérebro não armazena fatos, ideias e experiências como o faz um computador. Incorpora-os em redes de percepções, fatos e pensamentos, combinações ligeiramente diferentes.
§ Apenas a memória recuperada não substitui a anterior, mas se entrelaça e se sobrepõe com ela. Nada está completamente perdido, mas o rastreamento da memória está alterado e para sempre.
§ Usar nossa memória, a muda.
§ Se aprender é construir habilidades e conhecimentos, o esquecimento é perder algo que foi adquirido. Parece ser o inimigo de aprender, mas há muitas coisas para esquecer também.
§ Esquecer é o filtro de spam mais sofisticado da natureza. É o que permite que o cérebro se concentre, permitindo que os fatos mais procurados venham à mente. Isso funciona para bloquear informações de distração e para limpar a desordem inútil.
§ “Se nós lembrássemos de tudo, na maioria das vezes estaríamos tão doentes como se não nos lembrássemos de nada.” – William James, psicólogo americano do século XIX
§ Com um pouco de esquecimento, você obtém benefícios de estudos adicionais que fortalecem a aprendizagem, como um músculo exercitado.
§ Toda memória tem dois pontos fortes: a força de armazenamento e a força de recuperação.
§ A força de armazenamento é a medida de quão bem aprendido o assunto foi. Ele cresce constantemente com o estudo, e mais acentuadamente com o uso.
§ Por outro lado, a força de recuperação é uma medida de quão facilmente um pedaço de informação vem à mente. Isso também aumenta com o estudo e uso. No entanto, ele cai rapidamente sem reforço, e sua capacidade é relativamente pequena.
§ O cérebro desenvolveu este sistema por uma boa razão. Em sua juventude nômade, o cérebro estava continuamente atualizando seu mapa mental para se adaptar à mudança de clima, terreno e predadores. A força de recuperação evoluiu para atualizar informações rapidamente, mantendo os detalhes mais relevantes a mão. Enquanto a força de armazenamento evoluiu para que truques antigos pudessem ser reutilizados rapidamente, se necessário.
§ Dificuldade desejável: quanto mais difícil seu cérebro tiver que trabalhar para recuperar uma memória, maior o aumento da aprendizagem.
§ O ambiente que praticamos torna-se o gatilho quando estamos realizando. Aprender – praticar e estudar – no mesmo ambiente é mais fácil ao longo do tempo, enquanto aprender em um ambiente e contexto diferentes nos expõe a uma gama mais ampla de gatilhos mentais.
§ Como não podemos prever o contexto em que temos que realizar, melhoramos as circunstâncias em que nos preparamos.
§ Espalhar e variar o contexto melhora drasticamente nossa aprendizagem.
§ O teste não é igual ao estudo. Na verdade, o teste é maior que o estudo.
§ O autoexame é mais efetivo do que a aprendizagem direta, porque quando recuperamos um fato com sucesso, então o re-armazenamos de maneira diferente do que antes. Não só o nível de armazenamento aumentou, a própria memória possui conexões novas e diferentes.
§ O ato de adivinhar envolveu sua mente de forma diferente e mais exigente do que a memorização direta, aprofundando a impressão das respostas corretas.
§ Afastar-se de um problema não resolvido para um cérebro não significa que o cérebro desistiu, mas o colocou no modo de incubação para resolver o problema com a mente subconsciente.
§ Existem duas operações mentais que ajudam a incubação, pegar pistas do meio ambiente e quebrar suposições fixas.
§ Ter um objetivo em primeiro lugar sintoniza nossas percepções para cumpri-lo, e o ajuste do som determina, até certo ponto, onde olhamos e o que observamos.
§ Comece a trabalhar no grande projeto o mais rápido possível e pare quando ficar preso, isso não é desistir, mas digerir.
§ Todos precisamos de uma certa quantidade de prática repetitiva, mas a repetição cria uma ilusão poderosa. Em vez disso, misture sua aprendizagem para criar a intercalação. Intercalar é, essencialmente, preparar o cérebro para o inesperado.
§ A prática mista não apenas cria destreza geral e pronta discriminação de ação. Isso ajuda a nos preparar para as curvas da vida, literais e figurativas.
§ O aprendizado perceptivo é ativo e automático, não é necessário reforço externo ou ajuda. Nós, é claro, devemos prestar atenção, mas não precisamos ativá-la ou sintonizá-la. É autocorrigido e funciona para encontrar as assinaturas perceptivas mais críticas e filtrar o resto.
§ O sono desempenha um papel crítico ao marcar e armazenar memórias importantes, intelectuais e físicas.
§ Estágios do sono: o estágio 1 é consolidar memórias (frequentemente atadas com períodos semelhantes a REM); REM é um estágio que ajuda a incorporação e a interpretação de memórias carregadas emocionalmente; O estágio 2 é o estágio mais crítico para o aprendizado motor; Os estágios 3 e 4 geralmente agrupados como sono lento ou profundo são importantes para consolidação de memória declarativa.
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