segunda-feira, 10 de maio de 2021

Aluno não quer dizer ‘sem luz’. Sem luz é quem diz isso.


     Qual é a origem da palavra aluno?

    Reproduzo-o aqui porque, com sua marra politicamente correta, ele dá uma boa ideia da razão pela qual essa velha e furadíssima lenda etimológica tem vivido um momento de ouro nos últimos anos, circulando pela internet – inclusive em sites supostamente respeitáveis – em formulações parecidas com esta, que transcrevo de forma literal:

    "Aluno é uma palavra de origem latina que significa SEM LUZ. Pedagogicamente não deve ser mais utilizada, pois, segundo Paulo Freire, toda criança traz consigo uma bagagem, portanto ela não é um papel em branco onde o professor irá escrever novos conteúdos". 

    Não é nada disso. Aluno veio do latim alumnus, “criança de peito, lactente, menino” e, por extensão de sentido, “discípulo”. O verbo ao qual se liga é alere, “fazer aumentar, nutrir, alimentar”.     

    Uma consulta simples a qualquer dicionário etimológico resolveria a questão. 

    Curiosamente, isso parece estar fora do alcance de muita gente envolvida em atividades pedagógicas, campo em que a asneira tem vicejado. O fermento que nutre a desinformação é ideológico: a falsa etimologia, afinal, denunciaria a visão estreita da pedagogia que se recusa a ver o estudante como um igual do professor, alguém que tem tanto a ensinar quanto a aprender, coisa e tal. 

    O irônico é que, com professores assim, isso acaba sendo verdade, ainda que pelas razões erradas. 

    Por falar em professor, a origem da palavra professor vem do latim “professus”, que significa “aquele que declarou em público”. Ela nasceu do verbo “profitare”, professar em português, ou seja, “declarar publicamente ou afirmar perante todos”. Os primeiros registros escritos da palavra são do século XIV na Inglaterra.

Uma outra curiosidade é que ela tem a mesma raiz etimológica que “profissão”. E isso não acontece por acaso! Professor é a primeira das profissões, já que todas as outras só podem existir quando há professores para ensiná-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada