quarta-feira, 26 de maio de 2021

Repetição Espaçada … memorizar e aprender mais rápido


 Um aprendizado ativo com repetições espaçadas reduz o esquecimento e aumenta a velocidade da aprendizagem!

Curva do Esquecimento

Como o aprendizado é afetado pelo conhecimento e compreensão anteriores?
Em 1885 o filósofo Hermann Ebbinghaus buscava responder essa pergunta …

·       A resposta a essa pergunta resultou na famosa Curva do Esquecimento que mostra como as informações são perdidas ao longo do tempo quando não há tentativa de retê-las na memória de longo prazo.

·       A maior parte do esquecimento se produz nos primeiros momentos logo após o processo de aprendizagem … a decadência é significativa durante a primeira hora … após 20 minutos retemos 58% das informações (o declínio mais acentuado!) … em 1 hora a retenção cai para 44% … em 24 h para 33% … após 24 h a curva fica nivelada … caso não haja uma revisão, após 1 mês, restará apenas 20% de informação retida.

·       A velocidade do esquecimento depende de vários fatores, tais como, dificuldade, significância do assunto, forma de representação, fatores fisiológicos, como estresse e sono … esse esquecimento não é por falta de qualidade da leitura … ele é normal! … se não reutilizamos as informações, o nosso cérebro “deleta” ou “perde o acesso”.

·       A repetição no aprendizado aumenta o intervalo ideal antes da próxima repetição ser necessária … retenções quase perfeitas podem exigir repetições iniciais diárias, mas depois podem ser feitas depois de anos. 

·       aprendizado mais ativo inteligente reduz o esquecimento …leitura ativa, anotaçõesresumosmnemônicosmapas mentaismapas conceituais e prática deliberada 

Qual a vantagem do Esquecimento?

O esquecimento fisiológico da memória a faz mais adaptativa, eficiente, econômica, gerenciável, organizada e segura.

·       Pesquisas revelam que apagar informações irrelevantes ajuda o cérebro a se concentrar em aspectos mais importantes e que possam ajudar na tomada de decisões do dia a dia. 

·       Lembrar e Esquecer são os dois lados de uma mesma moeda … lembrar é como avisamos para o nosso cérebro o que é importante e esquecer é a maneira como nosso cérebro seleciona as memórias mais importantes.

·       Se lembrássemos de tudo o que já ouvimos ou vimos, nossa memória seria um grande emaranhado de informações inúteis e dispensáveis, atrapalhando a atividade cognitiva.

·       O fato de esquecermos determinados eventos, em especial aqueles de menor relevância, proporciona uma grande economia cognitiva.

·       O esquecimento denota que o nosso sistema de memória é adaptativo … retém apenas as informações mais relevantes para agir sobre o meio.   

A memória diz respeito a retenção e recordação, a retenção é como escrever e a recordação é como reler o que foi escrito. 

 Repetições Espaçadas para reduzir o Esquecimento

De uma forma geral existem 2 categorias de métodos para aumentar a memorização: melhor representação na memória (mnemônicos ) e  repetição espaçada.

·       Distribuir a aprendizagem ao longo de vários dias, de forma espaçada.

·       A revisão e repetição do aprendizado é fundamental já que reduz o esquecimento das informações 

·       Não se pode deixar passar muito tempo para recordar, caso contrário a informação será apagada da memória de longo prazo e você terá que recomeçar do zero.

·       A releitura é um método adequado para fazer exercícios de “ repetição espaçada” quando se passou um tempo significativo após a leitura de um bloco de informação.

·       Continuar o estudo quando você já entendeu bem o material é chamado de sobre aprendizagem … você precisa cuidar para não exagerar na repetição da sobre aprendizagem para não desperdiçar o seu tempo.

 Repetição Espaçada

Para transferirmos informações da memória de curto prazo para a memória de longo prazo e recuperá-las quando necessário, é necessário tempo e prática … uma forma de fazer isso é usar a técnica de “repetição espaçada” … repetir o que você deseja reter (palavra, problemaconceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias.

·       Entender e compreender não são suficientes para criar blocos na memória de longo prazo, é necessário praticar.

·       Quando você se dedica a entender um determinado assunto, são criadas conexões entre traços de memória, ainda fracas.

·       Quando você pratica e vê o bloco de informação em mais contextos ele fica mais forte na sua mente.

·       Quanto mais você pratica você “enraíza” o bloco, torna-lo sólido e inserido na memória de longo prazo.

·       Diante disso é importante na fase inicial do aprendizado, reforçar o padrão de aprendizado para que ele não desapareça da sua memória de longo prazo.

·       A repetição espaçada é um método recomendado para fazer isso.

 O desafio de repetir e praticar é que isso pode ser enfadonho. No entanto não é possível aprender sem repetição.

 Porque a repetição grava o aprendizado na memória de longo prazo?

A “Repetição Espaçada” constrói estruturas neurais mais fortes ao repeti-las ao longo de vários dias. Prolongar a prática de repetir o que você deseja reter por alguns dias faz a diferença.

·       Experiências demonstram que a prática de repetição espaçada por alguns dias é muito mais efetiva do que se você repetir várias vezes durante um único dia – você pode constatar isso quando deixa para estudar apenas na véspera das provas e poucos dias depois já esquecemos tudo.

 

Repetição Espaçada.

A Repetição Espaçada é a técnica de repetir o que você deseja reter (palavra, problemaconceito, etc) de forma espaçada, por alguns dias … trabalhar o “objeto do aprendizado” diversas vezes em diferentes perspectivas, para que possa ser tratado de forma mais profunda em diferentes momentos … isso exige saber reconhecer e aplicar a melhor técnica cognitiva para as diferentes situações.

·       O nosso cérebro esquece rápido e uma de suas características fundamentais é a plasticidade, que é a capacidade de se renovar e gerar novos neurônios … jogar fora o que não está em uso e criar novas conexões.

·       Diante disso, para não esquecermos uma informação, precisamos repeti-la até que ela seja gravada na nossa memória de longo prazo.

·       Um aprendizado ativo que passa por um processo de repetições espaçadas reduz o esquecimento e aumenta a velocidade e qualidade da aprendizagem.

·       repetições espaçadas constroem estruturas neurais mais fortes ao repeti-las ao longo de vários ciclos e dias. 

·       O desafio de repetir e praticar é que isso pode ser enfadonho … no entanto não é possível aprender sem repetição.

·       Uma boa prática é saber configurar repetições espaçadas usando diferentes ferramentas de aprendizagem, apropriadas para as diferentes situações da jornada de aprendizagem.

 Reler x Relembrar

A releitura é um método adequado para fazer exercícios de “ repetição espaçada” quando se passou um tempo significativo após a leitura de um bloco de informação.

·       Recordar é uma das ferramentas mais eficientes para o aprendizado; é muito mais eficaz do que reler; demanda muito mais concentração da atenção.

·       A simples leitura pode dar a ilusão de competência.

·       O melhor tipo de auto teste é recordar, “fechar o livro” e tentar se lembrar do que leu; quando recordamos exigimos concentração do cérebro

·       Praticar problemas e conceitos em uma variedade de situações ajuda a construir blocos enraizados e com riqueza conceitual;

 

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