Por exemplo, a promoção de uma mentalidade construtiva pode estimular o aluno a aprender mais e melhor à medida que ele passa a compreender a inteligência como um processo maleável, relacionada a modificações constantes na estrutura cerebral.
Indivíduos com mindset de crescimento percebem os reveses das tarefas como uma parte necessária do processo de aprendizagem; eles "se recuperam" aumentando o esforço motivacional.
A motivação intrínseca pode ser definida como uma tendência espontânea de buscar novidades e desafios, estender e exercitar a capacidade de explorar e aprender. Quando intrinsecamente motivadas, as pessoas se envolvem em uma atividade porque a consideram interessante e inerentemente satisfatória.
Desenvolver um mindset de crescimento depende da existência de uma motivação intrínseca, que por sua vez depende de uma boa saúde cerebral.
Cuidar para que o cérebro seja preservado e otimizado, além de equilibrar a neuroquímica com boa alimentação e noites regulares de sono são aspectos fundamentais para manter a mente preparada para os desafios do dia a dia.
Felizmente, o cérebro já vem de fábrica aparelhado para a automotivação. Depende muito dele sustentar uma rotina de boas decisões, de qualidade de vida e saúde mental.
Referências:
[1] Ng, B. (2018). The neuroscience of growth mindset and intrinsic motivation. Brain sciences, 8(2), 20 e
[2] Di Domenico, S. I., & Ryan, R. M. (2017). The emerging neuroscience of intrinsic motivation: A new frontier in self-determination research. Frontiers in human neuroscience, 11, 145
O prazer de ler, alimentação saudável e boas noites de sono.
ResponderExcluirFica simples quando se sabe escolher.