O termo “epigenética” tem origem do grego. O “epi” significa “acima”. Trata-se do estudo das mudanças nas funções dos genes, sem que haja alterações nas sequências de bases da molécula de DNA.
Os principais componentes dos eventos epigenéticos são:
· Metilação do DNA;
· Modificações pós traducionais em histonas;
· MicroRNAs.
Muitas evidências científicas têm demonstrado que os hábitos de vida são reguladores chave dos eventos epigenéticos, atuando na expressão, ou não, de um determinado gene (que, inclusive, pode estar relacionado com algum tipo de doença).
Novos estudos estão aprofundando a compreensão de como nutrientes e padrões alimentares afetam a manutenção da saúde e o desenvolvimento de doenças. Por isso, a medicina e a nutrição atual têm se empenhado bastante no estudo dessa área.
Muitos componentes e compostos bioativos dos alimentos são reguladores importantes da expressão genética. Então, aquela conversa que a culpa é sempre da genética, em alguns tipos de doenças, está caindo por terra.
Você pode “acordar” certos genes relacionados com doenças, de acordo com o seu ESTILO DE VIDA.
Podemos também citar a nutrigenética e a nutrigenômica em todo esse contexto.
Um exemplo é o FTO, que foi um dos primeiros genes onde foi identificada a associação com obesidade. O polimorfismo do FTO pode levar a maior adipogenese, menor termogênese, menos mitocôndrias e níveis altos de grelina. Esses pacientes vão ter uma chance maior de desenvolver obesidade. Pacientes com alelo A não respondem bem a dietas com restrição severa de carboidratos.
Podemos modular o polimorfismo do FTO com consumo de proteínas pela manhã, fitoquímicos com ação na biogênese mitocondrial, aumento de fibras, entre outros. Por isso, a Medicina está cada vez mais personalizada.
O emagrecimento, a correção metabólica e a melhoria da saúde são o resultado final da expressão de genes e dos alvos direcionados para resultados consistentes e duradouros.
Nem sempre genética é destino.
Observe seu estilo de vida e veja se a informação que você está passando para as suas células é o que você deseja expressar.
Procure ajuda profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário