quinta-feira, 6 de maio de 2021

A influência das emoções nas funções neurais

 Sabemos que as emoções influenciam bastante funções neurais como aprendizagem e memória. Parece óbvio que a emoção também seja capaz de interferir no desempenho motor. Mas, como isso acontece? Quais seriam as explicações neurobiológicas?

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que as emoções e os movimentos deflagrados pelo cérebro dependiam de circuitos separados e funcionalmente independentes.
A partir da observação de algumas condições neuropsiquiátricas, os neurocientistas suspeitaram de uma influência mais direta da emoção no movimento. Na depressão, por exemplo, a redução do movimento físico é um sintoma típico, quase sempre relacionado ao processamento emocional corrompido e à motivação reduzida.
Especificamente, há evidências de que as informações límbicas afetam os circuitos motores provavelmente pela modulação da conexão entre o estriado ventral (núcleo da base) e o córtex motor, através da via nigrotalâmica.
Em uma outra pesquisa, demonstrou-se que as emoções são capazes de modular o feedback dos nossos músculos, o que implica em consequências diretas para a nossa consciência corporal e prontidão para reagir a situações emocionais. No caso, emoções tristes fizeram com que esses fusos respondessem de maneira diferente ao movimento.
Exercícios motores incrementados com a antecipação de afetos positivos, como a visualização de recompensas, representam uma forma relevante de potencializar a aprendizagem e a performance nessas atividades.
Estudar a neuromotricidade abre caminho para uma compreensão mais ampla do comportamento humano, sobretudo o sequenciamento de ações e a formação dos hábitos.

Referências: 
[1] Sho Aoki, Jared B Smith, Hao Li, Xunyi Yan, Masakazu Igarashi, Patrice Coulon, Jeffery R Wickens, Tom JH Ruigrok, Xin Jin. (2019). An open cortico-basal ganglia loop allows limbic control over motor output via the nigrothalamic pathway. eLife doi:10.7554/eLife.49995, 
[2] Beatty, G. F., & Janelle, C. M. (2020). Emotion regulation and motor performance: an integrated review and proposal of the Temporal Influence Model of Emotion Regulation (TIMER). International Review of Sport and Exercise Psychology, 13(1), 266-296, 
[3] Ackerley, R., Aimonetti, J. M., & Ribot-Ciscar, E. (2017). Emotions alter muscle proprioceptive coding of movements in humans. Scientific reports, 7(1), 1-9 e 
[4] Wulf, G., & Lewthwaite, R. (2016). Optimizing performance through intrinsic motivation and attention for learning: The OPTIMAL theory of motor learning. Psychonomic bulletin & review, 23(5), 1382-1414.

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