Em inglês, Assessment significa
avaliação, mas no ambiente corporativo vem sendo utilizado com o conceito de
gestão profissional. Assessment é avaliar competências, conhecer com maior
eficiência e critério as pessoas, buscar autoconhecimento e gestão do
conhecimento. Assim, o Assessment é a designação contemporânea para a
identificação do gerenciamento por intermédio de técnicas e avaliações que
conduzem ao diagnóstico do potencial das pessoas.
O Assessment está tornando-se um método cada vez mais utilizado
para avaliar o potencial de executivos e profissionais, em termos de atributos,
habilidades por competências individuais e coletivas, analisando a
compatibilidade das necessidades das pessoas em correlação às necessidades
organizacionais no que tange à busca de melhores resultados ou posicionamentos
de carreira.
O principal objetivo do método é avaliar o potencial e verificar a
compatibilidade entre as características do executivo ou profissional e as
exigidas pela área em que ele atua ou irá atuar.
Para que esse objetivo realize-se, é fundamental analisar também se
essas características são adequadas à cultura organizacional e se estão em
linha com as "core competences" da empresa e os objetivos/
metas estratégicas.
O método Assessment pode ser utilizado:
- Para diagnosticar pontos fortes e fracos em termos de habilidades,
competências e atributos do profissional. Nesse caso, os resultados são
utilizados para orientação de capacitação, desenvolvimento na função e de
carreira com foco em resultados.
- Como instrumento de apoio na condução de processos de desenvolvimento
humano, organizacional ou mudança organizacional.
O processo de avaliação visa à busca de caminhos que levem a harmonizar
características individuais com necessidades organizacionais. O processo deve
ser planejado com a direção em conjunto com um profissional altamente
especializado ou consultoria para garantir que a condução do trabalho seja
feita de forma isenta e neutra às áreas envolvidas pelo processo.
Outro ponto fundamental a ser considerado para o sucesso do método é o
conhecimento da organização, das pessoas e das redes informais. Para que o
propósito do processo seja bem definido e sua execução seja facilitada, é
preciso considerar os seguintes fatores:
- A estratégia do negócio, que inclui a visão de futuro, estratégias
desdobradas e metas, o conhecimento das competências organizacionais
necessárias e do core business.
- Os sistemas de gestão, de informações e de comunicação interna
externa.
- A cultura organizacional, incluindo a relação entre líder e liderado,
a prontidão para mudança, a dinâmica de poder, os processos decisórios e a
atitude frente a riscos.
- A estrutura organizacional, em particular o grau em que o modelo
utilizado favorece a agilidade e a flexibilidade.
- Os sistemas de educação e desenvolvimento.
- O grau em que as práticas gerenciais favorecem o aprendizado organizacional.
Ferramentas utilizadas
Para cumprir os objetivos e as metas estabelecidas em conjunto com o
avaliado, deve-se utilizar uma gama de ferramentas cientificamente comprovadas
para avaliação: questionários situacionais, dinâmicas de grupo, diagnósticos de
personalidade, entrevistas individuais semiestruturadas, grupos de foco e
instrumentos de análise de perfil por competências.
Os questionários situacionais - são utilizados para observar comportamentos
específicos dos participantes em simulações do ambiente de trabalho. Em uma
situação típica, solicita-se ao avaliado que analise um problema real da
empresa. Em seguida, o avaliado deve apresentar suas conclusões mediante um
relatório ou uma apresentação oral.
Uma segunda alternativa são os exercícios em grupo, usados para analisar
o comportamento do indivíduo em relações interpessoais. Em uma avaliação desse
tipo, observadores treinados acompanham os exercícios situacionais, analisando
as reações e os comportamentos dos participantes.
Entretanto, propõem se combinar diferentes metodologias para atender a
cada cliente em suas necessidades específicas. Assim, em um dado contexto,
podem ser utilizados testes de personalidade, perfis de atitudes e simulações
de situações de trabalho. Em outro contexto, pode ser mais indicado aplicar
testes de habilidade mental e análise do perfil de interesses. Em qualquer
caso, é parte essencial do processo realizar encontros de feedback no término
do trabalho.
O produto final é um relatório que contém o perfil de competências dos
avaliados, o potencial de desenvolvimento, os gaps em relação às
necessidades organizacionais e PLANOS DE AÇÃO para que esses gaps
sejam superados. De forma sintética, um relatório de avaliação responde às perguntas:
Onde estamos?; Onde precisamos chegar?; O que precisamos fazer para chegar lá?
As ciências da administração e psicossociais estão integrando-se, cada vez
mais, para facilitar o desenvolvimento das pessoas e as organizações
inteligentes agradecem por isso.
Benefícios das ferramentas Assessment
As ferramentas Assessment ajudam as empresas na hora de estabelecer métricas
para selecionar e recrutar, avaliar o desempenho dos colaboradores, medir o
clima organizacional e criar planos de carreira, elas servem para,
principalmente, que o profissional perceba seus pontos fortes e as áreas a
serem trabalhadas para melhorar ainda mais o seu desempenho profissional.
Também são utilizadas com o propósito de melhorar os processos do dia a
dia de um ambiente de trabalho, visando aumento da produtividade,
aperfeiçoamento do relacionamento interpessoal entre chefes e subordinados e
entre colegas de trabalho. Outra vantagem em investir em Assessment é a
diminuição dos custos de contratação e demissão.
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