terça-feira, 14 de novembro de 2017

Empregabilidade: você tem cuidado da sua!



Já faz um tempo que aquele velho vínculo no qual você entrava com a cega obediência às normas e a empresa respondia com a garantia de seu emprego deixou de valer. Atualmente, a sua segurança depende unicamente da sua empregabilidade.
O termo empregabilidade surgiu na última década e pode ser definido como a qualidade que possui a pessoa que está sincronizada com as exigências do mercado de trabalho, não necessariamente nos padrões tradicionais de emprego. Aumentar sua empregabilidade pode, inclusive, significar lançar-se como prestador de serviços, tendo como vínculo com a empresa apenas um projeto em andamento.
Alguns gostam de afirmar que empregabilidade responde pelo número de alternativas que você possui caso queira mudar de emprego. Então, se você fosse demitido ou decidisse fazer algo diferente a partir de agora, o que faria e quais empresas estariam dispostas a contratá-lo? Uma pergunta que merece reflexão.
Sem dúvida alguma, é fundamental ser empregável nos dias de hoje porque todos aqueles que estão entrando ou pretendem manter-se no mercado de trabalho não podem mais acreditar que as melhores colocações estão apenas dentro das empresas, como empregados.
Algumas sugestões para que você tenha seu passe valorizado neste mercado competitivo, ou melhor como alcançar a tão sonhada empregabilidade?
• Adote o lema da Universidade de Harvard (EUA): é importante saber muito de pouco e pouco de muito. Seja um especialista generalista.
• Procure conhecer idiomas, costumes e religiões de outros países para que possa perceber como agem as pessoas que atuam na sua área em lugares diferentes do mundo e por quais mudanças têm passado.
• Viaje bastante dentro e fora do Brasil para vivenciar tudo. Um intercâmbio fora do país aumentará em muito o seu coeficiente de empregabilidade, principalmente se você ainda não ingressou no mercado de trabalho.
• O que você julga ser verdadeiro, imutável, permanente e absoluto não é tão verdadeiro, nem tão imutável, nem tão permanente, nem tão absoluto assim.
• Estude sempre. Quando você para de estudar, para de se atualizar e, por fim, deixa de aproveitar novas oportunidades.
• Aumente o seu nível cultural: vá ao teatro, assista bons filmes no cinema, navegue por bons sites.
• Leitura constante de revistas de negócios, livros especializados e jornais diários fazem parte do cardápio de um profissional empregável.
• Faça seu networking. Ligue para seus antigos amigos, convide alguém para jantar, almoce com clientes de longa data, envie e-mails para pessoas que não vê ultimamente. Quem não é visto, não é lembrado.
• Continue procurando uma melhor colocação. O momento ideal para procurar emprego é justamente quando se está bem na ocupação atual – você pode escolher.
• Não pense que salário, mesada do pai ou poupança vão durar para sempre.
• Tenha metas claras para sua profissão. Elabore seus projetos futuros e não espere que os outros façam isto por você.
• Pare de assistir todas as novelas que passam na TV e participar de todas as redes sociais. Aproveite este tempo para ler bons livros ou praticar algum esporte. Talvez aquele amigo do futebol poderá ser seu próximo companheiro de trabalho, já pensou nisto?
Manter a sua empregabilidade em alta é uma missão diária. Para dar conta dela, você precisa ter um projeto de carreira muito claro para você mesmo. Ele é fundamental para lhe apontar o norte nesse processo pelos próximos anos. 
E sabe qual é a maior vantagem de cuidar bem de sua empregabilidade? 
Você passa a ter o livre arbítrio sobre a sua carreira. Decide onde quer trabalhar, escolhe onde e quando aplicar suas competências. Em outras palavras, realmente assume a gestão da sua carreira e da sua própria vida. 
Mexa-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada