Padrão RGB
Corresponde às iniciais das cores “Red” (vermelho), “Green” (verde) e “Blue” (azul).
As telas exibem imagens com centenas de pixels. Cada um desses possui três subpixels: luz vermelha, luz verde e luz azul, que acendem em diferentes intensidades, com base na cor que o pixel exibe para produzir um resultado em um monitor preto.
Os valores RGB são exibidos em um intervalo entre 0 e 255. O que significa que existem 256 níveis de cada uma das três cores, que podem ser combinadas para criar uma cor no espectro entre preto e branco.
Por exemplo, o valor RGB para a cor preta é: 0,0,0 – o significa que há 0% de luz vermelha, 0% de luz verde e 0% de luz azul. Em outras palavras, há uma completa ausência de luz, logo, preto.
Para criar branco, seria o oposto: 255, 255, 255 – o valor mais alto possível de cada cor, o que significa que as luzes vermelha, verde e azul são 100% brilhantes, resultando na presença máxima de luz, logo, branca.
Outra maneira de pensar sobre o modo de cores RGB é referir-se ao vermelho, verde e azul como cores aditivas. Isso significa que o RGB cria outras cores adicionando quantidades de vermelho, verde e azul.
Padrão CMYK
Corresponde às iniciais das cores “Cian” (ciano), “Magenta” (magenta), “Yellow” (amarelo) e “Black” (preto).
É um padrão de cores primárias que, quando combinadas, formam cores ilimitadas. É o padrão usado pelas impressoras domésticas e que utilizam a técnica de offset.
Já neste sistema de cores, o preto é usado porque mesmo a combinação mais pura de ciano, magenta e amarelo (todas as cores mais claras) não pode criar uma cor totalmente preta.
O CMYK usa cores subtrativas, não aditivas. A adição de cores no modo CMYK tem o efeito oposto do resultado RGB; quanto mais cor adicionada, mais escuros os resultados. Portanto, as cores são removidas ou subtraídas para criar um resultado claro.
Qual é a diferença entre RGB e CMYK?
Por que cores na tela ficam diferentes de cores impressas?
Exatamente pela diferença de padrão, é difícil reproduzir fielmente as cores da tela no mundo impresso. Alguns programas gráficos utilizam filtros e perfis de cores a fim de mostrar no monitor a imagem exatamente como será impressa.
Resumindo:
RGB | CMYK |
É o modo de cor destinado a telas. | É o modo de cores destinado à impressão com tinta. |
Quanto mais cores forem adicionadas ao RGB, mais claro será o resultado. | Quanto mais cores forem adicionadas no modo CMYK, mais escuro será o resultado. |
Tem um intervalo numérico de 3 x 256. | Tem um intervalo numérico de 4 x 100. |
As cores energéticas que o RGB pode produzir são difíceis de reproduzir no CMYK. | Intervalo menor, menor variedade de cores. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário