A reposta é SIM, mas desde que seja MÚSICA!!!
Explico melhor.
Sabe-se que a música não tem um centro neurológico específico, ou seja, ouvir música envolve todas as nossas funções cognitivas, sendo assim “a música interfere na plasticidade cerebral, favorece conexões entre neurônios na área frontal do cérebro, que é relacionada a processos de memorização e atenção, além de estimular a comunicação entre os dois lados do cérebro, o que pode explicar sua relação com raciocínio e matemática. ”
E segundo estudos patrocinados pelo Spotify e pela Universidade de Caen, na França, ouvir música instrumental (sem letra nenhuma) enquanto se estuda pode até aumentar a concentração. No primeiro estudo por exemplo, os alunos que estudaram matemática escutando música clássica tiveram uma concentração 12% melhor em suas provas. No segundo estudo, alunos de 249 universidades foram dividido em dois grupos, que iriam assistir à uma palestra e depois realizar uma prova. O grupo que assistiu à palestra ouvindo música demonstrou mais atenção na prova e resultados mais satisfatórios.
O estudo também mostrou que ouvir música ao estudar pode diminuir os transtornos de quem sofre de TDAH.
O que vem a ser Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
É o nome dado, segundo a última classificação, ao que se popularizou por Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA). Na verdade, é uma maneira de ser que acaba trazendo transtornos para a vida do indivíduo que tem esse tipo de funcionamento.
Qualquer detalhe pode fazer uma grande diferença na preparação para concursos e, por esse motivo, muitos estudantes buscam maneiras para melhorar a concentração e o aprendizado enquanto estão debruçados sobre os livros.
CUIDADOS
O especialista em técnicas de memorização, Paulo Henrique Lyma, explica que ouvir músicas durante a leitura é relaxante, o que automaticamente melhora o foco, desde que a música seja instrumental
“Muitas pesquisas já comprovam que ouvir música ao estudar pode aumentar o estímulo do cérebro e do raciocínio. Mas é preciso ter cuidado na escolha das músicas. As mais agitadas podem provocar excitação e ansiedade, o que é perigoso para o rendimento”, explica Lyma.
ESCOLHENDO O ESTILO DA MÚSICA
Além de ser uma maneira de aliviar a tensão, escutar música durante o tempo de estudo também ajuda o estudante a melhorar a capacidade de absorção do conteúdo. Porém, para atingir um resultado eficaz no que se pretende é preciso selecionar o seu estilo.
• Sons da natureza
Os estudos dizem que músicas que trazem elementos naturais, como cantos de pássaros, sons de florestas ou de chuva, por exemplo, melhoram o foco dos estudantes e os deixam menos tensos. Além disso, sons naturais aumentam o funcionamento cognitivo, otimizam a capacidade de concentração e aumentam a satisfação geral.
• Música Clássica
Já as músicas clássicas ajudam a manter o ritmo de estudos por mais tempo, a reter e a categorizar melhor as informações. Então, se você estiver ouvindo uma música clássica ao fundo, preferencialmente a barroca, que possui como principais compositores Bach, Handel, Vivaldi, Mozart e Beethoven, seus estudos serão mais produtivos e durarão mais tempo.
SUGESTÕES DE PLAYLIST
Se você gostou das dicas, mas não sabe por onde começar, veja abaixo algumas sugestões de playlists disponíveis gratuitamente no Youtube:
MÚSICA INSTRUMENTAL PARA ESTUDOS E CONCENTRAÇÃO
MÚSICA CLÁSSICA PARA CONCENTRAÇÃO
Faça uma avaliação, descubra o estilo que mais lhe agrada e bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário