segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O verdadeiro significado da palavra "aluno".

Uma mentira dita muitas vezes torna-se uma verdade. O boato de que aluno significa "sem luz" é antigo, mas parece ter se fortalecido ainda mais com a internet. 


O vocábulo aluno provém do latim alumnus, e etimologicamente significa (literalmente) “criança de peito”, “que se alimenta de leite”, “lactante” ou ainda “filho adotivo”. Ressalte-se que alumnus, alumni, é proveniente de alere, que significa “alimentar, sustentar, nutrir, fazer crescer”.
Indo mais a fundo, diremos que o alumnus é uma espécie de lactante intelectual. Como os pequenos frequentavam e aprendiam na escola do lar, semanticamente aluno passou a equivaler a ‘pupilo’ ou ‘discípulo’, sendo assim, alguém que aprende de forma coletiva em instituições de ensino, ou pelo trabalho de um ou mais professores.
 No caso de alere, palavra da qual deriva alumnus, o significado primário era ‘alimentar com leite’ e já no latim evoluiu para 'nutrir'.
 Grande parte das palavras na língua latina foram formadas por aglutinação de prefixos e sufixos (afixos) a um radical (raiz). Em latim, o prefixo “a” indica ‘movimento para’, ‘aproximação’, ‘na direção de’ (abordar, apurar, arribar, arraigar, associar, assimilar).
 Circula equivocadamente um conceito não fundamentado que atribui à palavra em questão o significado de alguém ‘sem luz’, como se ‘a’ fosse prefixo de negação. Nesse caso o equívoco se apresenta pelo fato de ‘a’ negação ser um prefixo grego e não latino. Logo, essa explicação é equivocada.
 Se, no entanto, buscarmos outra explicação etimológica, fundada apenas no latim (onde está a origem dessa palavra) teremos ainda ‘a’ (‘movimento para’, ‘aproximação’, ‘na direção de’) + lumen, luminis (luz) = aquele que vai na direção da luz. Sendo que luz (metaforicamente) significa conhecimento, temos também o conceito de que o aluno é aquele que vai na ou em direção ao conhecimento.

EXCERTOS: O MITO DOS ALUNOS SEM-LUZ

"Drago tirou o nome para sua exposição da raiz latina da palavra "aluno", que significa "sem luz". "Foram os dias de mais luz da minha vida." Por sorte, captados em sua máquina."
Gilberto Dimenstein - Alunos luz - http://aprendiz.uol.com.br/content/licelicoge.mmp

"Marcos Meyer, psicólogo especializado em educação infantil, afirmou que para fomentar a autonomia da criança, ela deve instiga-la a aprender. Segundo ele, "devemos deixar as crianças pararem de ser alunos e passarem a ser autoras a partir da luz dos educadores", fazendo alusão à etimologia da palavra aluno que significa "sem luz". http://aprendiz.uol.com.br/content/cufrochece.mmp

"Alunos não possuem luz?! Mas nem os das USP?!A palavra aluno originou-se do latim, e significa: "a"= sem e "luno"= luz. Portanto, aluno, ao pé da letra, é uma pessoa sem luz, sem conhecimentos... Mas seráááááá?????"
 

"É curioso lembrar que "aluno" vem do grego e significa "sem luz". "A" como negativa, aquele a quem falta a luz. E o mestre, na concepção tradicional, seria o portador de uma chama divina. Não por acaso o 15 de outubro é consagrado aos mestres por causa da mestra da espiritualidade, Santa Teresa DÁvila, mas não temos de ter a pretensão da santificação nem de iluminações especiais."Chico Alencar - deputado federal - http://www.chicoalencar.com.br/chico2004/chamadas/2007/pronunc18102007b.htm

"A palavra "aluno" tem origem do latim, onde "a" corresponde a "ausente ou sem" e "luno", que deriva da palavra lumni, significa "luz". Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento.Fonte: Portal das Curiosidades"

"A palavra "aluno" tem origem do latim, onde a corresponde a "ausente ou sem" e luno, que deriva da palavra lumni, significa "luz". Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento. Que falta de consideração...."

"lí em um texto que refere-se à paixão de conhecer o mundo uma frase ,que se lí corretamente é de madalena freire:"...o alfabetizador não alfabetiza o aluno;(aluno/sem luz,uí) ele é apenas o mediador entre o aprendiz e a escrita,entre sujeito e objeto..."https://www.listas.unicamp.br/pipermail/ead-l/2005-May/021410.html

"Conceitos de autoridade e autoritarismo são facilmente confundidos atualmente. Para aquele que vê o educando como na Grécia Antiga, ou seja, "aluno" (sem luz), o autoritarismo será à base das tais relações. Entretanto, quando o educador vivencia uma relação de ensino-aprendizagem afetiva, a autoridade acontece automaticamente (respeito, tolerância, etc.).É necessário repensar! "

"Pedro estava decidido: vou ser professor de História. Fez o seu vestibular e passou. É verdade que passou lá nos últimos lugares, mas - ufa! - passou. Como estudante foi um aluno na verdadeira concepção da palavra: sem luz. Lembro que a palavra aluno origina-se do latim e quer dizer sem luz: a, que quer dizer distante de e lux que quer dizer luz. Era um aluno assíduo e, durante o seu curso, pouco faltou aulas."

"O nome Lumiar vem de lumen, o que supõe a existência do aluno, o individuo "sem luz". Caberia à escola Lumiar ser esta luz, bem ao estilo iluminista."

"A palavra aluno vem do latim, em que a letra a corresponde a ausente ou sem, e luno, que deriva da palavra lumni, significa luz.Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento.Fonte: Guia dos curiosos"
 http://www.oboboonline.com/index.php/curiosidades/741-qual-a-origem-da-palavra-aluno.html

"Aluno não é mais aluno: é educando, pois, como se sabe, a palavra "aluno" significa "sem luz". Vê-los como seres "sem luz" é inadmissível e não louvar sua cultura pessoal (quase sempre televisiva e de gueto) é fascismo. Ensinar alta-cultura e valorizar a erudição é entendido como deplorável elitismo fora da realidade."

"A ideia de uma livre expressão desse aluno, poderia se tornar uma ameaça para os sistemas educacionais em questão. O aluno é o ser sem-luz (alumni) portanto, incapaz de refletir acerca de sua própria existência."


"Há quem propicie alguma perspectiva de mescla das duas dimensões anteriores de sua prática docente, transmitindo seus conhecimentos técnicos e confrontando as culturas do docente o do aluno, sem perder a perspectiva do "aluno" como ser sem luz."
 http://www.ucpel.tche.br/cpa/arquivos_regina/analise_do_texto.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BUSCA PERSONALIZADA

Busca personalizada