A principal ideia da sala de aula invertida é que devemos pensar sobre qual é o melhor uso do tempo em classe.
Uma metodologia eficiente de ensino pode transformar o
modo como o aluno encara o próprio aprendizado. A teoria construtivista, criada
no início do século XX pelo psicólogo Jean Piaget e, posteriormente,
desenvolvida pelo psicólogo russo Lev Vygotsky, considera que o conhecimento só
é adquirido por meio de um processo elaborativo, ou seja, no processo em que o
foco esteja na produção do saber feita pelo aluno. Seguindo a mesma linha, a
metodologia da Sala de Aula Invertida apresenta-se como inovadora.
O que é a Sala de Aula
Invertida?
A Sala de Aula
Invertida ou, em inglês, Flipped Classroom, é uma metodologia de ensino que tem
suas raízes no ensino híbrido e cuja ideia se fundamenta em uma participação
maior do aluno na construção de seu próprio conhecimento.
Trata-se de um
método originado em 2007, nos Estados Unidos, enquanto dois professores,
Jonathan Bergmann e Aron Sams, gravavam aulas para alunos que faltavam às
aulas. Deste episódio surgiu a metodologia que propõe uma inversão da
utilização da sala de aula: se antes ela era utilizada para transmitir
conhecimento – os alunos recebiam passivamente as orientações do professor –
agora ela serve para solucionar dúvidas e fazer exercícios.
O conceito
básico da Sala de Aula Invertida é transferir os eventos que antes eram
realizados em aula para serem realizados em casa, e as atividades que antes
eram feitas em casa passam a ser feitas em aula. Ou seja, o aluno assume a
responsabilidade pelo estudo teórico em casa e a aula presencial serve para
aplicação prática dos conceitos estudados anteriormente.
A metodologia
Sala de Aula Invertida já foi testada e aprovada por universidades nos EUA como
Duke, Stanford, Harvard e Massachutsetts Institute of Technology – MIT.
Desde então esta metodologia vem se tornando tendência, sendo adotada
também por algumas escolas e universidades brasileiras
Como
funciona esta metodologia?
No ensino
tradicional, as atividades de ensino são distribuídas cronologicamente da
seguinte forma: inicialmente ocorre a explicação do professor em sala de aula
e, depois, deve acontecer a resolução de exercícios e problemas pelos alunos em
casa.
Na metodologia
Sala de Aula Invertida, como o próprio nome indica, ocorre o processo inverso:
os alunos estudam o conteúdo da disciplina em casa, ou seja, leem textos e
aprendem por videoaulas e outros recursos tecnológicos interativos
disponibilizados pelo professor.
Quando os alunos
chegam na sala de aula, os primeiros minutos são destinados ao esclarecimento
de dúvidas pelo professor e abordagem de temas importantes que não foram
totalmente compreendidos. Posteriormente, o professor propõe a resolução de
exercícios e outras atividades complementares práticas e mais extensas,
concentradas no trabalho cognitivo: aplicar, analisar, avaliar e criar; e os
alunos contam com o apoio de seus pares e do professor.
Então os alunos
resolvem os problemas e, juntos, contribuem para uma construção coletiva do
conhecimento.
Quais são seus benefícios?
As vantagens da Sala de Aula
Invertida são muitas, que vão desde uma atuação diferente do professor, que
agora exerce o papel de tutor, até um maior engajamento do aluno quanto aos
temas estudados. Contudo, há de se destacar, pelo menos, os seguintes pontos:
1. Melhoria no aprendizado dos
alunos
Segundo levantamentos
realizados na Universidade de British Columbia e Harvard, nos Estados Unidos,
com a metodologia Sala de Aula Invertida algumas disciplinas obtiveram um
aumento de até 20% na presença e 40% na participação dos alunos. Além disso,
alunos inscritos em aulas invertidas tiveram até 74% de ganho na aprendizagem.
2. Melhor gestão do tempo de
estudos
Cada aluno possui um tempo
diferente para compreender determinados assuntos. Os recursos tecnológicos interativos
disponibilizados online pelo professor possibilitam mais flexibilidade de tempo
ao aluno, pois tudo estará disponível para acesso a qualquer momento. Também
será possível voltar e revisar o conteúdo quantas vezes forem necessárias,
fazendo com que o aprendizado aconteça respeitando o ritmo do aluno.
3. Torna os alunos muito mais
interessados
Com a Sala de Aula Invertida
os alunos se tornam mais participativos, pois precisam se preparar com
antecedência para as aulas e possuem diversos recursos tecnológicos
interessantes para recorrer. Os alunos constroem o conhecimento de forma
autônoma, gerando em si automotivação, criatividade, senso de responsabilidade
e organização.
4. Melhora a relação professor e
aluno
Como mediador na construção do
conhecimento, o professor fortalecerá sua relação com os alunos aproveitando,
de forma muito mais produtiva, o tempo em sala de aula, criando novas
oportunidades de aprendizagem, tornando a aula mais envolvente, dinâmica e
colaborativa.
5. Produção colaborativa
Além do compartilhamento de
conteúdo realizado com antecedência pelo professor, caso a Instituição de
Ensino utilize ferramentas de ensino online, os alunos também poderão produzir
e compartilhar seus próprios conteúdos, aplicando assim a produção colaborativa
– fundamental na metodologia Sala de Aula Invertida.
Desafios
Como o ensino
tradicional está intimamente ligado à explicação do professor em sala de aula,
a adoção da metodologia da Sala de Aula Invertida pode trazer à tona alguns
desafios:
Os alunos podem se sentir perdidos ou desmotivados
a realizarem seus estudos em casa;
Perda de autoridade do professor em sala de aula;
Mudança comportamental do aluno tanto dentro quanto
fora da sala de aula;
Aumento da carga de trabalho do professor.
Para superar
estes desafios é necessário que haja uma adaptação das aulas antes que elas
sejam “invertidas” por completo, para que os alunos se sintam confortáveis com
a ideia dessa nova metodologia e os professores tenham um planejamento de
conteúdo de médio a longo prazo.
O trabalho
colaborativo entre professor e aluno se torna ainda mais necessário, pois se o
aluno não estudar o conteúdo em casa ou encontrar dificuldade em interagir em
classe, ele pode ficar desmotivado e ter seu aprendizado prejudicado. Por isso
o professor deve estar sempre atento, produzindo materiais mais intuitivos e
criando aulas presenciais mais atraentes e convidativas para os alunos.
Como implementar esta
metodologia ativa?
Sabemos que toda
novidade, num primeiro momento, pode causar resistência e estranheza. Sendo
assim, é necessário muito planejamento e argumentação para que, tanto a
Instituição de Ensino quanto alunos, pais e ou responsáveis, apoiem a ideia.
Pode não haver adesão integral imediata, porém isso não impede a implantação
gradativa da metodologia, desde que bem contextualizada.
A qualificação
dos professores é imprescindível na Sala de Aula Invertida, pois eles são os
responsáveis por definir e produzir o conteúdo que será disponibilizado online
e também por traçar as estratégias que serão utilizadas durante a aula
presencial.
É importante que
os conteúdos online sejam simples, objetivos e dinâmicos, para que possam
prender a atenção do aluno e fazer com que ele queira prosseguir até o final da
lição. O professor deve estar atento ao desenvolvimento das turmas para poder
atualizar ou reinventar o conteúdo sempre que precisar.
Recursos de apoio à aula
Se para um professor é difícil
prender a atenção do aluno por muito tempo estando todos em uma mesma sala de
aula, imagine a dificuldade que é para prender a atenção do aluno estando longe
dele! Por isso alguns recursos podem contribuir para que o professor obtenha
sucesso na aplicação da Sala de Aula Invertida. Seguem abaixo alguns exemplos:
Ferramentas de apoio
A união da
tecnologia educacional e atividades de aprendizagem oferece aos professores
diversas ferramentas que facilitam a produção de conteúdo, enriquecem as aulas,
auxiliam na gestão das atividades e no desempenho do aluno. A seguir, listamos
algumas ferramentas importantes que dão sustentação à metodologia Sala de Aula
Invertida:
·
ERP Educacional integrado ao Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA);
Neste ponto vale destacar o ORION – ERP Educacional Completo e Totalmente
Integrado. Ele auxilia em
toda a gestão acadêmica da Instituição de Ensino e possui integração nativa com
o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) mais famoso do mundo – o Moodle. No
ORION é possível que o professor elabore seu plano de ensino e planeje suas
aulas prevendo tanto conteúdo para aplicação nas aulas presenciais quanto
conteúdo de apoio ao aprendizado que são compartilhados para os alunos
estudarem em casa.
Como ferramenta de apoio, deve-se destacar também a
importância de Business Analytics aplicados à Educação, tal como o BA2Edu. Ela permite não só o monitoramento do desempenho
acadêmico do aluno, como também pode sugerir unidades de aprendizagem
utilizando o conceito de Adaptive Learning.
Para concluir, consideramos a
Metodologia de Ensino denominada Sala de Aula Invertida como inovadora, na
medida em que reorganiza a relação entre professor e aluno e entre o processo
de ensino e aprendizagem, estimulando a construção coletiva do conhecimento.
Sua implementação poderá trazer resultados positivos para alunos, professores e
para a sua Instituição de Ensino.
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terça-feira, 19 de dezembro de 2017
O que é a Sala de Aula Invertida?
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