Design
Thinking é um conceito de inovação usado por grande parte das empresas que
buscam soluções para problemas por meio de análise do usuário, ou seja, é uma
forma de observar os produtos e/ou serviços desenhados para clientes sob o
olhar do consumidor final antecipando seus desejos, otimizando tempo e evitando
(ou ao menos diminuindo) problemas posteriores. É uma evolução na área de
marketing que ultrapassa as ideais do design tradicional que geralmente busca
pela funcionalidade, desempenho e design aceitável, padronizado e tradicional,
sem experimentar novas formas, novas ideias e sem ousadia.
O criador
desse conceito revolucionário foi Tim Brown, designer e CEO da IDEO e dono
da famosa frase: “Quando um produto ou serviço é inovador ele causa impacto na
vida das pessoas e transforma para sempre a forma dessas pessoas viverem e
trabalharem”. Em 2009 ele se tornou referência pelo desenvolvimento do conceito
de design thinking e colocou a empresa entra as dez mais inovadoras do mundo.
Esse nome deu origem ao livro de mesmo título que vendeu milhares de exemplares
no mundo inteiro, inclusive no Brasil em 2010. A partir de então, inúmeras
companhias passaram a inserir o conceito na cultura da empresa.
O conceito
conecta basicamente três frentes: exigência com utilidade, restrições com
possibilidade e necessidade com demanda. Ele pode ser aplicado não só em
produtos, que tradicionalmente é mais usado quando se pensa em design, mas
também em espaços e serviços. O design thinking propõe soluções para problemas
abstratos que existem no campo das ideias e conversa com diversas áreas de uma
empresa como o planejamento estratégico, design de serviços, design de produto,
design de interiores e branding.
O design
thinking se preocupa não só com o processo de resolução e aprimoramento, mas
também com as pessoas envolvidas tanto no processo quanto no recebimento, no
caso dos consumidores. Ele é guiado por etapas que reúnem a coleta de
informações, análises, testes e insights com um embasamento mais profundo. O
passo a passo de imersão, análise e síntese, ideação até chegar em prototipação
– momento em que o conceito toma forma – colocando o usuário em primeiro lugar,
como protagonista. O desafio é desenvolver a capacidade de ser o cliente e ao
mesmo tempo o observador, sensibilizando assim a percepção durante as etapas.
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