terça-feira, 17 de junho de 2014

Maus hábitos que podem arruinar uma apresentação


1. Começar com uma desculpa
O hábito: você está atrasado, não tem o material necessário ou seu equipamento está quebrado. A desculpa já antecede os problemas de sua apresentação.
Por que é um erro: um pedido de desculpas no começo da reunião gera uma impressão negativa e faz você parecer uma vítima. Ninguém quer fazer negócios com uma vítima.
O que fazer: inicie a apresentação com uma observação otimista, como se nada estivesse errado, para demonstrar que você mantém a calma sob pressão - o oposto de ser uma vítima.
2. Pedir mais tempo
O hábito: você acha que tem pouco tempo para repassar as principais informações e pede mais.
Por que é um erro: se falta tempo devido a um atraso seu, você está sendo ainda mais indelicado, e se é porque sua apresentação é longa, bem, sua apresentação deve ser sintetizada. 
O que fazer: se você estiver atrasado, finalize a apresentação na hora marcada e, se ela está grande, lembre-se de que ser prolixo não é uma qualidade.
3. Apressar os slides
O hábito: você tem pouco tempo para finalizar sua apresentação, mas falta ainda a metade dos slides, então você começa a passá-los apressadamente.
Por que é um erro: geralmente isso acontece quando os slides iniciais desencadearam discussões, então você se adianta para que o público mantenha-se calado até o fim da apresentação.
O que fazer: adapte o restante do Power Point para o assunto que foi debatido, pois claramente é o que importa para seus espectadores.
4. Criar desculpas pessoais
O hábito: você diminui as expectativas do público ao pedir desculpas antecipadamente pelo seu desempenho (ex.: "estou exausto"; "cheguei em casa tarde ontem").
Por que é um erro: na verdade, essa desculpa é para si próprio, para você não se sentir tão mal caso falhe. Além disso, ninguém gosta de ouvir os outros se lamentarem por seus problemas.
O que fazer: mostre-se entusiasmado, independente de como estiver se sentindo. Esteja inteiramente presente e se esforce para dar o máximo de si.
5. Ler slides
O hábito: os slides mostram o que você pensa a respeito de determinado assunto. Em vez de explicar sua linha de raciocínio, você lê os slides em voz alta.
Por que é um erro: se você está fazendo uma apresentação para pessoas que sabem ler, você será entediante, p’ra não dizer desrespeitoso.
O que fazer: faça dos slides indicadores visuais para os pontos que você está expondo, em vez de uma versão escrita ou resumo de tais pontos. Nunca se esqueça que slides é um acessório.
6. Virar as costas
O hábito: você fica se virando para ler os slides ou então abaixando a cabeça para ler suas anotações.
Por que é um erro: você está agravando o hábito 5, com falta de profissionalismo.
O que fazer: foque no público e olhe para ele enquanto se apresenta.
7. Falar muito rápido
O hábito: você tem muito material para compartilhar, então fala rápido para dar tempo de apresentar tudo.
Por que é um erro: a partir do momento que você precisa falar com rapidez, sua apresentação está maior do que deveria. Além disso, você vai parecer nervoso.
O que fazer: diminua a apresentação para não ter que se preocupar com o tempo. Caso você esteja falando rápido por nervosismo, escreva "CALMA" em cada página de suas anotações.
8. Inquietação
O hábito: você remexe as anotações, olha para o relógio, começa a se coçar, passa a mão no cabelo etc.
Por que é um erro: você vai tirar a atenção do público da apresentação e ao fazer isso, tornará o conteúdo que está passando desinteressante e menos eficaz.
O que fazer: quando for ensaiar a apresentação, ensaie sua performance e o que fazer com as mãos - ensaie o suficiente até que os tiques nervosos desapareçam.

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